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O que é Ciclo de Vendas?
Qual a importância do Ciclo de Vendas?
Etapas do Ciclo de Vendas
Como fazer um Ciclo de Vendas mais curto?
Dica de ouro!

Você sabe o que é o Ciclo de Vendas? Confira 5 dicas para colocá-lo em prática!

O que se deve fazer em cada etapa do processo de vendas? Conheça o funcionamento do Ciclo de Vendas e entenda mais sobre esse assunto!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é o Ciclo de Vendas? Confira 5 dicas para colocá-lo em prática!

Desde o primeiro contato com o cliente até o processo de pós-venda, devem ser implementadas as etapas do processo de vendas para que os resultados almejados aconteçam.

Dessa forma, conhecer o Ciclo de Vendas é muito importante para garantir a satisfação do cliente durante todas as etapas desse contato comercial e aumentar exponencialmente o desempenho nas vendas. 

Logo, você sabe o que é e como funciona o Ciclo de Vendas? Então, não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto, acompanhando os seguintes tópicos:


● O que é Ciclo de Vendas?

● Qual a importância do Ciclo de Vendas?

● Etapas do Ciclo de Vendas

● Como fazer um Ciclo de Vendas mais curto?

  • Dica de ouro!

Vamos à leitura?

O que é Ciclo de Vendas?

O Ciclo de Vendas trata-se dos processos que envolvem a venda de um produto ou serviço, de tal maneira que quando o último processo acaba, recomeça novamente o primeiro de forma cíclica.

Diante disso, esses processosenvolvem fatores financeiros, comerciais e motivadores da compra, tais que contribuem diretamente para a qualidade do processo de vendas e sucesso do mesmo.

Além disso, vale ressaltar que o Ciclo de Vendas valoriza aspectos que muitas vezes são negligenciados durante as vendas, tais como: quanto tempo leva para avançar cada etapa, o lucro necessário para viabilizar a manutenção do negócio, entre outros.

Diante disso, ter domínio sobre esse conceito é um diferencial para o seu negócio. Por isso, não deixe de conferir o próximo tópico para entender a dimensão da importância do Ciclo de Vendas.

Qual a importância do Ciclo de Vendas?

Em Ciclos de Vendas complexas, é comum que as etapas sejam bem definidas e a cautela para lidar com cada uma seja favorecida. Entretanto, nos ciclos curtos, apesar de mais almejados, as etapas podem parecer confusas e indeterminadas.

Diante disso, conhecer qual é o momento ideal para cada abordagem é fundamental para aumentar as chances de fechamento de venda, o que revela o impacto que essa ferramenta tem durante esse processo.

Além disso, a implementação do Ciclo de Vendas contribui para que o processo aconteça de forma mais natural, o que proporciona uma relação agradável com o cliente, sendo muito positivo para a fluidez de etapas.

Por fim, essa metodologia de etapas cíclicas contribui para a manutenção e aprimoramento do processo de vendas, visto que é possível monitorar e conseguir insights para implementação de melhorias.

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do Ciclo de Vendas, chegou o momento de entender melhor como funciona cada etapa desse ciclo. Não deixe de conferir o tópico a seguir!

Etapas do Ciclo de Vendas

Para facilitar a fluidez do Ciclo de Vendas, ele é comumente divido em etapas, tais que podem ser personalizadas de acordo com o negócio em que for aplicada. Diante disso, conheça as principais etapas:

Prospecção

Trata-se da etapa de atração e contato com o lead que acabará se tornando cliente. Tal, pode incluir estratégias de inbound marketing que consiste na busca ativa por leads ou ainda, através de outras estratégias de captação dos mesmos.

Contato inicial

O contato inicial é um momento que deve ter uma estratégia bem definida, afinal, a primeira impressão é determinante para seu público-alvo formar uma perspectiva positiva do seu negócio.

