Veja como enviar mensagens automáticas para seus alunos com apenas alguns cliques!

Saiba o que é e como criar uma mensagem automática, quais são suas principais vantagens e as etapas necessárias para começar a enviá-las!

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Veja como enviar mensagens automáticas para seus alunos com apenas alguns cliques!

Saber como enviar mensagens automáticas para seus alunos é essencial para que além de atingir uma comunicação instantânea, seu cliente também sinta confiança na sua relação com ele.

Depois que as mensagens automáticas foram escolhidas, é interessante que uma lista de pessoas seja feita, também com muita seletividade, para que você priorize e defina quem receberá essas mensagens automáticas.

As mensagens automáticas podem ser utilizadas como grandes aliadas na otimização do seu tempo e existem algumas ferramentas que te possibilitam ativá-las, como o WhatsApp Business.

Quer saber mais sobre como utilizar essa ferramenta vantajosa? Então, confira os tópicos de leitura presentes no artigo:

  • Por que utilizar mensagens automáticas?
  • Veja as principais vantagens em enviar mensagens automáticas aos seus alunos 
  • Veja como criar mensagens automáticas para alunos
  • Como enviar mensagens automáticas aos seus alunos?

Por que utilizar mensagens automáticas? 

Como já citado anteriormente, a principal vantagem em recorrer a ferramentas que possibilitam uma resposta rápida e automática é o fato da otimização do seu tempo, e hoje em dia, nada mais valioso do que isso.

Sendo assim, você pode focar nas prioridades da sua rotina sem se preocupar em escrever um lembrete diferente, se referindo ao mesmo assunto, para cada pessoa de seu interesse.

Achou que era só isso? Ainda existe uma vantagem cordial em utilizar este recurso, que impede que você não perca os seus alunos ou clientes por falta de um contato mais próximo e consiga fazer negociações de sucesso.

Você ainda pode personalizar o tipo de mensagem automática que deseja enviar de acordo com a situação mais adequada e com a frequência que a utiliza, como por exemplo “Estou em reunião, não posso falar agora” “Estou de férias, volto ao escritório em…”. E o melhor de tudo, você pode incluir tanto fotos como gifs, emojis e vídeos.

Ficou curioso em como criar suas mensagens automáticas? Acompanhe os próximos tópicos.

Veja as principais vantagens em enviar mensagens automáticas aos seus alunos 

As mensagens automáticas te possibilitam enviar vários arquivos de uma única vez para vários destinatários, o que colabora muito para a otimização do seu tempo, como já vimos antes.

Essa ferramenta te permite uma maior dimensão de como conduzir a turma, uma padronização de envios, que garante que todo mundo receba o mesmo produto enviado, gerando assim, uma organização do conteúdo ministrado.

Uma possibilidade também, é criar grupos com a turma para que você envie uma única vez a resposta rápida, garantindo ainda mais que nenhum aluno fique sem receber o produto e otimizando ainda mais o seu tempo.

Aposto que com essa descoberta seus cursos nunca mais serão administrados de outra forma, certo?

Então confira a seguir alguns modelos de mensagens automáticas já pré-definidas para te inspirar

  1. “Olá, reparamos que você está aqui pela primeira, conte-nos um pouco da sua experiência ao se inscrever” 
  2. “Ei, seja muito bem-vindo, não hesite em nos contatar caso tenha algum problema”
  3. “Oi, notei que está de volta por aqui, obrigada pelo retorno, estamos contente em vê-lo de novo”

Veja como criar mensagens automáticas para alunos

A melhor forma de aprender é praticando. Então, vamos agora observar mensagens automáticas que você pode usar para conversar com seus alunos. Confira!

Como enviar mensagens automáticas

O primeiro exemplo pode ser oferecido como o primeiro contato com seus alunos, oferecendo um contexto mais geral dos serviços oferecidos.

Se você utilizar alguma ferramenta, suas mensagens automáticas podem seguir um padrão até o cliente ser encaminhado para o serviço procurado.

Dá uma olhada nesse exemplo:

"Oi! Seja bem-vindo ao nosso setor de comunicação…

Meu nome é xxx e eu vou te auxiliar hoje!
Me conta: como posso te ajudar?
Digite 1 para: dúvidas sobre conteúdos dos cursos

Digite 2 para: conversar com alguns dos nossos atendentes
Para demais dúvidas, você pode sempre entrar em contato com a gente pelo email xxxx.”


O conteúdo oferecido foi direto, encaminhando o aluno para setores direcionados. Ao final, também colocamos um e-mail, já que o cliente poderá utilizá-lo caso seu problema não seja resolvido a partir da mensagem automática recebida.


