O que é Business Plan?
Qual a importância do Business Plan?
O que não pode faltar no Business Plan?
Passo a passo para fazer um Business Plan para o seu negócio!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

Como aumentar as chances de sucesso da sua empresa? Saiba o que é Business Plan!

Você já teve uma ótima ideia, mas, na hora de praticar várias coisas simples deram errado? Aprenda como o Business Plan pode te ajudar!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como aumentar as chances de sucesso da sua empresa? Saiba o que é Business Plan!

Empreender é uma atividade que requer planejamento. Afinal, a jornada de alguém que inicia um negócio normalmente não é muito linear ou tranquila. Para ajudar com isso, é fundamental construir um bom business plan.

De acordo com Paulo Valery, consultor do Sebrae, em 2015 cerca de 60% das companhias fecharam por não possuírem um plano de negócios definido. Esse dado mostra não apenas o quanto as pessoas negligenciam o business plan, mas também a sua relevância para o sucesso de uma empresa.

Seja para estruturar a sua ideia, e transformá-la num plano, ou ainda para direcionar melhor o rumo da sua empresa, fazer um business plan pode ser o que falta para desenvolver a sua empresa como você espera.

Assim, ficou interessado em entender mais sobre business plan? Confira tudo o que você precisa saber nos tópicos abaixo:

  • O que é Business Plan?
  • Qual a importância do Business Plan? 
  • O que não pode faltar no Business Plan? 
  • Passo a passo para fazer um Business Plan para o seu negócio! 

O que é Business Plan? 

O business plan, traduzido do inglês como plano de negócios, é um documento que contém as principais características de um negócio (que existe, ou que se pretende construir).

Assim, um business plan deve apresentar os objetivos de uma empresa, os seus planos, e os meios para alcançá-los, tudo isso com metas concretas e prazos bem definidos. No entanto, nem todo plano de negócios obrigatoriamente segue a mesma estrutura.

Para startups que pretendem se transformar em unicórnios, é necessário um business plan bem elaborado, fruto de muita pesquisa, com projeções financeiras (estimando a rentabilidade futura com fluxos de caixa projetados), pesquisa de mercado, e diversas outras métricas.

Todavia, um empreendedor que pretende abrir um pequeno negócio não deve temer ou negligenciar o seu business plan. Mesmo ao executar um planejamento simples, já é possível ganhar bastante vantagem competitiva.

Qual a importância do Business Plan? 

Após entender o conceito de business plan, você pode se questionar da real importância do plano de negócios. Afinal, será que ele realmente vale o tempo e esforço que demanda?

A resposta é simples e direta: sim! Afinal, há diversos aspectos empresariais que dependem diretamente de um bom plano de negócios para serem bem executados, e mais outras diversas características que se beneficiam indiretamente do planejamento.

Nesse sentido, acompanhe abaixo os principais motivos que garantem a importância do business plan:

  • Entender o negócio a partir de uma visão mais ampla;
  • Garantir melhor planejamento financeiro;
  • Reduzir os riscos envolvidos (através de planejamento);
  • Explicar facilmente a atividade empresarial (para investidores, novos funcionários e etc);
  • Possuir um guia para seguir na hora de tomar decisões difíceis;
  • Entender os erros envolvidos no negócio (após comparar expectativas com realidade);
  • Estabelecer objetivos concretos.

O que não pode faltar no Business Plan? 

Apesar da estrutura e conteúdo do business plan variarem conforme a necessidade de um negócio, há elementos que não podem faltar. Confira abaixo quais são eles:

1. Sumário executivo

No sumário executivo você deve resumir o que a sua empresa faz, bem como outras características que você julgue importante registrar sobre o negócio, como os seus valores, missões e propósitos.

2. Produtos e serviços

Para ser capaz de vender bem, é essencial que você entenda bem o que a sua empresa oferece.

Assim, nessa etapa você deve descrever quais são os seus produtos ou serviços, assim como são produzidos, ciclo de vida, o estado da arte, pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos recentes, público-alvo, etc.

3. Análise do mercado

Aqui você precisa incluir uma pesquisa do mercado de atuação da sua empresa, com dados importantes como estatísticas de consumo e análise das outras empresas do setor.

4. Planejamentos (de marketing, operacionais e financeiras)

Podendo ser dividido em outras áreas, de acordo com a atividade de cada negócio, os planejamentos servem para determinar como os recursos de cada área serão utilizados (plano de marketing, plano financeiro, quantidade de materiais, equipamentos e pessoas, etc).

5. Metas e estratégias

Por fim, é importante utilizar todos os dados e insights descritos para estabelecer metas, e criar estratégias para alcançá-las. Essa etapa também pode ser dividida com base nas diferentes áreas operacionais da empresa.

Passo a passo para fazer um Business Plan para o seu negócio! 

Agora que você já entendeu a importância do business plan para o seu negócio, bem como os principais elementos que ele deve conter, chegou a hora de aprender o passo a passo para montar o da sua empresa.

Assim, acompanhe abaixo as etapas para elaborar um plano de negócios para a sua empresa:

1. Defina o seu formato de business plan

O primeiro passo para fazer um bom business plan é escolher o formato ideal para a sua empresa. Nesse sentido, tenha sempre em mente que o plano de negócios é uma ferramenta que deve ajudar a sua empresa, por isso, ele deve seguir as suas necessidades.

Na hora de definir o que escrever, pense no seu modelo de negócio, objetivos e o que você espera do business plan (um guia de longo prazo, um documento de referência, etc).

2. Escreva de forma clara e objetiva 

O segundo passo é sobre se atentar a linguagem utilizada. Escrever de maneira clara e objetiva é fundamental, pois nem sempre será você mesmo que irá ler o business plan, então as suas ideias devem ser transmitidas pelo texto.

Além disso, ainda que você seja o único com acesso ao business plan da sua empresa, a objetividade elimina a ambiguidade, ou seja, todas as informações, estratégias e metas devem ser concretas para serem comparadas com os resultados.

3. Seja realista 

Como última dica, seja realista. Isso não significa sonhar pequeno ou ser menos ambicioso, mas sim entender que um business plan é um documento sério, feito para ser seguido pela sua empresa.

Nesse sentido, ao estabelecer prazos, metas e projeções, se certifique que o seu negócio é capaz de cumpri-los.

Ainda, lembre-se que não atingir os objetivos estabelecidos não é o fim do mundo, afinal, eles servem para guiar a sua empresa, e o mais importante é aprender com os erros e criar estratégias para não repeti-los.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre estar agregando seus conhecimentos.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.

Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!

Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Então, se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Formação Empreendedora.

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Plano De Negocios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.