O que é Seis Sigma?
Quais as classificações existentes dos treinamentos Seis Sigma?
Preciso passar por todos os níveis para me tornar um Master Black Belt?
Como funcionam os treinamentos Lean Seis Sigma?
Conheça as 3 etapas dos treinamentos Seis Sigma
Como avaliar se a empresa de treinamento é adequada?
Dê os primeiros passos na metodologia Lean Seis Sigma!

É obrigatório seguir uma sequência nos treinamentos Seis Sigma? Descubra aqui!

Descubra a hierarquia por trás da metodologia Lean Seis Sigma, o funcionamento de seus treinamentos e o caminho para se tornar um Master Black Belt!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
É obrigatório seguir uma sequência nos treinamentos Seis Sigma? Descubra aqui!

Para começar a falar sobre os treinamentos Seis Sigma, quero te contar um pouco da história dessa metodologia. Até o início dos anos 2000, Jack Welch era CEO da General Eletric e obteve retornos bilionários para a empresa.

E a pergunta que ficou foi: Mas como?

Esses resultados chamaram a atenção de muitas pessoas e, assim, começou a busca para o entendimento do que estava por trás deste incrível rendimento. Foi então que descobriram a metodologia Seis Sigma.

Com isso, muitas empresas de treinamentos e consultorias em gestão começaram a se especializar e buscar conhecer mais a fundo a filosofia.

De lá pra cá, aconteceu uma grande explosão na procura por capacitação e treinamentos Seis Sigma.

Mas a dúvida que surge muitas vezes é: "Os treinamentos Seis Sigma obedecem ou não uma sequência? Será que precisa fazer primeiro o Green Belt para depois fazer o treinamento e ter a certificação de Master Black Belt?".

No meio de tudo isso, muitas pessoas ficam em dúvida se existe uma sequência obrigatória para os treinamentos Seis Sigma ou não. Se você também está com essa dificuldade de entendimento, continue lendo este artigo! Você aprenderá sobre:

  • O que é Seis Sigma?
  • Quais as classificações existentes dos treinamentos Seis Sigma?
  • Preciso passar por todos os níveis para me tornar um Master Black Belt?
  • Como funcionam os treinamentos Lean Seis Sigma?
  • Conheça as 3 etapas dos treinamentos Seis Sigma;
  • Como avaliar se a empresa de treinamento é adequada?

O que é Seis Sigma?

Caso você ainda não conheça essa incrível metodologia de melhoria contínua, irei explicar brevemente: Seis Sigma é um sistema de gestão, que é quantitativo, estruturado e disciplinado.

Essa metodologia trabalha com três grandes objetivos, que são:

Os reais benefícios da aplicação do Seis Sigma são comprovados na prática - tanto no ambiente administrativo, quanto no industrial.

Ao invés de conceituar apenas práticas de gestão sustentáveis, como a antecessora "Qualidade Total" pregava, o Seis Sigma conta com uma robusta e, ao mesmo tempo, flexível estruturação, por meio do uso de sua principal arma: o método DMAIC.

Assim como funciona sua aplicação para o aumento de desempenho no cenário organizacional, os treinamentos Seis Sigma também obedecem ao ritmo do método DMAIC.

Por meio de seus 5 passos, os alunos são capacitados ao longo dos treinamentos Seis Sigma a conhecerem e se aperfeiçoarem em cada uma das mais eficientes ferramentas estatísticas e da qualidade.

Antes de prosseguirmos, confira esse kit que preparamos para você!

Impulsione seus projetos de melhoria com o Kit Completo do Lean Seis Sigma!

Descubra as melhores práticas e ferramentas poderosas do Lean Seis Sigma, utilizadas por profissionais de sucesso em todo o mundo. Tenha acesso a templates, guias passo a passo, exemplos práticos e muito mais, tudo reunido em um único lugar.

Baixe agora mesmo o kit completo, repleto de recursos essenciais para impulsionar sua jornada rumo à excelência operacional!

Banner do kit Completo do Lean Seis Sigma.

