A segurança de dados é um tema muito debatido atualmente. Não é raro, por exemplo, casos de vazamento de informações sigilosas. Além disso, cada vez mais  ataques à privacidade são registrados no Brasil.

Existem muitas formas para se prevenir desses ataques. No entanto, a variedade de estilos de invasão também impressiona. Se manter atualizado é a melhor forma de estar seguro e manter a segurança da informação de uma empresa.

 

Segurança de dados

 

O alvo favorito dos hackers são empresas, pois hackear estas apresenta vantagens quando comparadas à pessoa física. Nelas é possível maior retorno financeiro.

Veja os assuntos que serão tratados neste texto:

 

  • Como funciona a segurança digital;

  • Mecanismos de segurança para empresas;

  • Formas de invasão e vazamento de dados;

  • Atuação de hackers;

  • Dicas para se manter seguro.

 

O que é segurança de dados e como funciona?

Cuidar da proteção dos dados nunca foi um tema tão debatido como nos dias de hoje. As tecnologias de informação estão cada vez mais poderosas, e um dos efeitos colaterais disso é o cibercrime.

A segurança de dados é de extrema importância para qualquer negócio. De fato, bons mecanismos de defesa de dados impedem a vazão de informações, desvio de dinheiro e demais problemas correlatos.

Atualmente muitas empresas estão atuando via online através de assinatura digital. Assim, se essa informação for capturada por um hacker, ele realizará operações em nome da sua empresa.

O mesmo ocorre com contas em sites de compras, para pessoa física. As operações necessitam de uma chave para serem realizadas em seu nome. Nesse sentido, como no caso anterior, quem possuir esta chave irá operar com seu CPF.

Vamos entender mais sobre este assunto nos tópicos a seguir.

 

O conceito de segurança

O conceito de segurança, em resumo, é: métodos que garantem a integridade de dados de um determinado usuário, impedindo seu uso por pessoas não autorizadas.

No entanto, o diferencial para empresas é seu alto poder de transações financeiras. Uma pessoa física, por exemplo, tem limitações de transferências. No entanto, empresas possuem esse limite em outro patamar, chegando a dez vezes o da pessoa física. Por isso, estabelecer controles de segurança é vital para elas.

 

Segurança de dados confidenciais

Quando falamos de banco de dados, estamos pensando nos registros de operações de uma empresa. Nesse sentido, são classificados como dados confidenciais, e em alguns casos como sendo estratégicos.

Realizar uma boa segurança de dados é fundamental para assegurar que não ocorrerá vazamento de informação. Para isso, mecanismos de segurança são estabelecidos pelo proprietário. O mesmo ocorre com a política de segurança da empresa e a política de senhas.

 

Alguns mecanismos de segurança

Existem diversos mecanismos de segurança que podem ser implementados nas empresas. No entanto, eles estão categorizados em apenas dois grandes grupos: físicos e lógicos.

Os mecanismos de segurança físicos são barreiras que impedem o acesso direto aos dados. Dessa forma, entram na lista portas, paredes, muros, etc.

Em relação aos mecanismos lógicos, temos ferramentas digitais para controle de acesso à informação. A criptografia, por exemplo, é de uso geral de segurança de dados. Existem muitos mecanismos digitais, cada um com características originais para solucionar o problema.

O essencial de qualquer mecanismo de segurança é garantir o uso legítimo dos dados pelo proprietário, impedindo qualquer ataque às informações da empresa.

 

Importância da segurança de dados nas empresas

Cyber crime

 

Como vimos até aqui, garantir a segurança de dados nas empresas é algo de suma importância. No entanto, não foi explicado a razão disso em detalhes. Vamos entender melhor este tema.

 

Alteração de informações

A maioria das empresas trabalha com pagamento de contas pela internet. Esse procedimento é o mais eficiente que existe, e é largamente utilizado. 

No entanto, quando um hacker consegue acessar informações da sua empresa, ele pode fazer alterações maliciosas. Assim, em vez do pagamento ir para a conta da sua empresa, vai para a conta dele.

Esse tipo de ataque leva muito tempo para ser descoberto, o que aumenta o valor desviado. Além disso, as alterações são praticamente imperceptíveis a olho nu, o que piora muito o caso.

Existem exemplos de casos recentes que ocorreram no Brasil. O procedimento foi bastante simples: alterava-se algumas informações de boletos, fazendo com que o dinheiro dos pagamentos fossem para contas de terceiros.

 

Espionagem realizada por concorrentes

Como as pessoas crescem imersas na tecnologia, a quantidade de hackers é cada vez maior. No entanto, um hacker não é sempre malfeitor: eles podem trabalhar para garantir a segurança de dados.