Digite 1 se: Estou com problemas para fazer meu cadastro

Digite 2 se: Preciso de suporte especializado
Digite 3 se: Não consigo acessar minha conta

Digite 4 se: Quero saber sobre as novidades do curso xxx”


Por fim, mas não menos importante, temos as mensagens automáticas de parabenização, muito importantes no processo de fidelização de seus alunos.

Ainda que utilizar  mensagens automáticas muito personalizadas não seja recomendado, esse pode ser um momento de exceção. Confira como:

“Oie, xxx!
Me chamo xxx e fiquei muito contente quando vi uma notificação em meu sistema sobre a conclusão da sua primeira capacitação com a gente!
O curso de xxxxx é realmente muito bom, não é? Eu mesma utilizo muitos de seus conhecimentos trabalhando aqui na xxx!
Espero que você tenha tido uma experiência transformadora e que utilize seus aprendizados para crescer cada vez mais!
Em nome de toda a nossa equipe da xxxx, parabenizamos você e esperamos vê-lo aqui logo logo, se capacitando cada vez mais! Abraços!”

Você ainda pode inovar e ao final oferecer um vídeo de parabenização feito pelo próprio instrutor do curso, oferecendo ao final algum desconto para a próxima capacitação, fidelizando seu aluno da melhor maneira!

Como enviar mensagens automáticas aos seus alunos? 

As mensagens automáticas são uma ótima opção para você se manter conectado com os seus alunos, interagindo de forma mais próxima e se certificando de que eles estão recebendo e aproveitando o seu curso, e claro, ter a oportunidade de parabenizá-los quando se certificarem.

Antes de iniciar sua preparação, certifique-se de que o nome do seu curso esteja presente e evidente, para que seu aluno não se sinta perdido. É importante também deixar claro que você está disposto a solucionar as questões que seu aluno comunicar.

Fique atento em não personalizar demais uma mensagem automática, não inclua o nome ou características do aluno.

Há duas principais propostas de mensagens automáticas que você pode enviar aos seus alunos. Acompanhe a seguir:

1. Saudações/ Boas-vindas

Ela é enviada aos seus alunos assim que eles recebem o seu curso.

As mensagens de boas-vindas, além de indicarem sua gratidão pela inscrição motivam e inspiram os seus alunos a começarem o seu curso com foco total, gerando entusiasmo na sua turma.

Adicione também alguma informação interessante sobre você para deixar a mensagem com um caráter mais pessoal.

2. Felicitações

Essa mensagem é enviada aos seus alunos para desejar parabéns a eles por terem concluído o curso.  Deixe claro que você sente orgulho por essa conquista e os incentive a se informarem cada vez mais sobre esse assunto.

Não se esqueça de deixar algumas instruções para o próximo passo e enfatize a utilidade prática dos conceitos dessa formação.

Siga essas práticas e fidelize uma relação com seus alunos, para que eles se sintam confortáveis em fazer cursos com você.

Os principais tipos de mensagens automáticas

3. Mensagens automáticas de suporte (SAC)

As mensagens automáticas de cursos online geralmente desempenham a função de informar alunos ou validar informações, como já citamos acima. Porém, as mensagens automáticas para suporte de dúvidas e queixas também devem ser um ponto considerado durante o planejamento de conteúdo e estruturação de seu curso.

Oferecer ao aluno um suporte de qualidade para que suas dúvidas sejam sanadas é fundamental. Então, vamos aprender como definir mensagens automáticas para que seus alunos busquem suporte.

  • As mensagens automáticas para o suporte de seus clientes serão utilizadas para aumentar a agilidade dos processos realizados
  • Defina mensagens automáticas que ofereçam a possibilidade de contato direto com o suporte ou atendentes onlines

As mensagens automáticas serviram como o primeiro passo para a resolução de dúvidas ou problemas.

Além de ser um modelo de comunicação rápido para os alunos que desejam falar com equipes especializadas, enviar mensagens automáticas oferece  grandes benefícios para você e todo seu time.

A oportunidade de solucionar os problemas de forma rápida e fácil é muito positiva para o andamento de sua equipe e seu trabalho.

Oferecer canais de comunicação com mensagens automáticas pode ser uma ótima maneira de otimizar as funções de seu time e oferecer ao seu cliente final, um atendimento ágil.

Simples, né? Mas para obter sucesso utilizando as mensagens automáticas coloque em prática todas as dicas acima. Esperamos que o conteúdo tenha sido de utilidade prática.

Não deixe de conferir outros conteúdos Voitto Academy e se informe cada vez mais!

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