Você que procura inspiração para liderar, já pensou como os filmes sobre liderança podem mudar sua vida? A maioria das vezes assistimos filmes pensando apenas em nos entreter, mas acredite, se você colocar um pouquinho de olhar crítico pode tirar lições valiosas de liderança para desenvolver a sua capacidade de gestão.

Então, sente no sofá e acompanhe a lista de filmes para líderes com mensagens e histórias para você se inspirar e desenvolver características chave para se tornar um bom líder.

Vem com a gente!

 

1. O Discurso do Rei (2010)

O Discurso do Rei

Para começar nossa lista de filmes para líderes, imagine um líder com problemas em relação a fluência da fala. Isso mesmo, o filme “O discurso do rei” apresenta a narrativa de George (Colin Firth), um jovem aspirante a coroa britânica gago e que enfrenta dificuldades em fazer seus discursos. 

Com a ajuda de Lionel Logue (Geoffrey Rush) um fonoaudiólogo com métodos nada ortodoxos, George enfrenta suas dificuldades de fluência para assumir a coroa.

 

Características de liderança: comunicação. 

Uma das virtudes de um líder é comunicar-se de maneira clara e efetiva, sendo assim, “O discurso do rei” é um título indispensável para líderes que procuram melhorar sua forma de se expressar.

 

2. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

 

Sabe aqueles filmes clichês narrativos de esportes no qual o treinador inspira todos por meio do discurso? 

Pois é, nesse filme que mostra trabalho em equipe, o ator Brad Pitt interpreta o personagem Billy Beane; o manager de um time de baseball de baixo orçamento que procura meios de elevar o padrão da sua equipe e encontra uma saída na análise estatística auxiliado por Peter Brand (Jonah Hill).

Curiosidade para leitores do nosso blog que existe um livro que relaciona estatística de Tennis com Seis Sigma

 


 

Características de liderança: análise crítica.

A principal característica do filme é quebrar o paradigma de que a motivação é fator exclusivo para o sucesso e sim que além das questões motivacionais a análise de dados pode ajudar a tomada de decisões rumo ao sucesso.

Para um líder é necessário se basear em fatos e análises críticas de dados para tomar decisões. Isso diz respeito, de forma geral e identificar problemas e buscar soluções com o argumento certo, visando a resolução dos mesmos.

 

3. Steve Jobs (2015)

Steve Jobs

Dá para falar sobre filmes de liderança e não citar essa biografia?

Steve Jobs dispensa apresentações, neste filme onde é interpretado por Michael Fassbender são retratados três momentos que impactaram na carreira do principal líder da Apple.

A vida pessoal também não é deixada de lado e serve para mostrar um pouco mais da personalidade do protagonista.

 

Características de liderança: visionarismo. 

O fundador da Apple está longe de ser um exemplo de relacionamento com pessoas, mesmo assim conseguiu fazer com que sua equipe produzisse de forma incrível. O filme tem lições importantes sobre a forma disruptiva de Jobs liderar.

Além disso, nota-se em vários momentos como a visão de Steve Jobs influenciava os demais e isso tornava a Apple uma empresa a frente de seu tempo.

 

4. 300 (2006)

300 de Esparta

Chegando na nossa quarta posição na lista de filmes para líderes trazemos alguém que foca no trabalho de equipe e lidera pelo exemplo. 

Na Grécia antiga o rei de Esparta Leônidas (Gerard Butler), recebe uma mensagem com um convite persa para se render ao gigante exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro).

Impedido de levar todo o exército espartano por um aviso dos deuses Leônidas resolve somente levar 300 guerreiros para enfrentar o numeroso contingente persa.

 

Característica de liderança: trabalhar em grupo.

Afinal, porque 300 está numa lista de filmes que falam de liderança? O filme é uma clara definição de liderança moderna na qual o rei Leônidas fica com seus guerreiros lado a lado no front de batalha. Além de demonstrar extremo trabalho em equipe com suas táticas de batalha.

O trabalho de equipe do time fez o exército espartano derrotar milhares de persas, mesmo estando em total desvantagem, isso só foi possível devido ao treinamento, cumplicidade e execução dos soldados como um todo.

 

5. Fome de Poder (2016)

 

Estrelando a quinta posição de filmes para líderes trazemos “Fome de Poder” que conta a história de Ray Kroc (Michael Keaton), representante de máquinas de milk shake mal sucedido, mas que possuía forte mentalidade empreendedora.

