Aprenda agora como gravar uma vídeo aula para seu curso on-line e comece a produzir conteúdos para seus alunos

Veja quais são os melhores programas, como gravar uma vídeo aula e dicas para a parte técnica da gravação de seus vídeos.

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Aprenda agora como gravar uma vídeo aula para seu curso on-line e comece a produzir conteúdos para seus alunos

Uma das primeiras dúvidas que surgem quando pensamos em produzir conteúdos para cursos on-line é a forma de transcrever  nosso conhecimento de modo conclusivo e coerente  para os alunos.

Por isso, trouxemos hoje para você, um guia completo de como gravar uma vídeo aula para seu curso on-line e alcançar ainda mais sucesso, com conteúdos de qualidade e que possam ser transmitidos para seus alunos da melhor maneira!

A maneira correta de como gravar uma vídeo aula pode ser um desafio para grande parte das pessoas, mas vamos aprender juntos como podemos realizar uma vídeo aula com mais qualidade, sem gastar muito e, com ótimos resultados.

Grande parte dos cursos estão sendo migrados para plataformas digitais, já que essa é uma grande oportunidade para que o conhecimento possa ser disseminado, além de acompanhar as mudanças tecnológicas do mundo.

Então, é hora de você também aprender a como dar início a gravações de suas aulas da melhor maneira. Vamos lá!

Para que você possa aproveitar ainda mais nosso conteúdo, dividimos este artigo em tópicos com informações importantes para que você aprenda como gravar uma vídeo aula. Confira!

  • Quer aprender como gravar vídeo aula?
  • Guia completo sobre como gravar uma vídeo aula
  • Qual o tempo ideal para gravar uma vídeo aula?
  • Quais são os investimentos para gravar vídeo aulas?
  • Qual  o melhor programa para gravar uma vídeo aula?
  • Dicas e detalhes técnicos sobre como gravar uma vídeo aula

Preparado?

como-gravar-uma-vídeo-aula

Quer aprender como gravar uma vídeo aula?

Vamos aprender agora como gravar vídeos para seu curso on-line, quais recursos podem ser utilizados, e as melhores maneiras para que você apresente seu conteúdo da melhor maneira, dentro de sua própria casa!

Entender qual a melhor maneira para que você possa começar a gravar suas aulas é um dos primeiros passos ao se pensar na produção dos conteúdos. Esse processo envolve diversos tipos de fases e que necessitam de planejamento, para que o resultado ao final do projeto supere o resultado esperado.

Se você é um profissional que entende sobre a parte de edição de vídeos, pode usar esse detalhe a seu favor e aplicar seus conhecimentos em todo o processo criativo de seu vídeo.

Existem algumas funções e detalhes que são executadas por pessoas técnicas, mas a parte de como gravar vídeo aulas pode ser executada por você em grande parte, com melhorias e atualizações que irão ajudar ao resultado esperado.

Aprender como gravar vídeo aula para cursos on-line é um passo essencial, para que seu conteúdo tenha ainda mais destaque no mercado. Sabemos que um vídeo com mais qualidade de exibição e edição chama mais atenção.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o mundo de como gravar vídeo aulas para seu curso on-line, vamos entender, nesse guia completo, como fazer e melhorar seu processo.

Vamos aprender como gravar vídeo aulas?

No início de seu processo de como gravar vídeo-aulas é importante se atentar a alguns fatos que podem ser um grande diferencial para que você possa desenvolver métodos de qualidade para esse processo.

Confira agora, algumas dicas e detalhes que podem fazer grande diferença nesse processo:

Defina um roteiro bem esquematizado:

Apesar de não parecer, o roteiro é uma parte muito importante para que você realize o processo de gravação de forma correta, já que conteúdos mais estruturados apresentam maior facilidade na hora da estruturação dos conteúdos, e consequentemente, para gravar.

A facilidade para gravar os conteúdos, com marcações divididas corretamente, por exemplo. Além disso, a gravação dos vídeos se dará de forma necessária para que tudo possa ocorrer no tempo necessário, e você não precise regravar.

Tenha em mão papel e caneta:

Durante suas falas alguns insights, anotações e dúvidas podem surgir, então, tenha sempre por perto papel e caneta, ou o auxílio de algum profissional para que esteja ao seu lado fornecendo o auxílio necessário ou mesmo guiando o roteiro de seu curso.

Seguir uma sequência é muito proveitoso dentro deste processo.

Escolha o lugar para gravar sua vídeo aula

Agora vamos à parte prática de como gravar uma vídeo aula. O primeiro passo será realizar a escolha do melhor ambiente para que você possa iniciar sua gravação. Para profissionais de cursos voltados para ferramentas tecnológicas ou de escritório, realizar a gravação em um local mais formal é uma boa opção, como em um escritório.