Quais as classificações existentes dos treinamentos Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma possui uma cadeia hierárquica, mas ao contrário da hierarquia convencional, você não precisa passar por todos os níveis antes de alcançar o topo. Como assim? Vou te explicar passo a passo.

Existem 5 níveis dentro dessa filosofia de melhoria contínua, e são eles:

Certificação Seis Sigma White Belt

White Belt: nível operacional.

Você está se perguntando o que é White Belt Lean Seis Sigma? Quem tem certificação White Belt conhece os fundamentos da metodologia, porém ainda precisa entender sobre as ferramentas e a aplicação de projetos.

Certificação Seis Sigma Yellow Belt

Yellow Belt: assim como o White Belt, atua no nível operacional.

O que é ser um Yellow Belt? A diferença do profissional com certificação Yellow Belt é que ele pode ser visto como o gestor das equipes operacionais, ou seja, possui um pouco mais de conhecimento sobre o Seis Sigma, coordenando a aplicação de pequenos projetos dentro da organização.

Certificação Seis Sigma Green Belt

Green Belt: é o primeiro nível que está habilitado a desenvolver projetos Seis Sigma dentro da organização.

Entendeu para que serve o curso de Green Belt? A certificação Green Belt permite um amplo conhecimento das ferramentas técnicas do Seis Sigma.

Esse profissional elabora projetos que levam de 3 a 4 meses para serem concluídos, dentro de uma área da empresa.

Certificação Seis Sigma Black Belt

Black Belt: é o ápice da metodologia Seis Sigma, em relação ao desenvolvimento de projetos.

A certificação Lean Seis Sigma Black Belt propicia domínio de todas as ferramentas necessárias para aplicar em grandes projetos de melhoria dentro da organização.

Os projetos dos Black Belts duram de 4 a 6 meses e, normalmente, abrangem mais de uma área da empresa.

Certificação Seis Sigma Master Black Belt

Master Black Belt: o nível máximo dentro do Seis Sigma. Possui todo o conhecimento de um Black Belt, além de conhecer mais a fundo as ferramentas estatísticas.

Com a certificação Lean Seis Sigma Master Black Belt, esse profissional opera em todos os níveis da organização, focando mais na parte estratégica. Lida com a alta administração da empresa, e é responsável pela aplicação e gestão do programa Seis Sigma em toda a organização.

Você conseguiu identificar qual o objetivo do treinamento Seis Sigma? É qualificar uma equipe para atuar em projetos de melhoria contínua.

Mas, com tantas opções de curso, qual o melhor treinamento Seis Sigma? Não existe o melhor, mas aquele mais adequado à sua realidade e à sua atuação na empresa em questão.

Leu as descrições de cada nível, mas ainda quer mais informações e detalhes sobre cada uma delas? Leia nosso artigo "Qual a certificação Seis Sigma mais indicada para você?".

Como dito anteriormente, você não precisa passar por todos os níveis para alcançar o topo da cadeia hierárquica do Seis Sigma, mas quer entender melhor essa dinâmica? Confira o próximo tópico!

Preciso passar por todos os níveis para me tornar um Master Black Belt?

Não! Você pode ir direto para o topo. Mas como isso é possível? Os treinamentos de Seis Sigma vão se incorporando um ao outro. Ou seja, se você faz o treinamento Yellow Belt, você aprende tudo que o treinamento White Belt ensina e mais o complemento.

Se você se inscreve no curso de Black Belt, você estará recebendo desde o White até o Green, mais o upgrade necessário para se tornar Black Belt.

Exatamente por isso não existe uma sequência obrigatória e nem restrições entre os treinamentos Seis Sigma e suas certificações. Da mesma forma, se você já possui uma certificação Seis Sigma, pode ir para a seguinte sem dificuldades. Como assim? É simples.

Se você já for Green Belt e quiser se tornar Black Belt, basta fazer o curso complementar, e receberá seu certificado atestando que possui o conhecimento necessário para ser Black.

Se já for um Black Belt e quiser tornar-se Master Black Belt, basta fazer o upgrade. Acho que agora ficou claro, certo?

Em resumo, você pode adquirir um treinamento e todos os anteriores virão embutidos nele, ou você pode apenas fazer os upgrades que desejar, caso já possua as certificações anteriores!

