O que é Gestão de Recursos Humanos?
O que faz um Gestor de Recursos Humanos?
Qual a importância da Gestão de Recursos Humanos?
Como fazer uma boa Gestão de Recursos Humanos?
Dê o primeiro passo para se aperfeiçoar em Recursos Humanos com a Voitto!

Confira tudo sobre a Gestão de Recursos Humanos e como fazer na prática!

Veja como realizar uma boa Gestão de Recursos Humanos para promover uma relação trabalhista vantajosa entre a empresa e seus colaboradores.

Parceiro
Por: Parceiro
Confira tudo sobre a Gestão de Recursos Humanos e como fazer na prática!

Cada vez mais, a Gestão de Recursos Humanos deixa de ser vista como um área limitada à realização de tarefas burocráticas, para ser encarada como um setor estratégico e crucial para o sucesso das organizações.

A partir dela, é possível garantir que a empresa e seus colaboradores estejam devidamente alinhados, visando uma relação trabalhista vantajosa para ambas as partes.

Entretanto, para se fazer uma boa gestão de recursos humanos é necessário compreender todos os desafios e responsabilidades que envolvem o setor.

Se você quer saber tudo sobre essa área, qual sua importância para as empresas e como fazer na prática, continue a leitura!

Confira nossos tópicos para guiar o seu aprendizado:


●       O que é Gestão de Recursos Humanos?

●       O que faz um Gestor de Recursos Humanos?

●       Qual a importância da Gestão de Recursos Humanos?

●       Como fazer uma boa Gestão de Recursos Humanos?

Vamos à leitura?

O que é Gestão de Recursos Humanos?

A Gestão de Recursos Humanos é o setor responsável por construir uma relação benéfica entre a empresa e seus colaboradores, garantindo que ambas as partes estejam devidamente alinhadas e satisfeitas.

Enquanto para a empresa é necessário cumprir as determinações do governo no que se refere aos direitos trabalhistas, para os colaboradores é essencial prezar pelos benefícios e desenvolvimento profissional.

De forma geral, suas atuações estão relacionadas:

●   Controle de ponto;

●   Gestão de pessoas;

●   Gestão de benefícios;

●   Plano de carreira;

●   Recrutamento e seleção;

●   Treinamento.

O que faz um Gestor de Recursos Humanos?

O gestor de recursos humanos é o profissional responsável por gerenciar todas as frentes de RH, visando a otimização e melhoria de processos para potencializar os resultados da empresa.

Esse profissional precisa ter um olhar estratégico para compreender todos os desafios e responsabilidades que envolvem o setor, que vão desde o recrutamento e seleção, até o desligamento de colaboradores.

Além disso, o gestor de recursos humanos também realiza ações voltadas para a motivação e engajamento dos colaboradores ao longo de toda a sua permanência na empresa, garantindo o seu bem-estar e acolhimento.

Outras atividades desempenhadas por um gestor de RH:


●   Acompanhamento de indicadores;

●   Treinamento e desenvolvimento de pessoas;

●   Criação de programas de incentivo;

●   Cumprimento de legislação trabalhista;

●   Definição de cargos e salários;

●   Gerenciamento de conflitos;

●   Gerenciamento de clima organizacional;

●   Recrutamento e seleção.

Qual a importância da Gestão de Recursos Humanos?

Os colaboradores são o ativo mais precioso de uma empresa, afinal, são eles que fazem tudo acontecer, e é nesse cenário que surge a importância da Gestão de Recursos Humanos.

Como você leu no começo deste artigo, a Gestão de Recursos Humanos é a ponte entre a empresa e o colaborador, e é a partir dela que ambas as partes conseguem alinhar seus objetivos e expectativas.

Ou seja, a Gestão de Recursos Humanos é um setor essencial para garantir a satisfação dos colaboradores nos mais diferentes níveis – desde benefícios, até o ambiente corporativo.

Dessa forma, os níveis de engajamento e motivação dos colaboradores é aumentado e, consequentemente, gera impactos positivos nas metas e resultados da empresa.

Segundo dados da McKinsey & Company, colaboradores com experiências positivas têm 16 vezes mais engajamento do que funcionários infelizes com a empresa, além de 8 vezes mais chances de permanecer na organização.

