O que é Due Diligence?
Como funciona a Due Diligence?
Regras para realizar uma boa Due Diligence
Qual a diferença de due diligence e auditoria?
Chegou a hora de se capacitar!

Conheça a due diligence, um processo de apoio à tomada de decisão

Entenda o que é, como funciona e as regras para utilizar a due diligence, um dos processos de autoria que dão suporte à tomada de decisão.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a due diligence, um processo de apoio à tomada de decisão

Quando o assunto é transparência, muitos dos investidores pensam logo na auditoria como o processo mais completo. Mas o que muitos não sabem, é que a due diligence pode ser muito mais eficaz quando o assunto é verificar a veracidade de informações e fazer projeções futuras.

Com um método de estudos aprofundados aliado a análises e avaliações minuciosas, a due diligence pode ser entendida como uma pesquisa antes do investimento ou negociação de parte de uma empresa alvo.

Veja sobre o que vamos falar ao longo deste artigo:

  • O que é due diligence?
  • Como funciona a due diligence?
  • Regras para realizar uma boa due diligence?
  • Qual a diferença entre a due dilligence e uma auditoria?

Se você se interessou por esse assunto e quer entender de forma mais detalhada como a due diligence funciona, as regras para a sua utilização, todas as suas diferenças para um processo comum de auditoria e tudo que você precisa saber, acompanhe este conteúdo até o final!

O que é Due Diligence?

Due diligence é o termo inglês que pode ser traduzido como diligência prévia ou diligência devida. Esse conceito, na prática se refere a um estudo, a análise e a avaliação de forma aprofundada sobre informações de uma organização.

Além disso, a due diligence pode ser aplicada em diversos processos da gestão empresa, como:

Esse processo de auditoria é feito de forma robusta, exige uma análise mais detalhada e minuciosa. No entanto, as etapas podem ser definidas da forma como for melhor para cada projeto, alinhando as necessidades das empresas à opinião técnica dos consultores.

Dica Voitto!

Neste eBook - Toolkit de Auditorias de Qualidade, você conhecerá as etapas básicas de uma auditoria e aprenderá como preparar documentos, seja a auditoria no seu processo, produto, sistema de gestão ISO e 5S.

Veja como funciona uma auditoria em Sistemas de Gestão da Qualidade e quais documentos são importantes para você se guiar nos seus projetos e negócios!

Não perca esse oportunidade de ouro e se torne um profissional em Auditorias de Qualidade!


auditorias de qualidade

Agora que você já sabe o que é a due diligence, também é fundamental entender como ela funciona e em quais áreas pode ser utilizada.

Como funciona a Due Diligence?

O processo de Due Diligence é muito importante para que as empresas consolidem uma gestão transparente e com isso sejam melhores vistas pelos investidores em geral. Afinal, possibilitam uma visão ampla partindo de informações sobre os processos internos.

Assim, due diligence funciona como um dos apoios a tomada de decisão dos gestores em situação como de fusões e aquisições.

Apesar de poder ser aplicada em muitas áreas, a due diligence é principalmente utilizada nos seguintes setores:

Análise Financeira

A análise financeira é usualmente utilizada para verificação das informações e demonstrativos da área. O processo é feito com diferentes dados, mas é comum que entre eles sejam: receitas, custos, despesas, bens, direitos e obrigações.

Análise Fiscal e Contábil

A due diligence pode ser aplicada também para fazer análise dos passivos tributários a partir da revisão de documentos fiscais. Isso serve para saber se a empresa está em dia com os impostos ou até mesmo se tem algum valor a reaver.

Análise Legal

Além dos âmbitos financeiros e contábeis, a due diligence é também aplicada na parte legal com a avaliação de riscos a partir de informação. Pode ser utilizado documento de contrato, empréstimo, litígio, entre outras transações.

Análise de Riscos

Uma das aplicações da due diligence é o ramo de avaliação e mapeamento de riscos. Com isso, a empresa pode entender quais serão os possíveis desafios e como mitigá-los em diferentes setores e processos do negócio.

Se você está com dúvidas se existem regras quanto a aplicação da Due Diligence, explicamos todas elas no próximo tópico.

Regras para realizar uma boa Due Diligence

Como qualquer procedimento contábil, para que a execução seja feita da melhor forma possível é necessário instituir e seguir algumas regras. Com a due diligence não é diferente.

Por isso, separamos os passos que devem ser seguidos para que você saiba mais sobre eles. Confira!

  • A Due Diligence é um processo que deve ser iniciado a partir de uma reunião de acordo com os colaboradores da organização para explicar como será feito o processo e sua importância
  • A análise é feita com foco nas informações relevantes, por isso deve-se evitar a avaliação minuciosa de documentos e dados que não impactarão no resultado do estudo. Assim, é possível otimizar o tempo
  • É primordial que a relação entre os colaboradores da empresa que irão fornecer as informações e os consultores que irão analisá-las seja profissional
  • Cada processo de Due Diligence tem um foco de pesquisa, podendo ele ser qualquer um dos processos da empresa
  • É fundamental que todas as informações sejam solicitadas ao responsável com antecedência e em maiores volumes, para que não seja necessário parar o processo rotineiro para atender o consultor frequentemente
  • Os consultores podem solicitar reuniões com os responsáveis para esclarecer eventuais dúvidas e estes devem passar informações complementares se necessário
  • É fundamental que a empresa destine, no máximo, dois colaboradores para ficarem responsáveis pelo repasse das informações e documentos para o consultor
  • A Due Diligence não pode atrapalhar o funcionamento de processos rotineiros da empresa, por isso as demandas do consultor devem ser reduzidas em momentos em que o colaborador está com muitas outras atividades da organização a serem executadas.

Além dessas regras, também é fundamental dar enfoque ao fato de que a due diligence pede um acordo com confidencialidade. Isso se deve ao fato de que os consultores terão acesso a diversas informações exclusivas da empresa alvo e sobre o negócio de maneira interna e externa.

Mas afinal, qual a diferença entre due diligence e auditoria? Saiba tudo sobre isso a seguir.

Qual a diferença de due diligence e auditoria?

A due diligence pode ser facilmente confundida com um processo tradicional de auditoria. No entanto, existem algumas especificidades que devem ser consideradas para comparar essas duas análises.

É comum que a auditoria tradicional seja aplicada depois de as informações já terem sido divulgadas e tem como único papel avaliar a veracidade delas. No entanto, o processo de due diligence acontece antes que uma ação seja tomada e pode ser utilizado como ferramenta para a análise de possibilidades e riscos futuros.

Vale ressaltar que o processo de due diligence é uma categoria da auditoria, principalmente quando é aplicado nas questões financeiras, legais, fiscais e contábeis. Mas a sua utilização pode ir além como na reestruturação societária, como a fusão e aquisição de um negócio alvo.

Chegou a hora de se capacitar!

Para que você possa aprender os princípios de uma auditoria e levar a sua organização para um outro patamar, separamos o nosso Curso Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.

Com ele você será capaz de aplicar e diferenciar os objetivos da ISO 9001:2015 em relação a ISO 9001:2008, de implementar um sistema de gestão de qualidade, de detectar, redigir e apresentar as não conformidades e muito mais!

Clique no botão abaixo e se inscreva!

Curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao De Auditores No Sistema De Gestao Da Qualidade Iso 9001 2015

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.