Dessa forma, o investimento em marketing de conteúdo é uma estratégia interessante para essa etapa, visto que, a internet é um canal viável para promover esse contato inicial positivo.

Qualificação

A Qualificação de Leads é uma etapa essencial para o sucesso da conversão durante a jornada de compra e o fechamento da venda. Isso porque, um lead bem qualificado tem altas chances de tomar a decisão de compra.

Além disso, essa etapa é essencial para otimizar o processo de vendas, visto que, os leads que não tiverem potencial de compra serão descartados, aumentando o foco em quem realmente tem interesse.

Apresentação do produto

Após o lead ter tido o contato inicial com seu conteúdo, é natural que ele seja encaminhado para tomar a decisão de compra. Mas, antes dessa etapa é necessário que o produto seja apresentado para favorecer a conversão do lead.

Com a apresentação, o lead será capaz de identificar com mais clareza quais são as dores que o produto ou serviço oferecido poderão suprir, o que vai ser somado com a experiência de compra e pode ajudar na fidelização como cliente.

Avaliação

Essa etapa é muito importante, pois as empresas podem receber um feedbackde como o processo de vendas está acontecendo diante da percepção do cliente. Tal etapa pode ser feita tanto durante a venda quanto na pós-venda.

Dessa forma, sua marca receberá poderosos insights de melhorias que podem ser implementadas para que a experiência do cliente seja cada vez mais aprimorada.

Fechamento

Essa etapa é o momento final da conversão, tal que o lead se torna um cliente através da tomada de decisão de compra. Vale ressaltar ainda, que durante o fechamento os esforços devem ser voltados para a fidelização desse cliente, que pode ser proporcionada pela boa experiência com o produto ou serviço.

Pós venda

Apesar de ser muito negligenciada, a etapa de pós-venda pode ser um diferencial para a fidelização de seus clientes. Por isso, investir no relacionamento com o cliente após a conclusão do processo de vendas é muito importante.

Para finalizar, não deixe de conferir 5 super dicas de como tornar o seu Ciclo de Vendas mais eficiente, veja!

Como fazer um Ciclo de Vendas mais curto?

1. Personalizar etapas

As principais etapas do processo de vendas foram apresentadas no tópico anterior, entretanto, vale ressaltar que a implementação de todas elas não é obrigatória e ainda, sua ordem também pode ser alterada.

Por isso, é interessante personalizar seu Ciclo de Vendas de acordo com a necessidade da sua persona, para que as etapas sejam otimizadas de acordo com o pipeline de vendas do seu negócio.

2. Propor objetivos e metas

Para ter um direcionamento assertivo, é interessante que todas as ações do seu processo de vendas visem objetivos e metas que beneficiam tanto a empresa quanto o impacto do cliente. Logo, esse planejamento de forma alinhada e coerente é essencial.

3. Conhecer hábitos dos clientes

Para conduzir o processo de vendas da melhor maneira possível, é muito importante conhecer os hábitos que seu cliente possui, para entender de maneira detalhada seu comportamento e assim, traçar estratégias que contemplem suas necessidades.

4. Elaborar abordagem natural

A priorização de uma abordagem natural e dinâmica é uma maneira eficaz de fazer o seu Lead conseguir identificar os benefícios do produto ou serviço, pois assim ele chegará a decisão de compra de maneira agradável e satisfatória.

5. Investir na qualificação do Lead

Quando a qualificação de Leads for feita de maneira assertiva, isso trará vantagens e resultados positivos para a sua marca.

Por isso, investir em capacitações para que os vendedores e outras equipes envolvidas estejam aptas a realizar a qualificação de Leads é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Dica de ouro!

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Além de receberem salários fixo em torno da casa dos R$ 4 mil, recebem comissões para cada venda que fazem. É importante ressaltar que esses salários e comissões se tornam exponencialmente mais altos quando se tratam de grandes empresas e multinacionais. Ou seja: quanto mais você vende, mais você ganha.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

marketing e vendas

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