O que é engenharia genética?
Exemplo da engenharia genética
O futuro da engenharia genética
Dica extra

Seria a engenharia genética o futuro da humanidade? Entenda aqui do que se trata!

Alterar, manipular e recombinar DNA são feitos da engenharia genética, mas quais benefícios esses atos podem nos trazer? Saiba mais!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Seria a engenharia genética o futuro da humanidade? Entenda aqui do que se trata!

A engenharia genética se trata do ato de alterar, manipular e recombinar material genético. Esse ato pode mudar e já está mudando muita coisa em nossas vidas.

O desenvolvimento dessa área está cada vez mais promissor e alguns de seus resultados já estão sendo colhidos.

Um exemplo que está literalmente sendo colhido são os alimentos que foram aprimorados geneticamente, as alterações podem ser por exemplo para as plantas serem mais produtivas em um menor intervalo de tempo ou possuírem genes que evitem pragas, entre outros motivos.

Apesar de ainda ser considerada uma área polêmica, porque muitas vezes se trata da modificação dos genes naturais das espécies, sendo o principal tabu os genes humanos, ela possui inúmeras vantagens para a humanidade e grande potencial para curar muitas doenças e problemas de saúde.

Mas afinal, o que é a engenharia genética e o que essa área pode nos oferecer? Entenda melhor acompanhando os seguintes tópicos:

  • O que é engenharia genética?
  • Exemplo da engenharia genética
  • O futuro da engenharia genética
  • Dica extra

O que é engenharia genética?

A engenharia genética é o estudo do material genético de seres vivos, tal estudo envolve a análise, manipulação e recombinação dos ácidos nucléicos DNA e RNA, tudo com o objetivo de entender sua estrutura para aprimorá-la ou replicá-la.

A fita de DNA possui todas as informações genéticas fundamentais e específicas de cada um dos seres vivos, a partir dessas informações são formadas as células, o que define o organismo, inclusive cientistas estão tentando armazenar informações dentro de fitas de DNA, saiba mais aqui.

Já o ácido nucleico, RNA, expressa as informações do DNA, sua principal função é a síntese de proteínas, que é basicamente a expressão final de um conjunto genético estocado no DNA.

Essa área da biotecnologia vai de acordo com as necessidades científicas e atuais da humanidade, suas aplicações são inúmeras e ainda precisam ser muito exploradas, pois podem auxiliar em diversas aplicações.

O material genético foi caracterizado apenas no início do século 20 sendo o núcleo das células, já os conhecidos ácidos nucléicos, DNA e RNA, foram atribuídos apenas em 1952.

Para realizar manobras que envolvem o DNA é necessário “cortar” partes dessas fitas para que sejam estudadas ou colocadas em outro local.

Para realizar esse processo são utilizadas enzimas de restrição, que servem praticamente como tesouras para o DNA. Essas enzimas foram descobertas apenas em 1970, mesmo ano em que começaram os ensaios de clonagem de DNA.

Apenas no início do século 21, a partir de 2001, que conseguiram sequenciar completamente o genoma humano. 

Esses dados demonstram o quão novo e recente esse assunto se trata, havendo muitas informações que ainda precisam ser pesquisadas a fundo e até mesmo serem descobertas, mas já se mostra uma área com alto potencial para grandes mudanças no futuro. 

Mas onde já vemos aplicações da engenharia genética no nosso dia-a-dia? Veja no próximo tópico!

Exemplo da engenharia genética

A engenharia genética pode ser aplicada em qualquer organismo vivo, portanto suas aplicações são úteis para diversas áreas, como por exemplo na medicina, indústrias alimentícias, indústrias de fármacos ou combustível, também na agricultura, entre outras.

Atualmente já ocorre manipulação genética em microrganismos para aplicações como a produção de biocombustíveis e também para a biomineração. 

No ramo da agricultura já existem diversos alimentos geneticamente modificados, também conhecidos como alimentos transgênicos, e alguns já fazem parte do nosso cotidiano como a soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.

Tais melhoramentos genéticos são de extrema importância, pois são uma maneira de garantir a produção de alimentos e matéria-prima para a grande população mundial.

A área dos fármacos é uma das que mais explora a engenharia genética com por exemplo a produção em larga escala de remédios como a insulina, manipulação de hormônios, entre outros fármacos que utilizam essa tecnologia.

Atualmente, durante essa época de pandemia vivenciamos o desenvolvimento de vacinas e a engenharia genética fez parte desse processo. Algumas vacinas foram desenvolvidas baseadas no ácido ribonucleico (RNA), mas atualmente já surgiram as vacinas baseadas no ácido desoxirribonucleico (DNA).

O que é mais uma prova da grande importância dos estudos nessa área e o quão significativa ela é e poderá ser para a humanidade.

Falando em época de pandemia, muitos dos trabalhos tiveram que mudar para o formato home office, esse foi seu caso? Temos um ebook especial para você!

Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.

Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.

Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

O futuro da engenharia genética

A engenharia genética promete um futuro brilhante, os organismos geneticamente modificados podem revolucionar muitas áreas da humanidade.

Uma área que vale a pena ser comentada e que suas aplicações estão sendo realizadas atualmente é a de transplantes de órgãos de suínos em seres humanos.

O primeiro transplante de coração suíno para um ser humano foi realizado em janeiro de 2022, por cirurgiões do Centro Médico da Universidade de Maryland dos Estados Unidos.

Tal feito foi possível com a alteração de 10 genes de um embrião suínos, tal embrião foi inserido em um óvulo sem núcleo, preparado para receber o material genético do suíno. A cirurgia foi realizada pois o paciente não tinha outra alternativa por conta de sua doença.

Até o momento o caso obteve êxito e não houve rejeição por parte do corpo do paciente, porém ele segue em observação.

As células tronco também estão sendo amplamente pesquisadas na engenharia genética e prometem ser a solução para diversas doenças.

Esses são apenas alguns dos exemplos para onde a biologia molecular irá evoluir e ajudar muitas pessoas ao longo prazo, claro que ainda serão necessários muitos estudos e muitas questões burocráticas pela frente.

Porém, continua sendo uma área que definitivamente tem potencial de ajudar muitas pessoas.

E para fechar com chave de ouro, se liga na dica que temos para você!

Dica extra

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.