Tópicos abordados pela pesquisa anual da FGVCia
Tendências em TI para os próximos anos nas companhias
A crescente de investimentos em TI no Brasil
Bônus: Clube do Excel!

Pesquisa com grandes empresas mostra tendências para TI no Brasil a partir de 2021!

Entenda detalhes do estudo anual de TI realizado pela FGVCia, principais projetos dos próximos anos de grandes companhias e investimentos em TI no Brasil.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Pesquisa com grandes empresas mostra tendências para TI no Brasil a partir de 2021!

Você sabia que cerca de 87,5% do total de empresas no Brasil realizaram algum tipo de ação voltada para a transformação digital só em 2020?

Inclusive, este índice ficou acima até mesmo da média mundial, de 80%, segundo dados coletados pela DT Index (Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020).

Dentre as iniciativas realizadas estão o fortalecimento da cibersegurança, aprimoramento do trabalho remoto e novas experiências digitais para os clientes.

Esse resultado indica que muitas organizações sentiram a necessidade de aplicar um investimento rápido em TI para se manterem competitivas no mercado, mesmo durante a pandemia.

Mas, o que isso reflete no cenário de 2021 e nos próximos anos?

É o que veremos a partir de agora por meio da Pesquisa Anual do Uso de TI no Brasil realizada pelo FGVcia (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).

Ficou curioso? Então permaneça conosco para saber mais, porque abordaremos neste artigo os seguintes tópicos:

  • Tópicos abordados pela pesquisa anual da FGVCia;
  • Tendências em TI para os próximos anos nas companhias;
  • A crescente de investimentos em TI no Brasil.

Preparado(a)? Então vamos lá!

Tópicos abordados pela pesquisa anual da FGVCia

O estudo realizado pela FGVCia é considerado referência em TI no país e esta foi sua 32º edição, coordenada pelo professor Fernando S. Meirelles da FGV EAESP.

A pesquisa reuniu 2.636 companhias nacionais e de capital privado para formar uma amostra representativa para o relatório.

Sendo que, das empresas presentes, 66% das 500 maiores empresas do Brasil foram analisadas.

E, os principais itens abordados foram a evolução dos indicadores, o volume de vendas de dispositivos digitais, como computadores, celulares e tablets e os investimentos em TI realizados por essas empresas.

Da mesma maneira, foram avaliados 26 categorias de softwares, sistemas de gestão e machine learning.

Tendências em TI para os próximos anos nas companhias

O relatório da FGVCia aponta que, para as empresas que foram abordadas, as principais tendências para 2021 e para os próximos anos são:

E, o relatório ainda revelou que o mercado prevê uma considerável escassez de profissionais da área.

Dessa forma, haverá um aumento na busca por novos talentos que possuem experiência em TI.

A crescente de investimentos em TI no Brasil

Em 1992 as companhias investiam aproximadamente 2% de suas receitas em tecnologia e inovação.

Hoje, este valor já é 8,2% e as pesquisas indicam que, nos próximos anos, este percentual se aproxime de 9%, a depender da economia.

Mas, quais setores investem mais?

O estudo apontou que os bancos investem cerca de 11,7% de sua receita em TI, a indústria cerca de 4,8% e o comércio aparece com o percentual de 3,9% de investimento neste cenário.


O fato é que as organizações estão procurando, cada vez mais, profissionais capacitados em plataformas inteligentes de análise de dados e você não pode ficar de fora dessa empreitada!

Então olha só essa dica que separamos para você!

Bônus: Clube do Excel!

Você está cansado de conhecer apenas ferramentas simples no Excel e de perder oportunidades incríveis de carreira por não dominar as planilhas?

Então, você está no lugar certo! Aqui na Voitto criamos o Clube do Excel, uma jornada de aprendizado completa que te ensina, não só Excel do básico ao avançado, como também Dashboards de Gestão, Power BI e VBA aplicado a negócios.

São 100h de trilha, dividida em 5 cursos e você ainda terá acesso a um pacote de mais de 100 planilhas, workshops, mentorias ao vivo e certificação Master em Excel. Sensacional, não é mesmo?

E o mais importante: vai estar preparado(a) para resolver problemas complexos a base de dados de forma ágil, trabalhando com planilhas automatizadas, dinâmicas, interativas e com um visual incrível!

Então, não perca tempo e junte-se a nós agora mesmo! Basta clicar no banner abaixo e iniciar seus estudos. Estamos ansiosos para te auxiliar nessa jornada!

Clique aqui e faça parte do clube!

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos do PowerBI - Inscreva-se agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Power Bi

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.