Agora se seu conteúdo pode ser captado de forma mais eclética por seus alunos, como em cursos nas áreas da saúde, cultura e musical, vale apostar em lugares diferentes e externos, principalmente durante a demonstração.

A escolha do ambiente conta muito para que seu vídeo tenha uma boa resolução, uma boa estética e outros fatores que agregam qualidade e autoridade em seu conteúdo.

A iluminação, altura do microfone são fatores que interferem diretamente em sua gravação, e apostar em imagens limpas, com um visual que complementa todo o seu conteúdo é fundamental para aprender a como gravar vídeo aulas.

Gravar vídeo aulas pelo celular?

Muitas vezes quando pensamos em gravações de vídeos de qualidade, equipamentos de última geração e todo o suporte são imagens que nos vêm à cabeça. Mas você sabia que também é possível produzir conteúdos de qualidade utilizando menos recursos?

Os celulares atuais, apresentam diversas otimizações em sua camêra, que envolvem resolução, qualidade de imagem e som e ferramentas para adaptar as gravações às condições do local.

Diversos profissionais, que trabalham exclusivamente com conteúdos de mídias, fazem deste, um instrumento de trabalho. Procure então verificar se essa pode ser também sua escolha.

Câmeras profissionais e recursos de vídeo são também muito bem-vindos, e fazem uma diferença muito grande no resultado final, principalmente por geralmente serem acompanhados de profissionais da área e que oferecerão um suporte melhor.

Porém, gravar suas aulas de maneiras diferentes também é bem-vindas e podem gerar resultados muito bons! Acompanhe profissionais e tente se desenvolver e entender melhor o universo de gravações de vídeos.

Como apresentar-se da maneira correta?

A identidade visual é um processo muito importante não apenas para meios de divulgação, como banners e redes sociais, mas também durante a apresentação de uma aula.

O aluno deve perceber que a preparação do orador ocorreu da forma correta e sem descaso com o conteúdo, dessa forma o aluno se sentirá mais cativado a absorver o que está sendo apresentado..

Então, realize sempre uma comunicação direta com seu aluno durante toda a gravação, inicie sua fala se apresentando e contando um pouco mais sobre os objetivos de aprendizado do curso, como eles serão importantes e, valide ao final, que esse será o processo buscado durante suas aulas.

Ao longo do final de uma gravação, tente linkar algum conceito que será abordado na próxima aula, para que fomente o interesse de seu aluno, e claro, revise alguns dos conteúdos tratados em aula.

Agora que você já tem algumas dicas gerais de como gravar vídeo aulas para seu curso on-line, é hora de aprendermos um pouco mais sobre algumas ferramentas e dicas para o momento da gravação.

Ensinando

Guia completo sobre como gravar uma vídeo aula

Iniciamos agora um tópico sobre o processo de como gravar uma vídeo on-line. Confira os detalhes!

1.Estude e pratique

A gravação de vídeos é um processo que requer atenção na escolha de detalhes e que podem ser um grande diferencial. Por isso, estude mais sobre o assunto abordado na aula e grave versões até que se sinta satisfeito com o resultado obtido.

2.Utilize de recursos de edição

A gravação de um vídeo conta muito com processos de edições cortes e adequações de áudio e sincronização, por exemplo. Por isso, é importante encontrar ferramentas que possam auxiliar seu processo e facilite a produção de seus conteúdos.

Existem ferramentas gratuitas para que você possa aprender mais sobre o mundo da edição de vídeos e gravações de conteúdo, aumentando sua qualidade e processo profissional.

Qual o tempo ideal para gravar uma vídeo aula?

O tempo de gravação de uma aula pode variar muito, dependendo do tema que é abordado dentro dela. Então, busque realizar conteúdos dinâmicos e durante a edição, corte ou modifique alguns momentos, para que o resultado final lhe agrade.

Realizar uma boa divisão de seu conteúdo pode ser uma opção muito boa, dividindo os conhecimentos em módulos para que seus vídeos possam ter quem sabe uma duração menor e serem mais dinâmicos.

Um curso pautado em aulas longas é massivo para os alunos, e também durante a gravação e edição. Por isso, diversifique suas aulas, mescle conteúdos práticos e teóricos, estimule insights, e siga um tempo adequado e proveitoso.

Quais são os investimentos para gravar video aulas?

Os equipamentos utilizados são uma parte específica de todo o processo de gravação de seu conteúdo. Então, foque em aparelhos de qualidade durante essa fase e descubra maneiras de aprimorar ainda mais suas gravações.

O mercado tecnológico oferece diversos tipos de equipamentos, de preços variados e que prometem funções incríveis para auxiliar em suas gravações.

Aparelhos de iluminação, equipamentos de gravação de vídeo e áudio, estética visual para vídeos e outros.