Como fazer uma boa Gestão de Recursos Humanos?

Agora que você já aprendeu um pouco sobre essa área, chegou o momento de conferir 4 dicas de como fazer uma boa Gestão de Recursos Humanos na prática. São elas:

  1. Invista na experiência do candidato;
  2. Se coloque à disposição das pessoas;
  3. Alinhe expectativas e objetivos;
  4. Use a tecnologia a seu favor.

Confira nos tópicos abaixo como elas podem ser aplicadas no seu dia a dia profissional, a fim de elevar os resultados da sua empresa.

1.   Invista na experiência do candidato

Devido a geração millennial estar cada vez mais criteriosa com os processos seletivos e a forma como eles são conduzidos, oferecer uma boa experiência ao candidato se tornou um diferencial para fortalecer o employer branding das empresas.

Assim como os colaboradores, os candidatos que vivem uma experiência positiva no processo seletivo também podem se tornar disseminadores da marca, fazendo com que ela seja cada vez mais desejada por outros profissionais.

Segundo uma pesquisa feita pelo Infojobs, 70% dos entrevistados acreditam que a reputação da marca diante dos funcionários é um fator importante ao aceitar uma proposta de emprego.

Para não causar uma má condução do processo seletivo, você deve evitar:


●   Job description sem informações claras;

●   Processos seletivos excludentes;

●   Excesso de etapas ou processos muito complexos;

●   Testes ou exigências de habilidades que não façam sentido para a vaga;

●   Entrevistas intimidadoras;

●   Falta de retorno/feedback sobre as etapas.

2.  Se coloque à disposição das pessoas

Não é novidade que falar com pessoas faz parte da rotina de uma pessoa que trabalha com recursos humanos, afinal, é ela que faz a mediação entre os setores de uma empresa.

Mas para além de fazer a integração com todas as áreas da organização, é importante demonstrar interesse genuíno em conversar com as pessoas e ouvir seus feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.

Dessa forma, você estabelecerá uma relação de confiança com todas as pessoas da organização e poderá evitar ruídos na comunicação entre as equipes.

3.   Alinhe expectativas e objetivos

Para entender o que os gestores esperam dos colaboradores, é essencial realizar um alinhamento diretamente com eles, entendendo o quê, como e em quanto tempo os seus objetivos precisam ser concluídos.

É importante também envolver os gestores e diretores em alguns processos, como por exemplo, na pesquisa de clima organizacional e na visibilidade da marca no mercado.

A partir dessa análise, é importante acompanhar os KPIs  e entender quais planos estão previstos para acontecer em cada departamento da empresa, aumentando a previsibilidade dos projetos.

4.   Use a tecnologia a seu favor

Na Gestão de Recursos Humanos,  toda ação precisa ser orientada a partir de uma análise de dados criteriosa, de forma que as metas, treinamentos e desenvolvimentos sejam estratégicos e assertivos.

Além de poupar tempo, o uso de um bom software de recrutamento e seleção é uma excelente forma de integrar os colaboradores com os projetos, além de realizar a centralização dos processos de forma 100% digital.

Um software de recrutamento e seleção eficiente, como o PandaPé, automatiza demandas burocráticas e possibilita ações mais estratégicas, já que elas são feitas a partir da Inteligência Artificial.

Esse conteúdo foi produzido pelos especialistas do PandaPé!

Dê o primeiro passo para se aperfeiçoar em Recursos Humanos com a Voitto!

Agora que você já entendeu a importância de realizar uma boa Gestão de Recursos Humanos, que tal começar a se especializar na área?

Pensando em profissionais que desejam iniciar ou até mesmo reformular o RH de alguma organização, a Voitto desenvolveu o curso Estruturação de Sistema de Recursos Humanos.

Durante esse curso, você aprenderá sobre como realizar agregação pessoal, análise de perfil, entrevistas, contratações e todos os processos necessários para garantir um setor de Recursos Humanos assertivo!

Não perca tempo, clique no banner abaixo e se inscreva!

Estruturação de um Sistema de Recursos Humanos

Recursos Humanos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.