Como funciona a agricultura marinha 3D?
Por que investir em fazendas marinhas?
Fazendas marinhas podem gerar energia limpa?

Fazendas marinhas: o futuro da indústria de alimentos?

As fazendas marinhas 3D são uma forma sustentável de plantar em larga escala e, ainda, ajudam a recuperar áreas devastadas dentro dos oceanos.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Fazendas marinhas: o futuro da indústria de alimentos?

Hoje, metade das terras habitáveis no planeta já estão sendo usadas para a agricultura e todos os dias existem mais pessoas para serem alimentadas. Mas existe uma solução que promete gerar empregos, otimizar a produção da indústria alimentícia e, ainda, ajudar a regenerar o fundo do mar: as fazendas marinhas 3D.

Até 2030, essa nova forma de cultivo deve tomar conta de 1.000.00 acres dos nossos oceanos. Você está curioso para saber como essa prática funciona? Vamos explorá-la por meio dos seguintes tópicos:

  • Como funciona a agricultura marinha 3D?
  • Por que investir em fazendas marinhas?
  • Fazendas marinhas podem gerar energia limpa?

Vamos nessa!

Como funciona a agricultura marinha 3D?

A agricultura marinha 3D funciona criando um ecossistema de cultivo com diferentes espécies que vivem e crescem bem juntas: algas, mexilhões, ostras e amêijoas.

Entenda melhor observando a imagem abaixo:

3D Ocean Farming


Pode parecer uma estrutura muito simples e não muito tecnológica, mas o que torna esse conceito diferente das outras formas de aquicultura é a quantidade de alimentos produzidos e seu foco em sustentabilidade.

Por meio das fazendas marinhas 3D é possível produzir 30 toneladas de vegetais aquáticos e 250.000 mariscos por ano em cada acre, ou seja, esse é um negócio muito lucrativo.

Por que investir em fazendas marinhas?

Investir em fazendas marinhas 3D, ao contrário da ideia inicial que vem à mente das pessoas, não significa investir na criação de peixes.

Para começar, basta ter um barco e uma quantia de dinheiro relativamente baixa, tornando-o um investimento acessível.

Investimento Inicial 3D Ocean Farming


O retorno financeiro anual varia entre 25 a 57 mil dólares por ano, mas o lucro não é o único motivo para apostar nesse investimento:

  • Não são necessários fertilizantes, antibióticos ou pesticidas;
  • A área se torna habitat para vida marinha local;
  • As ostras atuam como filtros naturais e melhoram a qualidade da água;
  • O cultivo ajuda na captura de carbono e nitrogênio dos oceanos.

Uma forma de cultivo muito sustentável, certo?

Por outro lado, o principal desafio para o sucesso deste empreendimento é encontrar demanda para seus produtos, uma vez que mariscos e algas marinhas não estão na dieta de muitas pessoas.

Fazendas marinhas podem gerar energia limpa?

Sim, as fazendas marinhas podem gerar energia limpa. As algas funcionam como uma fonte de biocombustível neutro em carbono e, por ano, é possível obter cerca de 2.000 galões por acre plantado. Uma ótima notícia, visto que na Europa a venda de carros a gasolina e diesel deve ser proibida nos próximos anos.

Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.