O que é marketplace de nicho?
Vantagens de criar um marketplace de nicho
Como criar um marketplace de nicho?
Dica Bônus!

Entenda como é possível e por que criar um marketplace de nicho!

Entenda quais são as vantagens de criar o seu próprio marketplace de nicho para começar a obter altos lucros com esse modelo de negócios!

Parceiro
Por: Parceiro
Entenda como é possível e por que criar um marketplace de nicho!

Os marketplaces dominaram o mercado digital. Grandes empresas como Magalu, Amazon e Mercado Livre lucram alto utilizando este modelo de negócios. Hoje, 78% de todo o faturamento online vem de marketplaces (fonte: Webshoppers). Mas, você sabia que é possível criar o seu próprio marketplace de nicho e ter resultados escaláveis?

Se não, prossiga na leitura desse artigo, pois te explicaremos mais a respeito nos seguintes tópicos:

  • O que é marketplace de nicho?
  • Vantagens de criar um marketplace de nicho;
  • Como criar um marketplace de nicho?

Dica: baixe já o guia completo de marketplace do Ideia no Ar! 

O que é marketplace de nicho?

Existem marketplaces que vendem produtos gerais e variados, como é o caso do Mercado Livre ou da Americanas. Porém, estes marketplaces pecam por não oferecer algo que é crucial para o consumidor de hoje: personalização.


Por conta disso, estão surgindo marketplaces de nicho. Estes negócios são shoppings virtuais focados em um público-alvo específico. Por exemplo, podemos citar marketplaces de moda, bem-estar ou alimentação. E, até mesmo marketplaces focados em serviços, como a contratação de psicólogos, personal trainers, babás, professores particulares, diaristas, e por aí vai.


Atuar nesse modelo, com um nicho de mercado bem definido, traz muitos benefícios para quem empreende. As campanhas de marketing para atrair vendedores e compradores se tornam mais acessíveis e assertivas. Ainda, é muito mais fácil se tornar uma referência na sua área. E, o melhor: você não irá concorrer diretamente com os grandes players do mercado.

Vantagens de criar um marketplace de nicho

Muitos empreendedores pensam em vender seus produtos dentro de grandes marketplaces já existentes. Mas, geralmente estas plataformas cobram altas comissões e têm uma concorrência grande entre os vários vendedores.


Enquanto isso, criar um marketplace é uma oportunidade de negócio muito mais escalável e lucrativa. Pense só: você prefere ter uma loja dentro de um shopping virtual ou ser o dono do shopping? A segunda alternativa oferece mais vantagens, entre elas:

Escalabilidade

Se você criar uma loja virtual ou vender em marketplaces, estará limitado(a) à sua própria capacidade produtiva. Porém, ao criar um marketplace, você pode sempre atrair mais vendedores e aumentar o lucro sem precisar elevar os custos na mesma proporção.

Operação

Ao criar um marketplace, não é necessário se preocupar com a logística e entregas, pois estas são responsabilidades dos vendedores. A sua função é atrair lojistas e clientes para a sua plataforma, utilizando estratégias de marketing.


Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


Clique aqui e faça o download!

Potencial de lucro

É verdade que oferecer seus próprios produtos dentro de marketplaces já existentes é mais barato do que criar a sua plataforma. Mas, hoje existem plataformas prontas, que permitem lançar o seu negócio de maneira simples e rápida. Além disso, embora o investimento inicial seja mais alto, o retorno financeiro no longo prazo também é muito maior.


Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar um marketplace de sucesso!

Como criar um marketplace de nicho?

Você já conhece como funciona um marketplace de nicho e quais são as suas vantagens. Então, vamos mostrar qual é o passo a passo para você criar o seu próprio shopping virtual.

1. Escolha um nicho de mercado

Em primeiro lugar, é necessário decidir o seu nicho de mercado. Uma recomendação é escolher um nicho no qual você já tenha alguma experiência. Também é importante fazer uma pesquisa de mercado, para entender o potencial de crescimento do ramo. O ticket médio é outro ponto que deve ser considerado.

2. Defina as suas personas

Em qualquer marketplace de nicho, é fundamental definir as suas personas. Ou seja, qual é o seu público, ou melhor, o seu perfil de cliente ideal. Lembre-se que em um marketplace, você sempre possui dois públicos: os vendedores e os compradores. Então, é preciso definir a persona de cada um. Entender o comportamento, a renda, o gênero e os hábitos da sua persona será muito útil para o negócio.

3. Planeje o modelo de receita

Em seguida, é importante definir o seu modelo de receita. Isto é, qual será a maneira que você, enquanto dono(a) da plataforma, irá monetizar. As opções mais comuns são: Ou seja, cobrar uma comissão por cada transação feita no marketplace, ou cobrar uma mensalidade fixa dos vendedores cadastrados.

4. Contrate uma plataforma pronta de marketplace

Na sequência, o seu marketplace de nicho precisará ser criado na prática. Isso significa que você precisará de uma plataforma. Alguns empreendedores pensam que para isso é necessário contratar um(a) programador(a). Mas, já existem no mercado uma solução muito mais acessível e ágil, que é contratar uma plataforma pronta, como o Ideia no Ar.

5. Faça o marketing

Depois de colocar a plataforma no ar, você deve atrair clientes e vendedores para o seu marketplace de nicho. Para isso, é preciso investir em estratégias de marketing digital adequadas ao seu público. Isso pode envolver redes sociais, mídia paga, e-mail marketing e participação em eventos, por exemplo.

6. Acompanhe os resultados

Após, é chegada a hora de cuidar da operação do seu negócio. Ou seja, acompanhar as métricas, manter a qualidade dos vendedores e garantir a satisfação dos clientes. O trabalho de quem empreende é constante, por isso, avalie sempre os resultados e busque aprimorar o seu marketplace de nicho.


Os marketplaces estão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. Neste cenário, os marketplaces de nicho são uma grande oportunidade para quem quer empreender, pois oferecem vantagens como a personalização e a assertividade.


Já pensou em criar o seu próprio marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a equipe do Ideia no Ar.


Nós apoiamos empreendedores e empresas a criar a sua própria plataforma de marketplace de forma simples e rápida, sem depender de programadores. Já lançamos mais de 400 negócios desde 2013.

Ajudamos grandes empresas como o SEBRAE e também entidades públicas como a Prefeitura de Volta Redonda/RJ, além de startups a colocarem um marketplace de nicho para rodar em pouco tempo.

Dica Bônus!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.