Durante uma venda, nota uma lanchonete no sul da Califórnia que era diferente de tudo que já havia visto. A partir disso ele começa a se articular com os irmãos MCDonald’s até virar o dono da famosa marca e rede de lanchonetes.

 

Característica de liderança: reinvenção.

Apesar da polêmica por trás dessa história, Ray Kroc nos ensina que nunca é tarde para ter sucesso. Quando decidiu expandir os negócios ele tinha 52 anos e não pensava em fazer fortuna e ser milionário, e só foi ser dono depois de 7 anos.

A história da rede McDonald’s é recheada de lições de liderança, mas principalmente é incrível notar a capacidade de Ray Kroc de se reinventar como líder e descobrir novos caminhos para si e seu negócio.

 

6. A procura da felicidade (2006)

A procura da Felicidade

Chris Gardner (Will Smith) é um pai solteiro que enfrenta diversas dificuldades financeiras, usando sua habilidade de persuasão ele consegue uma vaga de estágio não remunerado, mas que pode lhe gerar um cargo de executivo, mesmo tendo que se sacrificar para isso.

 

Característica de liderança: networking.

Um filme muito emocionante pelas dificuldades enfrentadas pelo protagonista, em que podemos extrair a importância de se ter um networking e paciência para que seu trabalho seja reconhecido.

 

7. Coach Carter – Treino para a Vida (2005)

 

Um clássico quando se trata de liderança e que não poderia ficar de fora dessa lista de filmes para líderes; “Coach Carter” conta a história de um técnico de basquete que volta para a sua antiga escola na periferia da cidade e tem o desafio de treinar uma equipe cheia de problemas pessoais e externos. 

Para superar essas dificuldades o personagem impõe um rígido contrato de bons comportamentos, mas que transforma os resultados para a equipe.

 

Característica de liderança: disciplina.

O filme demonstra como a liderança do técnico transforma a vida dos jovens, com a ação de alinhar as expectativas da equipe por meio de regras básicas de comportamento e desempenho acadêmico.

 

8. O Irlandês (2019)

 

O filme mais recente da lista de filme para líderes, conta a história de Frank Sheeran (Robert De Niro) um veterano de guerra que em meio ao trabalho como caminhoneiro, conhece Russel Buffalino (Joe Pesci) um dos chefes da máfia local e que se torna um assassino de aluguel.

 

Característica de liderança: tomada de decisões.

Ao longo de suas três horas e meia o filme fala sobre escolhas e como elas impactam na vida de um líder, o protagonista é colocado em diversas situações complicadas e usa da lealdade para tomar suas decisões. Se você tem dificuldade de tomar decisões não pode perder esse filme.

 

9. O Diabo Veste Prada (2009)

O Diabo Veste Prada

Por último, mas não menos importante, “O diabo veste Prada” conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway) uma recém-formada em jornalismo que consegue um trabalho de assistente em uma das mais importantes revistas de moda de Nova York. Porém logo se depara com sua chefe Miranda Priestly (Meryl Streep) uma diabólica executiva que faz de tudo para mostrar sua autoridade.

 

Característica de liderança: liderança autoritária.

 

A comédia brinca principalmente com a liderança de Miranda que mostra muitas das falhas que um líder não deve cometer, como autoritarismo e extrema exigência. Por outro lado, temos a Andrea uma profissional com potencial e resiliência que se submete aos caprichos de sua chefe e aprende com cada situação imposta. Então essa é uma recomendação sobre o que não fazer com os seus subordinados.

Se você gostou desse tema, não deixe de conferir o nosso artigo de séries para líderes. É só clicar no link: “7 séries para líderes na Netflix”.

 

Seja Premium!

 

Com essa lista de filmes para líderes você vai conseguir definir de vez o seu conceito de liderança e vai ter ainda mais vontade de crescer profissionalmente.

Para te ajudar nessa nova fase, a Voitto oferece a oportunidade de se especializar em diversas áreas, passando por softwares de gestão, metodologias ágeis, a formações em especialistas por melhoria contínua, gestão financeira e desenvolvimento de líderes; que serão um diferencial e tanto para o seu currículo.

Com o plano de assinaturas da Voitto Premium você terá acesso a tudo isso na plataforma e poderá se especializar de onde quiser! Não perca a oportunidade de alavancar a sua carreira. Clique no botão abaixo e seja premium:

 pacote voitto premium