7 dicas importantes para ter sucesso em sua próxima entrevista remota!
Essa é a trilha para o sucesso!

Descubra 7 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego online!

Entrevistas realizadas remotamente já são uma aposta das empresas, confira 7 dicas para se preparar de maneira assertiva para esse momento!

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
Descubra 7 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego online!

Quando se trata de entrevista de emprego, não importa o nível de experiência do profissional, o frio na barriga vai surgir. E no que tange a preparação e cuidados para a entrevista muitos ainda sentem-se perdidos.

Além disso, sabemos que essa fase do processo seletivo é decisiva para uma posterior proposta de trabalho. Por outro lado, muitos se atrapalham e caem no erro de achar que a entrevista por ser remota não precisa de uma preparação específica, mero engano.

A seleção online chegou para ficar, isso é indiscutível, e resistir a essa modalidade não é uma atitude sábia para quem hoje busca novas oportunidades no mercado, uma vez que as empresas estão cada dia mais ágeis, realizando até mesmo o processo de admissão digital.

Por tanto, é indispensável que você se prepare para esse momento virtual com o mesmo empenho que teria para um encontro presencial.  Entendendo que, uma entrevista remota requer do candidato alguns cuidados únicos para garantir que tenha a melhor performance possível.

Por isso, vamos orientá-los através das 7 dicas que irão ajudar você a ter um desempenho melhor em sua próxima entrevista de emprego online através dos seguintes tópicos:

  • 7 dicas importantes para ter sucesso em sua próxima Entrevista Remota
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos à leitura?

7 dicas importantes para ter sucesso em sua próxima entrevista remota!

As entrevistas de trabalho sempre foram desafiadoras, porque incluem vários fatores que podem impactar diretamente o sucesso do candidato durante a seleção.

Pensando nisso, algumas dicas importantes, são:

1. Teste seu equipamento com antecedência

Não cometa o erro de deixar tudo para a última hora. Parece óbvio e básico, mas já vi muitos candidatos perderem a chance de participar da seleção, porque o computador não ligou ou o celular não funcionava a câmera, ou áudio.

Por isso, faça os checapes necessários previamente e procure ter em mente sempre o plano B. O computador não funcionou, posso recorrer ao telefone móvel que já deve está no gatilho e vice-versa.

2. Escolha o ambiente adequado

Se não quiser passar a impressão de desleixo e falta de profissionalismo, pense bem no local onde vai se posicionar para receber o selecionador virtualmente. Lembre-se, o foco vai estar em ti, mas tudo que desvie a atenção do recrutador, como um guarda-roupa bagunçado no fundo, pode gerar uma impressão negativa.

Por tanto, escolha um local calmo, com fundo neutro caso não tenha um ambiente específico da sua casa, dando prioridade também para um espaço com boa iluminação e suporte para mesa e cadeira, confortável.

3. Comunique as pessoas de sua casa sobre a entrevista

“Não seja surpreendido com um indivíduo te chamando durante sua entrevista”. Não é legal.

Cuide de deixar todos de sua residência ciente de que terá uma reunião online no horário X, e conta com a colaboração deles para que tudo ocorra bem. Até mesmo o seu cachorro, que não para de latir e acaba te distraindo, pode mandá-lo para um passeio neste mesmo horário.

Lembre-se de que é um momento ímpar da sua jornada pela recolocação, por isso, todo cuidado ainda é pouco.

4. Esteja vestido adequadamente

Não é porque você estar na comodidade de sua casa que vai sentar-se frente à câmera, com uma camisa regata ou àquelas famosas camisas de time. A regra é, se vista como estivesse indo para o trabalho e busque sempre adequar sua vestimenta ao dress code da empresa.

Não comprometa sua apresentação por detalhes, o básico faz toda diferença.

5. Procure manter o contato olho no olho

Para qualquer entrevista o contato olho no olho é muito importante, mas se tratando de uma seleção online é indispensável para gerar uma boa conexão com a outra parte.

Pode ser difícil focar às vezes, por isso uma dica de ouro é direcionar seu olhar diretamente para a webcam.

6. Se atente ao delay

As chamadas onlines podem passar pelo famoso “delay”, que é, na verdade, a diferença de tempo entre o envio da mensagem e seu recebimento pela outra parte. Com isso, é precisoficar atento ao momento de ouvir e falar, para não gerar aquele embaraço na comunicação durante o processo.

7. Não foque em suas anotações

Certamente é vantajoso ter anotações numa folha ao lado ou até mesmo em outro equipamento durante a entrevista, mas evite ficar na dependência delas. Alguns pontos de anotações podem soar estranhos ou mecânicos ao ser lançado na entrevista.

Lembra do delay no tópico anterior? Pois bem, utilize este tempo para organizar seus pensamentos e reestruturar sua resposta. Lembre-se, o nervosismo pode atrapalhar, então procure manter a calma e utilize a colinha somente para lembrar-se de colocações importantes.

Por fim, tranquilize seu coração! As reuniões online são habitualmente usadas como primeira entrevista, visando agilidade e economia de tempo. Nesta fase muitos candidatos já ficam pelo caminho. A boa notícia é que se conseguir performar, provavelmente logo terá o contato presencial com a empresa, dando a oportunidade de reforçar seu match com a vaga.

Essa é a trilha para o sucesso!

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Videoaula] Principais Perguntas De Uma Entrevista De Processo Seletivo Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.