O que é um líder coach?
5 diferenciais de um líder coach
Aprenda mais!

O que é um Líder Coach e quais são os seus cinco principais diferenciais?

Descubra agora com esse artigo como se tornar um Líder Coach para alcançar o sucesso profissional valorizando seus colaboradores e sendo um exemplo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é um Líder Coach e quais são os seus cinco principais diferenciais?

O sonho de todo profissional do mundo dos negócios que exerce um cargo de liderança é ser um bom líder e obter resultados satisfatórios, porém esta não é uma missão fácil. Por isso, a metodologia coaching tem sido, cada vez mais, adotada por grandes líderes por ser referência em qualificação humana e de desenvolvimento pessoal.

Você sabe o que é um líder coach? Deseja melhorar os resultados da sua empresa? Quer se destacar no mercado de trabalho? Quer ter uma equipe motivada? A resposta para essas questões está nesse artigo.

Ficou curioso? Então veja abaixo os seguintes tópicos que trabalharemos nesse artigo:

  • O que é um líder coach?
  • 5 diferenciais de um líder coach
  • Aprenda mais!

O que é um líder coach?

O líder coach é o profissional que está sempre preocupado em dar o exemplo, pois sabe que isto reflete no comportamento dos seus colaboradores. Este líder tem consciência que a imagem que passa e a forma como trata sua equipe influencia na alta performance dos resultados.

A partir do processo coaching, os líderes buscam exemplificar as atividades que esperam da sua equipe no dia a dia de forma bem objetiva, evitando qualquer subjetividade e valorizando o que cada membro faz de melhor.

Um bom líder sabe que a liderança não se limita à posição que ocupa na empresa, mas sim à capacidade de coordenar sua equipe.

O líder coach possui essa consciência e sabe que é tudo uma questão de como trabalhar com a sua equipe, inclusive com o psicológico de seus membros para obter resultados melhores.

Este profissional está um passo à frente, atento aos desafios e tendências do mercado. Ele sabe que liderança é mais do que tomada de decisão, que também é questão de atitude, inovação e gestão de pessoas.

Além disso, ele busca sempre contribuir para que a sua equipe atinja as metas e objetivos e é referência e inspiração para todos que trabalham juntos com ele.

Por fim, ele não precisa dos treinamentos do RH para capacitar seus colaboradores, pois ele mesmo dá toda a assistência necessária de acordo com as particularidades de cada um.

Agora, antes de passarmos para os cinco diferenciais de um líder coach, eu vou deixar um presente para você!

Nós temos um eBook com práticas de liderança de grandes líderes de sucesso, que podem te inspirar nessa fase de aprendizado.

Clique no botão abaixo e garanta o seu:

Ebook 5 práticas exemplares de Liderança. Baixe agora!

5 diferenciais de um líder coach

Agora vou destacar as 5 principais características de um líder coach para você.

Continue com a gente!

1. Incentiva a equipe

Antes de tudo, um líder coach busca incentivar a sua equipe de trabalho, pois sabe que uma equipe motivada apresenta melhores resultados.

Ele sempre ouve o que seus colaboradores têm a dizer e busca interpretar os vários sinais que a equipe está dando sobre diferentes assuntos. Assim, ele pode analisar e decidir quais serão as melhores decisões a serem tomadas.

Este profissional, como dito anteriormente, valoriza as particularidades de cada um dos seus membros, pois tem consciência de que as pessoas possuem talentos diferentes e reagem de formas distintas a uma mesma situação. Dessa forma, ele abre espaço para que todos demonstrem sua aptidões, extinguindo qualquer tipo de julgamento.

Outro ponto importante é a forma como o líder coach dá feedback aos seus colaboradores, buscando sempre enfatizar os pontos positivos a fim de incentivá-los e, ao invés de apontar os erros, ele debate junto ao seu colaborador sobre outras maneiras que uma dada atividade poderia ser realizada a fim de obter resultados melhores.

2. Visão do mercado

O líder coach é um profissional antenado que consegue prever as novas tendências e elaborar estratégias para alavancar os negócios. Ele também tem uma boa visão de gestão de pessoas e por isso desenvolve boas táticas para que seus funcionários alcancem os objetivos esperados.

Essas características diferenciadas do líder coach somadas as suas habilidades de inovação e criatividade permitem a este profissional ter uma visão melhor do mercado.

3. Dedicação na solução de problemas

O sucesso deste profissional em solucionar problemas se deve a forma leve como trabalha com a sua equipe. Como ele ressalta os pontos positivos dos seus membros e abre espaço para todos expressarem sua opinião sobre as estratégias a serem traçadas, ele consegue obter resultados mais satisfatórios.

Desta forma, um líder coach cria um ambiente de trabalho agradável onde toda a equipe está focada na solução de problemas, porque todos possuem um mesmo objetivo e trabalham de forma harmoniosa em busca de melhores resultados.

4. Autoconhecimento e melhoria constante

Antes de conhecer a sua equipe e os pontos fortes de seus membros é preciso que o líder coach conheça a si próprio. Quando um líder se conhece bem ele consegue identificar os seus pontos de melhoria e buscar sempre se aperfeiçoar através de treinamentos e cursos, como o próprio coaching.

Assim, ele é capaz de gerenciar melhor toda a sua equipe e conhecer melhor o comportamento humano tanto fora como dentro das empresas. Ele também busca se aperfeiçoar em outras questões mais técnicas, com a finalidade de melhorar o seu desempenho e da sua equipe, a fim de trazer melhores resultados para empresa.

As habilidades do líder coach justificam o fato dele ser tão requisitado, pois este profissional faz diferença dentro das organizações.

5. Processo coaching na gestão de pessoas

Como foi dito até aqui, o líder coach precisa conhecer bem a si próprio e também sempre buscar ser o exemplo para sua equipe, pois sabe que a forma como os seus colaboradores o veem reflete no empenho e dedicação de suas atividades.

Para isso, é muito importante que se tenha experiência, pois permite que o profissional consiga fazer uma avaliação melhor sobre si próprio e sobre o comportamento da sua equipe.

A partir disso, ele vai tomar decisões de forma mais segura e assertiva, tanto em relação aos processos técnicos da empresa, quanto em relação ao desempenho da sua equipe.

Assim, podemos ver como o processo coaching é fundamental na gestão de pessoas, pois permite que o líder identifique quais são os fatores que motivam ou limitam a equipe, além dos pontos fortes da equipe que podem ser explorados.

Por fim, vemos o quanto é essencial para um negócio ter um profissional com todas estas competências.

Um líder coach deve constantemente buscar novas informações sobre a melhor forma de gerir pessoas e criar um ambiente de trabalho agradável para alavancar o negócio.

Aprenda mais!

Nesse artigo você aprendeu o que significa ser um líder coach e como este profissional traz resultados positivos para as empresas. Percebe-se que a forma como o líder trata e enxerga seus colaboradores influencia diretamente nos resultados.

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.