O que é computação quântica?
Por que a computação quântica é importante?
As dificuldades de implementar a computação quântica
A Alemanha investirá 2 bilhões de euros em computação quântica

Alemanha vai investir 2 bilhões de euros na área de computação quântica

Entenda o que é computação quântica e os motivos para a Alemanha investir 2 bilhões de euros com essa tecnologia ainda não muito conhecida.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Alemanha vai investir 2 bilhões de euros na área de computação quântica

A física quântica ainda é um mistério para a humanidade e imaginar um computador seguindo esses princípios parece coisa de filme de ficção científica.

Mas, na verdade, os computadores quânticos já existem (embora ainda sejam uma realidade distante para o uso doméstico) e a Alemanha decidiu entrar na disputa para ser referência nessa tecnologia.

Nesse artigo, veremos:

  • O que é computação quântica?
  • Por que a computação quântica é importante?
  • As dificuldades de implementar a computação quântica;
  • A Alemanha investirá 2 bilhões de euros em computação quântica.

O que é computação quântica?

Todos os eletrônicos “smart” que usamos hoje são baseados em códigos binários, isto é, códigos formados por 0 e 1. Portanto, os bits dos dispositivos atuais só trabalham com dois tipos de informação (verdadeiro ou falso), podendo assumir apenas um deles por vez.

Já na computação quântica, o bit não existe e dá espaço para o qubit, uma partícula subatômica. A grande vantagem da computação quântica é que o qubit pode assumir valor de 0 e de 1 ao mesmo tempo, dobrando a sua capacidade de processamento de informação.

Apesar de representarem uma grande evolução na computação, os computadores quânticos levarão um bom tempo para serem comercializados em larga escala, como os computadores normais que temos.

Atualmente, o valor aproximado para um computador quântico está na casa dos 100 milhões de dólares. Além disso, ele precisa estar em um ambiente cuja temperatura se aproxima do zero absoluto.

Apesar de parecer que eles nunca se tornarão itens de uso doméstico, devo lhe lembrar que o ENIAC, primeiro computador da história, custou cerca de 500 mil dólares, pesava cerca de 30 toneladas, tinha dimensões do tamanho de uma sala e certamente o seu notebook consegue processar mais dados do que ele.

Portanto, sonhar que algum dia você terá um computador quântico no seu quarto pode não ser tão absurdo assim.

Mas o que faz da computação quântica algo tão importante para a tecnologia? Vamos conferir isso agora!

Por que a computação quântica é importante?

Por poder trabalhar com qubits, a computação quântica é capaz de fazer coisas inimagináveis para os computadores que temos hoje.

Por exemplo, analisar se os números gerados por um gerador de números aleatórios são realmente aleatórios é algo muito difícil para os computadores atuais. Estima-se que um dispositivo binário com um processador extremamente potente levaria cerca de 10 mil anos para fazer a tarefa.

Porém, o Sycamore, processador quântico do Google, conseguiu algo extraordinário: fez essa mesma tarefa em cerca de 200 segundos.

Portanto, a computação quântica será capaz de trazer muitos avanços em questão de agilidade no processamento de dados (o que, convenhamos, não é algo ruim para uma sociedade data driven como a nossa).

Mas existem alguns problemas a serem superados para que essa tecnologia realmente vingue.

As dificuldades de implementar a computação quântica

Segundo o Scientific American, os computadores quânticos são extremamente sensíveis a mudanças de temperatura, ondas eletromagnéticas e vibrações, por exemplo.

Como consequência disso, temos a chamada decoerência, que é a perda de coerência quântica. Até é possível gerar esquemas de correção de erros quânticos, mas eles consumiriam tantos qubits que sobrariam poucos para fazer o que realmente precisa ser feito, diminuindo a eficiência dessas máquinas tão caras.

Mas aparentemente a Alemanha está ciente desses riscos e resolveu investir 2 bilhões de euros em computação quântica. Ficou curioso para saber mais? Então vem comigo que eu te explico melhor.

A Alemanha investirá 2 bilhões de euros em computação quântica

No dia 11, o governo alemão informou que a Alemanha vai investir cerca de 2 bilhões de euros nos próximos 4 anos para o desenvolvimento do seu próprio computador quântico, além de tecnologias relacionadas.

Desses 2 bilhões de euros, mais da metade (1,1 bilhão) será destinado para a pesquisa e desenvolvimento no ramo da computação quântica. Outros 878 milhões de euros serão enviados para aplicações práticas.

O centro aeroespacial da Alemanha receberá a maior parte desses subsídios, cerca de 740 milhões de euros.

Segundo o ministro da economia, Peter Altmaier, a computação quântica pode revolucionar os setores econômicos alemães. Ele também espera que o país algoz do Brasil na copa de 2014 seja referência no desenvolvimento e aplicação da tecnologia.

A ministra da ciência, Anja Karliczek, disse que a meta do governo é que em 5 anos a Alemanha construa seu primeiro computador quântico, além de criar uma rede de empresas que desenvolvam soluções para essa tecnologia.

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.