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O que são Ferramentas de Feedback?
Quais as vantagens do feedback?
4 Ferramentas de Feedback para colocar em prática
4 ferramentas para avaliação de feedbacks
Essa é a trilha para o sucesso!

As 4 Ferramentas de Feedback para potencializar o desempenho do seu time!

A mensuração do desempenho de uma equipe é fundamental para a melhoria contínua. Por isso, saiba mais sobre as Ferramentas de Feedback!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
As 4 Ferramentas de Feedback para potencializar o desempenho do seu time!

Para que a implementação de melhorias em um negócio sejam viabilizadas, antes é necessário que os principais problemas sejam identificados. Diante disso, as Ferramentas de Feedback são úteis para ajudar nessa missão.

Isso porque, para aplicar uma Ferramenta de Feedback é muito simples, basta que exista uma necessidade de entender a dinâmica interna e externa do seu negócio e ainda, identificar quais pontos precisam ser aprimorados para obter resultados cada vez melhores.

Assim, vale a pena conhecer quais são essas ferramentas e como usá-las pode ser vantajoso para sua marca. Logo, acompanhe os seguintes tópicos para aprofundar seus conhecimentos nesse assunto!

● O que são Ferramentas de Feedback?

● Quais as vantagens do feedback?

● 4 Ferramentas de Feedback para colocar em prática

● 4 ferramentas para avaliação de feedbacks

Vamos à leitura?

O que são Ferramentas de Feedback?

Antes de entender as ferramentas, é importante definir o que é o Feedback. Tal, que pode ser traduzido para o português como “resposta” ou “ comentários” , trata-se de um mecanismo de avaliação de comportamentos e ações, destacando os pontos fortes e fracos.

Dessa forma, um feedback pode ser usado tanto no ambiente de trabalho interno para a avaliação de desempenho de cada colaborador, quanto no ambiente externo para entender a percepção de clientes sobre o produto ou serviço oferecido.

Além disso, o feedback é um mecanismo de alinhamento de expectativas entre as partes envolvidas, o que pode ser observado no estabelecimento de uma comunicação mais eficiente através do seu uso.

Diante disso, as Ferramentas de Feedback podem ser definidas como as diferentes formas de aplicação desse conceito, visando facilitar a troca de informações entre os envolvidos e ainda, proporcionando uma maior facilidade na tomada de decisão.

Logo, levando em conta o que foi dito anteriormente, infere-se que o uso das ferramentas de gestão de respostas podem trazer inúmeros benefícios para a sua marca. Por isso, não deixe de ver o tópico seguinte para conferir mais detalhes sobre isso!

Quais as vantagens do feedback?

O uso de ferramentas de avaliação como o feedback é muito benéfico para o  alinhamento de expectativas dentro de uma empresa, dessa forma, toda a equipe poderá trabalhar no dia a dia visando o alcance dos mesmos objetivos.

Além disso, a aplicação de Ferramentas de Feedback viabilizam uma tomada de decisão assertiva, visto que, os comentários dos membros da equipe e de clientes são importantes norteadores para o planejamento de ações futuras.

Outra vantagem interessante do uso do feedback é o fortalecimento da relação de confiança entre os colaboradores de uma empresa, que tem uma oportunidade de realizar críticas construtivaspara o desenvolvimento profissional de todos.

Diante disso, de uma forma geral é possível destacar que o uso dessas ferramentas contribui para aumentar os resultados do seu negócio, visto que, torna seu planejamento mais eficiente e promove a melhoria contínua.

Interessante, não é mesmo? Agora, chegou o momento de conhecer quais são as principais ferramentas que podem fazer com que seu colaborador passe a gostar de receber feedback. Por isso, veja o tópico a seguir para conferir mais detalhes sobre elas!

4 Ferramentas de Feedback para colocar em prática

Existem diversas formas de colocar o Feedback em prática em seu negócio. Pensando nisso, trouxemos as ferramentas mais eficientes que vale a pena conhecer, por isso confira!

1. Avaliação de desempenhos

A avaliação de desempenho é uma ferramenta clássica de mensuração de feedbacks usada pelo Recursos Humanos para a gestão de pessoas dentro de empresas. Dessa forma, ela pode ser aplicada periodicamente através de formulários online.

Assim, essa ferramenta é capaz de avaliar os principais comportamentos e habilidades que devem ser desenvolvidos pelos colaboradores, além de ser essencial para a promoção de capacitações que valorizem o capital humano da empresa.

2. Feedback 360

Enquanto a avaliação de desempenho é usada para acompanhar cada funcionário diante de uma percepção predominantemente quantitativa, o feedback 360 tem uma proposta de acompanhar de modo qualitativo através de muitas percepções.

Dessa forma, é possível fazer uma coleta anônima ou não, que tem um predomínio de avaliações subjetivas, que por sua vez vão agregar positivamente para uma análise de desempenho mais detalhada.

3. Feedback Canvas

O feedback canvas é um modelo focado no contexto coletivo. Dessa forma, ele pode ser feito direta ou indiretamente com as partes envolvidas e já tem competências pré-estabelecidas para cada avaliador, sendo baseado no Modelo Canvas.

4. One to one meetings

Os “encontros um por um” é uma forma eficaz de feedback que geralmente é estabelecida entre o líder e o liderado. Dessa forma, ambas as partes podem alinhar suas expectativas quanto ao trabalho desenvolvido e gerar ideias de melhoria.

Vale ressaltar que esse tipo de feedback é como uma reunião direcionada, tal que pode acontecer de forma online ou presencial, de acordo com a disponibilidade de cada uma das pessoas que fazem parte da equipe e seus gestores.

Para finalizar, não deixe de conhecer as principais formas de viabilizar o feedback com o uso de ferramentas online, veja no tópico seguinte!

4 ferramentas para avaliação de feedbacks

Para viabilizar as realizações de feedback, existem alguns softwares e aplicativos que podem digitalizar esse processo e ainda, concentrar todas as  informações em um só lugar. Por isso, confira a lista das principais ferramentas!

1. Google Forms

O Google Formulários é uma das ferramentas disponibilizadas de forma gratuita pelo próprio mecanismo de busca, por isso é uma das plataformas mais utilizadas para avaliações de desempenho e recolhimento de feedbacks.

Vale ressaltar que através do Google Forms é possível personalizar a criação de  questionários e recolher os dados de forma segmentada, o que facilita muito a análise e compreensão das informações.

2. Survicate

De maneira semelhante ao Google Forms, o Survicate é uma plataforma de recolhimento de respostas em tempo real, contém serviços que podem ser utilizados até 100 vezes mensalmente, com possibilidade devisualização dos dados em até 30 dias.

Além disso, essa plataforma pode ser integrada a outras semelhantes, o que potencializa ainda mais seu desempenho. Vale ressaltar também que ela possui planos gratuitos e pagos, que têm diferentes ferramentas disponibilizadas.

3. Wufoo

O Wufoo é uma plataforma para a criação de formulários personalizados, tais que podem ajudar na atração do público alvo através da inserção em sites e plataformas.

Para isso, ele possui templates editáveis que podem ser adaptados para o objetivo do formulário e ainda, conta com um eficiente sistema de recolhimento de dados.

4. Typeform

O Typeform é uma plataforma muito utilizada para fazer formulários de pesquisa de satisfação, pesquisa de mercado, NPS, avaliação de desempenho, etc.

Sua característica que chama mais atenção é a humanização dos questionários, o que aproxima e instiga o público alvo a colaborar com seus feedbacks.

Essa é a trilha para o sucesso!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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