Quais os sintomas da ansiedade?
Como baixar a ansiedade rapidamente?
O que fazer quando se sentir sempre ansioso?
Dica extra que pode te ajudar!

É possível aprender a controlar a ansiedade nos dias de hoje? Veja algumas dicas!

Para controlar a ansiedade é preciso entender o quão sério é seu caso e quais atitudes serão necessárias tomar, tudo depende da gravidade!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
É possível aprender a controlar a ansiedade nos dias de hoje? Veja algumas dicas!

Aprender a controlar a ansiedade não acontece de uma hora para a outra, se trata de um transtorno psicológico/psiquiátrico que deve ser levado muito a sério e sem tabus. 

Em uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram analisados dados que apontaram o Brasil como o país que mais sofre com transtorno de ansiedade do mundo!

Essa pesquisa mostra a seriedade desse problema em nosso país e que muitas vezes não é levado tão a sério quanto deveria.

Durante o período de pandemia o número de pessoas que relataram se sentir depressivas e ansiosas aumentaram, tal sentimento pode sim evoluir para um caso de tratamento.

Com esses dados você deve ter entendido que são problemas realmente graves que devem ser levados a sério, mas o que fazer e como me tratar? Leia a seguir.

  • Quais os sintomas da ansiedade?
  • Como baixar a ansiedade rapidamente?
  • O que fazer quando se sentir sempre ansioso?
  • Dica extra que pode te ajudar!

Quais os sintomas da ansiedade?

A ansiedade pode se caracterizar de formas diferentes em cada pessoa, porém sempre está associada a um sentimento de agonia, aflição, desconforto e de urgência.

As pessoas ansiosas podem ter pensamentos acelerados e sem muito controle sobre o assunto, pessimismo, medo e preocupações incontroláveis, irritabilidade, inseguranças, etc.

Nos sintomas físicos é comum se manifestar a maioria das vezes inquietação, roer as unhas, aumento do ritmo da respiração ou falta de ar, insônia, taquicardia, dor e tensão muscular, entre várias outras características.

Além disso, existem as crises de ansiedade, onde tudo piora e se torna mais intenso por um determinado tempo. Durante uma crise pode acontecer choro intenso, sensação de frio, mal estar, tremulações pelo corpo, falta de ar extrema, chegando a ser semelhante a uma síndrome do pânico.

Mas o que fazer em um momento de crise?

Como baixar a ansiedade rapidamente?

Existem diversas técnicas que podem ajudar nisso, uma que costuma funcionar bem para acalmar em situações diversas se chama técnica 5-4-3-2-1, funciona da seguinte maneira:

5. Observe e fale em voz alta ou para si mesmo cinco coisas que consegue ver.

4. Da mesma maneira, fale quatro coisas que consegue sentir no tato (prestando atenção em cada textura).

3. Após, preste atenção e fale três barulhos que consegue ouvir.

2. Dois cheiros que estão presentes no ar.

1. E por fim, um gosto que consegue sentir.

Essa técnica auxilia a pessoa em crise a sair dos pensamentos que estão consumindo-a, trazendo ela para a “realidade”. É de extrema importância pedir detalhes das texturas, dos cheiros, para a pessoa realmente focar em coisas que estão em volta. 

É uma técnica que a própria pessoa em crise pode se auto aplicar, mas se alguém de fora guiar se torna mais eficaz, pois em momentos de crise é difícil ter concentração o suficiente para não ceder aos próprios pensamentos, por isso é importante muitas pessoas terem conhecimento sobre essa técnica. 

Caso esteja tendo uma crise sozinho, comece por coisas mais simples como segurar um gelo na mão e focar em sua textura, temperatura… pode ser com outros objetos, desde que faça você focar em um dos seus sentidos e não em seus pensamentos acelerados.

Após se acalmar um pouco e focar no controle da respiração, pode iniciar a técnica 5-4-3-2-1 para acalmar totalmente.

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

O que fazer quando se sentir sempre ansioso?

Caso você reconheça que existe uma frequência nesse sentimento e que a intensidade em que ele ocorra esteja te prejudicando de alguma forma, é de extrema importância procurar ajuda de um profissional especializado para lidar com a situação.

Tal atendimento pode ser feito em uma consulta geral no SUS, seguido de um encaminhamento para psicólogo ou psiquiatra, o médico geral saberá qual o melhor para seu caso.

Caso seja um sentimento pouco frequente ou de intensidade muito baixa, existem cuidados diários e caseiros que podem ajudar o problema não evoluir, como:

Praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas libera diversos hormônios em nosso organismo, que geram adrenalina, sensação de bem estar, relaxamento e prazer. Que podem ajudar a controlar diretamente os sintomas da ansiedade.

Se organizar

Muitas vezes o ansioso não consegue “sair do lugar” por saber que possui muita coisa para fazer, aquele sentimento de não saber por onde começar ou de improdutividade.

Portanto, se organizar é muito importante. Existem diversos métodos que podem ser utilizados, um muito prático e visual é um cartão estilo Kanban com as separações “fazer”, “fazendo” e “feito”.

Com esse método você acompanha visualmente sua evolução colando post-it com as tarefas necessárias em cada divisão segundo sua execução e pode organizar sua importância conforme as cores inseridas.

Existem diversos outros estilos organizacionais, o importante é tirar o peso da sua cabeça e torná-lo algo físico que pode ser manuseado e mais simples de lidar de acordo com sua personalidade e necessidade.

Ter um tempo para relaxar e cuidar de si

Na mesma linha de pensamento anterior, se organizar para ter um tempo para si é de extrema importância, ou seja, dividir os horários que irá pensar apenas no trabalho e horários focados para o lazer. Assim não irá ser sobrecarregado com pensamentos de obrigações

Portanto, é necessário um período do dia onde realizará uma atividade realmente só para você, sem pensar em suas obrigações e que diminua o ritmo e a intensidade dos pensamentos preocupantes, basicamente cuidar da sua saúde mental, o que é fundamental. 

Dica extra que pode te ajudar!

Levando em consideração todo o momento de pandemia que passamos, ficamos com certeza mais abalados psicologicamente e tal abalo pode ser momentâneo ou não. O grupo Voitto possui um curso de inteligência emocional que pode te ajudar a definir isso, além de te preparar para lidar com situações do dia a dia.

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.