
Se você quer atrair novas oportunidades de negócio e estar mais perto do seu público-alvo é muito importante criar uma boa estratégia de marketing para delivery. Afinal, assim você vai conseguir romper algumas barreiras geográficas e dar mais comodidade para os seus consumidores.
Em um cenário pós-pandemia, já é fácil notar que alguns hábitos vieram para ficar e o delivery é um deles. Isso porque quando os clientes são bem atendidos e podem otimizar o seu tempo, acabam optando por essa versão mais moderna de compras.
Diante disso, as empresas precisam estar atentas e aproveitar essa oportunidade para aumentar as suas vendas. Quer saber mais sobre como usar o marketing para delivery a favor do seu negócio? Confira este conteúdo até o final! Aqui você encontrará:
● O que é Marketing para Delivery?
● Quais as vantagens em aplicar o Marketing para Delivery?
● Qual a relevância em inovar nesse novo setor de vendas?
● 5 dicas para aumentar o volume de vendas!
Vamos à leitura?
O Marketing para Delivery foi uma vertente consolidada após a disseminação do marketing digital. Isso aconteceu pois as empresas começaram a investir em redes sociais, mídias pagas, materiais gráficos e outros meios para divulgar os seus produtos e serviços.
No entanto, como a internet muitas vezes quebra as barreiras geográficas, os negócios começaram a perceber demandas vindas de localidades que antes não atendiam.
Sendo assim, o delivery é uma das formas de conseguir ampliar as vendas e atingir esses consumidores em potencial.
Mas para que isso seja feito de uma maneira eficaz, é necessário pensar em toda a jornada de compra e em seu público alvo. Partindo da divulgação do produto, passando pelo interesse do cliente e pelo recebimento do produto e chegando ao pós venda.
Por ser um processo longo, institui-se uma área do marketing focada em utilizar as melhores ferramentas e otimizar as atividades que envolvem o delivery.
Vale lembrar que o fortalecimento dessa vertente se deu pelas inúmeras vantagens que esse novo canal de vendas traz para as empresas. Por isso, confira a seguir os benefícios de se aplicar o Marketing para Delivery.
O Marketing para Delivery é um investimento que traz muitos benefícios para os negócios que o utilizam. Para exemplificar isso, ressaltamos as suas principais vantagens:
● Aproximação da marca com seus clientes e potenciais consumidores;
● Custo-benefício, pois é um investimento que pode ser mais baixo do que a criação de mais unidades físicas pulverizadas;
● Possibilidade de criação de uma experiência diferenciada para o cliente, com bilhetes e brindes, por exemplo;
● Utilização otimizada de redes sociais como ferramenta de marketing para impulsionar as vendas.
Mas, além dessas vantagens, o marketing para delivery é uma das ferramentas mais importantes para alavancar as vendas e o crescimento de uma empresa. Por isso, confira como ele pode ser um meio eficaz de inovar nesse setor.
Para que um negócio cresça é fundamental que as vendas tenham desempenhos melhores. Por isso, você deve estar atento às novas tendências dessa área.
Sendo assim, investir nas vendas por delivery é uma ação que pode gerar resultados exponenciais. Afinal, ele traz possibilidades de inovação. Para que você tenha algumas ideias de como atuar nesse sentido, confira os insights abaixo.
A personalização do atendimento hoje em dia é essencial para fidelizar clientes. Diante disso, o marketing para delivery pode influenciar positivamente.
Algumas ações para inovar nessa frente são:
● Cupons de desconto e brindes;
● Recados personalizados;
● Pós-venda através de contato direto;
● Chats para verificação das demandas de clientes em tempo real até a entrega.
Na maior parte das vezes que um usuário faz pedidos pelo delivery é necessário que dados como e-mail ou telefone sejam fornecidos.
Com a permissão do cliente ao acesso a essas informações, é mais fácil entrar em contato com ele para divulgar novidades, promoções e manter os relacionamentos mais próximos.
Vale lembrar que quem trabalha com delivery também usufrui de diversas oportunidades de escalar os seus negócios. Por exemplo, caso a empresa esteja em processo de expansão, é possível notar quais são as localidades com mais demanda para abrir outras lojas físicas.
Além disso, também existe a possibilidade de abrir pequenas operações nos locais em que os serviços e produtos sejam mais procurados para reduzir custos, trazer mais agilidade e satisfação para os clientes. Dessa forma, atende-se um público que talvez não fosse atingido sem o delivery.
Agora que você já entendeu quais as vantagens e a importância de se investir no marketing para delivery, confira abaixo dicas de como divulgar o seu negócio e aumentar o seu volume de vendas através dele.
Confira a seguir 5 dicas práticas que separamos para você aumentar o seu volume de vendas com a utilização do marketing para delivery.
Antes de começar qualquer nova frente de atuação, faça o básico bem feito! Por isso, estruture o seu processo de delivery de forma a não ter grandes falhas que podem causar más impressões para os seus clientes.
Para isso, você deve:
● Definir a região de atuação do delivery;
● Analisar o tempo de entrega para não frustrar expectativas;
● Fazer uma análise de custo para precificar a entrega;
● Conhecer qual a embalagem mais adequada para cada tipo de produto;
● Averiguar quais os horários de funcionamento do delivery.
Para que você tenha um bom processo de delivery também é necessário que os parceiros de entrega sejam definidos, levantando os prós e contras de cada opção.
Basicamente existe a escolha de ter um delivery próprio. Com isso, você ficará responsável por todos os processos, desde a implementação de um canal de pedidos até a contratação de entregadores.
Outra opção é fazer parcerias com aplicativos que já estruturam esse meio de vendas. Entre os mais populares estão o iFood e o Rappi.
Depois de ter segurança de um bom processo de delivery, é hora de focar em redes sociais. Você pode criar contas em aplicativos como Instagram, TikTok, YouTube, Facebook e WhatsApp Business. Assim, terá um canal mais próximo aos clientes.
Nesse contexto é importante:
● Divulgar boas fotos e vídeos dos seus produtos e serviços, uma dica é fazer storyboards;
● Promover a humanização de marca com colaboradores e até mesmo depoimentos de clientes;
● Ter pessoas para atendimento nas redes sociais criadas que sejam capazes de tirar dúvidas e ajudar os consumidores;
● Investir em ações orgânicas e pagas para que seu conteúdo chegue a mais pessoas, como por exemplo o uso do Google ADS.
O processo de delivery pode ser considerado uma boa estratégia para encantar e fidelizar o cliente. E, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é necessário ações inovadoras para isso.
Sendo assim, ter uma embalagem diferenciada, enviar brindes, cupons de desconto para a próxima compra ou até mesmo recados podem ser o suficiente para que os clientes fiquem satisfeitos e sejam promotores da marca.
Muitas vezes essa também é uma forma de impulsionar o marketing para delivery de maneira orgânica. Afinal, os clientes acabam postando em redes sociais e indicando para conhecidos.
Como já falamos anteriormente, em muitos casos, com o uso do delivery, os clientes permitem o acesso e uso de seus dados. Dessa forma, a empresa pode continuar o contato com eles divulgando seus novos produtos, promoções e incentivando novas compras.
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Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
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