Fazer um SIPOC é algo bem simples e vai te ajudar bastante na hora de mapear seus processos. Porém, muitas dúvidas podem surgir durante utilização dessa ferramenta.

É exatamente por isso que você está no lugar certo! Vou te ensinar o que é o SIPOC, definir suas etapas de maneira bem clara e consolidar seu aprendizado com um exemplo! Está preparado? Então vamos lá!

 

O que é SIPOC?

 

O SIPOC é uma ferramenta visual que tem como finalidade mapear de forma relevante todos os elementos de um projeto de melhoria de processos antes do início do trabalho. Ele ajuda a visualizar um projeto complexo que pode não ter tido um bom escopo, sendo geralmente utilizado na fase de medição da metodologia Seis Sigma

Essa ferramenta é semelhante ao Mapa de Processos e a matriz Dentro x Fora, porém fornece alguns detalhes adicionais, como você pode ver a seguir...

 

 

O acrônimo vem do inglês, onde cada uma das letras diz respeito a uma informação do processo, como você pode ver acima. Assim, podemos especificar cada função da seguinte forma:

 

  • Suppliers (Fornecedores): quem fornece os recursos para o processo.
  • Inputs: (Entradas): recursos/informação que afetam o processo, ou seja, a realização da atividade.
  • Process (Etapas do Processo): principais atividades de um processo específico.
  • Outputs (Saídas): entregas/resultados de cada etapa do processo.
  • Clients (Clientes): quem recebe a saída de cada etapa do processo.

 

Viu como a teoria sobre o SIPOC é bem simples e fácil de entender? Porém, muita das vezes quando vamos aplicar uma ferramenta surgem dúvidas e questionamentos, as quais sem um esclarecimento não conseguimos prosseguir.

Por isso, separamos um exemplo prático que irá abordar tudo que você precisa saber sobre SIPOC, demonstrando a aplicação dessa ferramenta de maneira a solucionar qualquer dúvida que você possa ter tido! Vamos lá?

 

 

Incrível, não é mesmo?

 

Viu só como fazer um SIPOC é algo simples e extremamente eficaz? Você consegue mapear seu processo de maneira objetiva e saber a entrada e saída de suas etapas de maneira rápida!

Quer saber o mais legal? Essa é apenas uma das ferramentas utilizadas na metodologia Seis Sigma! Existem muitas outras que nos ajudam a conduzir corretamente todas as etapas do método DMAIC!

Se você se interessou, é uma pessoa determinada, gosta de adquirir conhecimento e abrir possibilidades para sua carreira, faça agora o curso de White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto!

Ele é completamente gratuito e te permitirá conhecer mais sobre os fundamentos dessa filosofia de melhoria continua que está gerando cada vez mais resultados para empresas do mundo todo!

 

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, queira fazer alguma sugestão, ou apenas nos dar um feedback sobre o que achou do artigo, basta comentar aí embaixo que responderemos o mais rápido possível. ;)