Como funcionam os treinamentos Lean Seis Sigma?

Você notou que, agora, eu coloquei o termo "Lean" antes do "Seis Sigma"?

Fiz isto porque as práticas e ferramentas enxutas do Lean Manufacturing, aliadas aos seus objetivos de combater os desperdícios Lean, foram incorporadas ao Seis Sigma.

Essa união resultou no modelo de gestão empresarial, em prol da melhoria contínua, mais moderno e revolucionário da atualidade.

Esta integração de Seis Sigma e Lean Manufacturing não interferiu na sequência dos treinamentos Seis Sigma, apenas contribuiu de forma muito significativa com o arsenal de técnicas e ferramentas utilizadas pela metodologia DMAIC, tornando-a ainda mais eficaz.

Conheça as 3 etapas dos treinamentos Seis Sigma

Para dominar a metodologia Seis Sigma, é importante compreender as três etapas fundamentais dos treinamentos.

Cada etapa proporciona uma base sólida de conhecimento e habilidades, preparando os profissionais para aplicar com sucesso os princípios e técnicas do Seis Sigma em suas organizações.

As etapas são:

1. Princípios do Lean Seis Sigma

É exatamente nesta integração - Lean + Seis Sigma - que os treinamentos em Lean Seis Sigma começam.

Por meio da apresentação sobre a história e as motivações para o surgimento de cada um dos dois modelos, os propósitos e princípios do Lean Seis Sigma são, então, conhecidos como os objetivos contemplados pelo método DMAIC.

2. A Metodologia DMAIC e suas etapas

Aqui se concentra a maior parte do curso.

Agora, as fases de cada passo do método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar - vão sendo fortemente exploradas, revelando as finalidades de cada uma delas, em conjunto com seu arsenal de práticas e ferramentas estatísticas, enxutas e da qualidade disponíveis e recomendadas para aplicação.

3. O Projeto Lean Seis Sigma

Ao final da exploração do método DMAIC, o estudante e/ou profissional estará apto a aplicar todo esse arsenal de ferramentas ao seu ambiente de trabalho, só que, desta vez, da forma mais estruturada e eficiente possível.

É por isso que o desenvolvimento de um projeto particular é muito importante.

Aplicar o que aprendeu é primordial para perpetuar os conhecimentos adquiridos e corrigir, de antemão, as ineficiências que podem ser encontradas.

Assim, podemos assegurar que, por meio de uma monitoria, o aluno alcance o necessário para seguir com projetos individuais futuros.

Como avaliar se a empresa de treinamento é adequada? 

Você sabia que não existe nenhum órgão regulamentador de certificação da metodologia Lean Seis Sigma no Brasil? Ou seja, muitas empresas de treinamento podem oferecer conteúdos insignificantes, capacitando os alunos de forma muito abaixo do esperado.

Então, avaliar antecipadamente a instituição de ensino, assim como os profissionais que ministram o curso, é muito importante.

Para saber mais sobre como avaliar a empresa de treinamento, antes de efetuar a inscrição, recomendo que você dê uma boa olhada neste artigo aqui sobre como identificar um bom treinamento de Lean Seis Sigma.

Tenho certeza que ele irá te ajudar a escolher a melhor empresa de treinamentos Seis Sigma :)

Dê os primeiros passos na metodologia Lean Seis Sigma!

Se você chegou até aqui, claramente está interessado pela metodologia Lean Seis Sigma. A Voitto quer te ajudar a dar o primeiro passo para se tornar um especialista em Lean Seis Sigma!

Com o curso Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma, você terá acesso a conteúdos exclusivos, videoaulas dinâmicas e materiais didáticos completos!

Aprenda sobre os conceitos-chave da metodologia Lean Seis Sigma, entenda como aplicá-los em diferentes cenários e descubra como impulsionar a eficiência e a qualidade em sua empresa.

Não perca tempo e invista em seu desenvolvimento profissional! Utilize o cupom BLOG100 e garanta esse curso de forma gratuita!

Banner do curso Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

certificacao seis sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Para Certificação Especialista Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.