É importante encontrar aparelhos que possam auxiliar no seu processo de gravação, de acordo com seu planejamento. Gravar vídeo aulas em espaços reservados como salas e escritórios apresentam menor desempenho quanto a sua iluminação, por exemplo, o que não acontece em gravações externas, focadas no quesito áudio, por exemplo.

As melhorias podem também ser realizadas ao longo do oferecimento do curso e aumento de seu conhecimento técnico.

Qual  o melhor programa para gravar uma vídeo aula?

Saber como gravar uma vídeo aula e qual o melhor tipo de programa ou ferramenta para armazenar e editar seu conteúdo é um grande diferencial. Vamos conferir agora dicas de alguns programas de sucesso para que você saiba qual irá funcionar melhor.

Geralmente, os programas responsáveis por realizar as gravações, costumam também armazenar e oferecer oportunidade de edição. Assim, se torna um processo mais rápido e que poderá ser realizado de um só local.

Para que você saiba escolher corretamente um programa e executá-lo de forma correta, são necessários alguns conhecimentos, que podem ser facilmente encontrados na internet.

iMovie

Esse é um programa de edição e gravação de vídeos disponibilizado para computadores e aparelhos da Apple, mas existem versões que são oferecidas para computadores, e funcionam corretamente.

Um dos maiores diferenciais desse programa é sua interface simples e ferramentas que oferecem um bom processo de edição e gravação de vídeos.

Sony Vegas

Se você busca um programa intermediário e que ofereça ferramentas de edição e gravação de vídeos mais robustos, a dica é: baixe o Sony Vegas.

O programa oferece uma oportunidade de gravações e ferramentas mais profissionais, que podem exigir um pouco mais de conhecimento nos primeiros momentos de seu uso, mas compensam com as possibilidades e inovações presentes em todo o seu conteúdo disponibilizado.

Dicas e detalhes técnicos sobre como gravar uma vídeo aula

Se você sente a necessidade de investimentos em aparelhos e profissionalização na forma com que suas vídeo aulas são realizadas, é hora de aprender um pouco mais sobre alguns detalhes técnicos que não podem ser deixados de lado.

Como escolher a melhor câmera para gravar sua vídeo aula?

As opções de equipamentos de imagens, como câmeras são grandes, mas vamos conferir algumas dicas que podem fazer a diferença durante sua escolha de equipamento para gravar uma vídeo aula para cursos onlines.

Existem alguns modelos que podem auxiliar o trabalho de gravação individual, com funções e diferentes visões, para que você se enxergue durante sua gravação.

Apesar da estabilização da imagem ser um tipo de atualização muito presente nos equipamentos mais recentes, utilizar um tripé é fundamental para vídeos bem posicionados e sem muita interferência.

Além disso, utilizar do auxílio do tripé durante sua gravação contribui para diferentes ângulos de imagens, o que é interessante para a construção de sua estrutura visual.

Qual o melhor background para gravar uma vídeo aula?

Como já conferimos em alguns tópicos anteriores, ter uma boa construção visual faz parte do processo de gravação de vídeos. Explore o máximo que puder para que a estrutura de sua gravação seja agradável aos olhos de seus alunos.

Ambientes adequados, organizados e que visualizem o contexto relacionado com o curso e aula oferecidas são uma ótima aposta!

Existem tecidos próprios para que esse processo de criação e edição do background seja realizado de acordo com o desejo do editor e outras formas como fundos interativos que podem ser utilizados.

Quais elementos visuais devem estar presentes no momento da gravação?

Lembre-se de compor seu ambiente com imagens, livros e referências que possam ser relacionadas com o conteúdo abordado. Dessa forma, torna- se muito mais fácil e simples alinhar todo o ambiente de forma confortável.

Elementos visuais como telas e televisores interativos podem ser uma ótima opção para auxiliar você no processo de como gravar uma vídeo aula. Os aparelhos interativos possibilitam demonstrar de forma mais prática processos e auxiliar no cronograma definido para ser tratado durante o vídeo.

Os microfones fazem a diferença para gravar video aulas?

Assim como os demais aparelhos, microfones são um tipo de equipamento que podem sim fazer a diferença durante sua gravação. Os microfones chamados de “lapela” são os mais indicados, para que você tenha um conteúdo de áudio com qualidade próximas à de um estúdio de gravação profissional.

Junto a outros fatores, como a qualidade de imagem, escolha do local e iluminação, o conteúdo de áudio de seu vídeo conta muito para sua qualidade.

Agora, aplique todos esses conhecimentos e inicie a gravação de seus conteúdos, com mais qualidade de gravação e planejamentos, levando a resultados extremamente positivos ao final do processo.

Voitto Academy

Voitto Academy

Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.