Sobre a speaker Lígia Zotini
Sobre o TEDx “TecnoMagia: Como o Melhor do Humano Ativará Tecnologias do Futuro”
Principais ideias do TEDx
Insight de destaque

Entenda como os avanços tecnológicos podem virar a tecnomagia no TEDx de Lígia Zotini

Entenda como a combinação dos avanços tecnológicos e do ser humano é capaz de criar a chamada “tecnomagia” para exponenciar o nosso mundo.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Entenda como os avanços tecnológicos podem virar a tecnomagia no TEDx de Lígia Zotini

O mundo vem vivenciando ultimamente uma série de avanços tecnológicos em diversas áreas e que trazem grande agilidade nas cadeias de produção ao longo dos anos.

Porém, como podemos garantir que a tecnologia irá realmente nos trazer cada vez mais liberdade ao invés de nos dominar por completo?

É exatamente sobre isso que Lígia Zotini fala em seu TEDx “TecnoMagia: Como o Melhor do Humano Ativará Tecnologias do Futuro”. Nesse artigo veremos:

  • Sobre a speaker Lígia Zotini;
  • Sobre o TEDx “TecnoMagia: Como o Melhor do Humano Ativará Tecnologias do Futuro”;
  • Principais ideias do TEDx;
  • Insight de destaque.

Sobre a speaker Lígia Zotini

Lígia Zotini é pesquisadora e pensadora do futuro. Gosta muito de analisar como as pessoas ativam as tecnologias, promovendo o seu uso no cotidiano.

Ela também é fundadora do Voicers, um ecossistema que visa democratizar a educação acerca dos avanços tecnológicos, para que sejam utilizados de forma a exponenciar o mundo.

Ela ainda participou de uma live com a Voitto, onde expôs as suas ideias em uma conversa muito interessante com a Mariana Paes. A live está disponível para você assistir logo abaixo.

Sobre o TEDx “TecnoMagia: Como o Melhor do Humano Ativará Tecnologias do Futuro”

O mundo em que vivemos está sempre borbulhando de avanços tecnológicos. O mercado de trabalho de 15 anos atrás era completamente diferente do que temos hoje e certamente será ainda mais diferente na próxima década.

Porém, junto com os avanços tecnológicos, precisamos também ter um avanço enquanto seres humanos, do contrário, estaremos fadados a um futuro muito parecido com aqueles relatados em distopias, como Black Mirror.

E é exatamente sobre como o humano ativa as tecnologias que Lígia fala nesse TEDx.

Principais ideias do TEDx

O TEDx aborda uma série de pontos acerca da relação humana com os avanços tecnológicos, mostrando como a tecnologia por si só é neutra e o que tira a sua neutralidade é a finalidade que nós damos a elas.

Mas para iniciar essa discussão, é necessário antes definir o que é tecnologia na visão da palestrante.

O que é tecnologia?

Lígia define tecnologia como ferramentas que as pessoas entendem e usam com uma finalidade que a sociedade vê que é necessário.

Assim, a tecnologia não tem a ver com um fim em específico, mas é algo que ajuda a humanidade a dar um novo passo, que soluciona um problema que pode ser uma barreira para as pessoas.

A tecnologia, inclusive, é algo que sempre foi desenvolvido pelos seres humanos.

A tecnologia é inerente à nossa história

Quando pensamos em tecnologia, logo nos vem à mente avanços tecnológicos muito robustos, como inteligência artificial ou foguetes que podem ser reutilizados.

Mas não precisa ser necessariamente isso. A tecnologia precisa apenas fazer o seu papel principal: ser útil para as pessoas.

A partir disso, Lígia faz um paralelo entre os avanços tecnológicos que temos hoje e as tecnologias que eram utilizadas por civilizações mais antigas.

Um exemplo que ela cita é a cidade de Songdo, na Coreia do Sul, onde os apartamentos têm energia e saneamento automatizados.

Como paralelo, temos Machu Picchu, onde a antiga civilização Inca construiu um sistema de saneamento que continua em funcionamento até hoje.

Lígia ainda cita a energia solar, uma tecnologia essencial para a saúde do planeta e  também usada entre os Maias e Sambaquis, mas com um viés mais voltado à agricultura, desenvolvendo tecnologias capazes de identificar os solstícios.