Porém, outro mercado de trabalho para eles é a espionagem estratégica. Em resumo, ocorre a contratação dos serviços do hacker para coletar informações privilegiadas de uma empresa concorrente.

Dessa forma, o ataque pode ocorrer de diversas formas. O mais usual é atingir um colaborador da empresa e propagar a invasão por meio dele.

Isso permite o uso de escutas pelo aparelho dos funcionários, utilização das câmeras da empresa, coletores de senhas e demais formas de roubar informações.

Embora seja um ataque poderoso, pode ser facilmente bloqueado. No entanto, sua empresa deve contar com os mecanismos de segurança certos e um sistema geral de proteção de dados.

 

Compras com o nome de sua empresa

Toda empresa faz uso de CNPJ, o que garante vantagens na hora de comprar e vender coisas. Além disso, quando falamos de transações financeiras, os valores são bem maiores do que para pessoa física.

Esses recursos extras fazem das empresas um ótimo alvo para hackers. Afinal de contas, por que atacar uma pessoa física se seu limite de transferência é de apenas R$3000? Com o mesmo trabalho, um hacker pode invadir uma empresa, sendo capaz de transferir mais de dez vezes esse valor. 

 

O problema do país como uma grande empresa

Sabemos que isso não é intuitivo, mas os países funcionam como empresas. Dessa forma, existem informações confidenciais arquivados em bancos de dados estatais, o que geraria muita dor de cabeça se fossem liberadas para o mundo.

Fora este pequeno detalhe, temos outro ainda mais relevante: estratégia militar. Mesmo em tempos de paz, a inteligência governamental continua atuando. Assim é possível impedir atentados terroristas, tráfico de drogas e de pessoas.

No entanto, quem faz isso são funcionários do governo. Essas pessoas possuem nome, família, CPF, e demais coisas comuns. Um vazamento de informações pode colocar essas pessoas em perigo.

 

3 dicas para manter os dados do seu negócio seguros

Para completar nosso artigo, vamos apresentar 3 dicas indispensáveis para manter a segurança de dados de seu negócio. Confira abaixo.

 

1. Acompanhe as novas tecnologias

Ser sempre atualizado, além de garantir competitividade, também garante segurança. Dessa forma, procure sempre estar antenado nas tecnologias recém lançadas.

Existem muitas empresas que trabalham com tecnologia de segurança digital. No entanto, cada organização trabalha em um ramo desse tema. Por isso é importante estudar as alternativas em detalhes, escolhendo sempre a mais viável para seu negócio.

 

2. Acompanhe as notícias relacionadas a hackers

Os hackers sempre estão inventando coisas novas para invadir sistemas. Assim, o método de atuação varia, e saber como eles funcionam pode prevenir grandes perdas para sua empresa.

Procure sempre por notícias relacionadas a golpes digitais e roubo de dados. Você pode encontrar, por exemplo, que seu mecanismo de segurança está obsoleto, afinal a maioria dos mecanismos têm um ciclo de vida. Isso permitirá ações de segurança antes de ataques a seus bancos de dados.

 

3. Inserir a segurança de dados na cultura da empresa

Uma forma prática para manter sua empresa segura é por meio de seus colaboradores. Adicionar políticas de segurança de dados fará com que uma invasão por meio dos funcionários seja mais difícil. Dessa forma, é uma ótima proteção extra.

Além disso, o contrário também pode acontecer: após invadir a empresa, o programa malicioso pode atacar os colaboradores. Alertar e treinar o pessoal para esses casos é indispensável para o bom funcionamento de seu negócio.

Fique sempre atento quando o assunto é segurança de dados, não deixe seu negócio vulnerável.

 

Você e sua empresa estão preparados?

 

Neste artigo buscamos te alertar sobre a importância da segurança de dados, principalmente para as empresas. Nele citamos as principais formas utilizadas pelos hackers para atacar uma empresa e quais as principais formas de se proteger contra esses ataques.

Mas é evidente que, para dominar tais ferramentas, é necessário muito preparo e treinamento da equipe como um todo.

Para se tornar um profissional capaz de liderar e gerir uma equipe e um empresa como um todo, focado sempre na melhoria contínua e na utilização das melhores metodologias e métodos ágeis, realize já a sua assinatura do Voitto Premium!

Voitto Premium!

Com essa assinatura você terá acesso a todas as formações da Voitto, acelerando a sua carreira com todo o conhecimento, qualidade e renome da escola de gestão mais completa do Brasil.