Ou seja, mesmo a utilização do sol, um dos maiores avanços tecnológicos recentes da humanidade, já era uma realidade desde os tempos mais remotos.

Certo, mas em que lugar a “tecnomagia” entra nessa história? Bom, é exatamente sobre isso que vamos falar agora.

O que é tecnomagia?

Qualquer tecnologia madura é indistinguível da magia.” - Arthur C. Clarke

Lígia inicia esse tópico citando essa frase do autor de “2001: uma odisseia no espaço”. Para ela, tecnomagia é qualquer tecnologia madura usada para exponenciar uma sociedade.

Ela afirma que a tecnomagia geralmente está associada a um tipo muito específico de pessoas: aquelas que entendem uma tecnologia que ainda pode estar em fase de amadurecimento e a aplicam no seu dia a dia.

A palestrante chama essas pessoas de ativadores de futuro, pessoas que estão realmente interessadas em trazer os avanços tecnológicos para a evolução da sociedade, buscando maneiras de potencializá-la.

Em outras palavras, a tecnomagia é o produto da junção entre o melhor lado do ser humano e o melhor lado da tecnologia.

Segundo a palestrante, além de exponenciar a sociedade, a tecnomagia ainda pode fazer o ser humano ser aprimorado.

O aprimoramento humano através da tecnomagia

Quando pensamos nos avanços que a tecnologia está trazendo para o mercado de trabalho, é normal ficarmos com medo de perder os nossos empregos para um robô.

Porém, na visão de Lígia, os avanços tecnológicos nos ajudam apenas com um tipo muito específico de trabalho: os trabalhos desumanos.

Por trabalho desumano, ela não quer dizer algo ruim, mas sim algo que os humanos não nasceram para fazer, como tarefas repetitivas, por exemplo.

Portanto, a partir do momento em que começarmos a fazer parcerias com a tecnologia, o ser humano fica livre para se aprimorar.

Um médico que tenha uma máquina o auxiliando em uma cirurgia, por exemplo, terá maior precisão e, consequentemente, maior chance de sucesso.

Além disso, Lígia acredita que os avanços tecnológicos na área de realidade virtual irão auxiliar a humanidade a construir mundos e arquitetar memórias.

Por exemplo, a Google já está digitalizando todo o nosso planeta para que possamos acessar qualquer lugar a partir de um óculos de realidade virtual.

Essa é uma tendência inclusive das redes sociais. Segundo ela, nossas interações deixarão de ser apenas por foto e vamos poder “visitar” os “avatares” dos nossos amigos a partir dessa mesma tecnologia.

Tudo isso é muito bonito. Mas existe alguma chance desses avanços tecnológicos se voltarem contra os seres humanos? Na visão de Lígia, isso depende muito mais de quem usa a tecnologia.

A tecnologia é neutra

Segundo Lígia, hoje nós já temos tecnologia suficiente para resolver todos os problemas da humanidade. A única coisa que falta é a própria humanidade dentro das pessoas.

Assim, ela defende que precisamos utilizar a tecnomagia para que o nosso lado humano seja desenvolvido, pois o tempo que economizamos no trabalho em virtude dos avanços tecnológicos poderá ser convertido em avanço na nossa humanidade.

Ela ainda afirma que a tecnologia em si é neutra. Ela não age nem para o bem, nem para o mal. Quem tira a sua neutralidade é quem dá uso à ela, ou seja, o ser humano.

Assim, os avanços tecnológicos poderão ser a maior experiência de liberdade que nós já vivenciamos, mas também poderão ser a nossa maior escravidão e controle em massa. Quem vai decidir isso somos nós mesmos.

Não precisamos de muito para imaginar um mundo em que a combinação do melhor da tecnologia com o pior do ser humano acontece. Projeções para isso já podem ser vistas até em séries, como Black Mirror e The Twilight Zone.

Insight de destaque

A tecnomagia é quando o melhor do ser humano entra em contato com o melhor da tecnologia.” - Lígia Zotini

E aí, gostou do assunto? Você pode conferir o TEDx da Lígia na íntegra abaixo.

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.