O que é um plano de vendas?
Benefícios de um plano de vendas para seu negócio
Como elaborar um plano de vendas?
Entendeu tudo?

Conheça o plano de vendas e veja como melhorar o desempenho do seu negócio

Descubra o que é e como elaborar um plano de vendas, tendo benefícios como o aumento do faturamento e do volume de vendas da sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o plano de vendas e veja como melhorar o desempenho do seu negócio

Definir um plano de vendas eficiente é um dos primeiros passos para tornar sua empresa bem-sucedida.

Afinal, esse planejamento é responsável por aumentar a organização do negócio e determinar metas concretas para a equipe.

Entretanto, é fundamental conhecer todos os detalhes dessa proposta, para conseguir o melhor desempenho possível para a empresa.

Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre plano de vendas, explicando seus benefícios e os primeiros passos para começar a elaborá-lo de maneira consistente.

  • O que é um plano de vendas?
  • Benefícios de um plano de vendas para seu negócio;
  • Como elaborar um plano de vendas?

O que é um plano de vendas?

O plano de vendas é um documento elaborado com a finalidade de organizar e estabelecer orientações claras para serem seguidas pela equipe de vendas.

Em resumo, é um planejamento que determina o que precisa ser feito, quando e como. Por isso, é importante que seja o mais detalhado possível, para atingir a máxima eficiência.

Além disso, é no plano de vendas que a empresa definirá seus objetivos macro e micro. Ou seja, as metas que um negócio planeja alcançar.

E não apenas projeções futuras, mas também uma forma de analisar os resultados anteriores, e, assim, arquitetar outras possibilidades de atuação.

Ainda, com um bom planejamento, é possível ter resultados positivos em diversos setores do empreendimento.

Por exemplo, treinar os colaboradores para guiar o cliente corretamente pelo funil de vendas, e, com isso, aumentar as taxas de conversão.

De forma geral, o plano de vendas é de extrema importância para o negócio, e deve ser considerado como uma das estratégias de vendas da empresa.

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!

Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?

Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!

Clique aqui e saiba mais!

Benefícios de um plano de vendas para seu negócio

Para mostrar como o plano de vendas é essencial para sua empresa, separamos alguns dos principais benefícios que esse planejamento traz:

1. Foco

Elaborar um plano de vendas ajuda a empresa a se manter firme em seus objetivos, e não desviar o foco para questões secundárias.

Além disso, também permite que ela esteja mais preparada para lidar com imprevistos, pois saberá lidar com diferentes situações, sem perder o enfoque.

Dessa forma, é possível continuar atuando, mesmo com as adversidades.

Ainda, é importante elaborar o plano de vendas de forma que possa atrair o maior número de leads possível e transformá-los em novos clientes.

Isso só será possível caso a empresa tenha foco em seus objetivos, e, acima de tudo, saiba quais são suas prioridades.

2. Melhoria contínua

Quase 60% das empresas fecham após cinco anos, e um dos principais motivos para isso acontecer, é justamente a falta de planejamento.

Isso porque a falta de um plano adequado, somado a outros fatores, como inexperiência e falta de visibilidade no mercado, pode levar ao fracasso desses negócios.

Por outro lado, investir em uma organização concreta traz mais planejamento para a empresa, que também poderá investir de maneira mais assertiva.

Com mais investimentos, a empresa poderá apresentar uma melhoria contínua, além de ter uma visão mais clara do que está funcionando, e do que precisa mudar.

3. Melhor desempenho de vendas

Padronizar a forma como a equipe de vendas realiza a abordagem ou guia o cliente durante a jornada de compra é essencial para ter melhorias no desempenho.

Isso porque um bom planejamento promove maior foco, e, com isso, um entendimento mais direto do público.

Dessa forma, as chances de evoluir a performance de vendas aumenta consideravelmente. Inclusive ampliando o valor do ticket médio das vendas da sua empresa.

Mas para alcançar bons resultados de produção, é imprescindível ter um documento que fale sobre os pontos fortes e fracos do negócio, e como utilizá-los.

Como elaborar um plano de vendas?

Depois de conhecer os benefícios do plano de vendas, é hora de conhecer o passo a passo para elaborar o planejamento da sua empresa.

Confira as dicas que separamos para você:

1. Defina suas metas de venda

O primeiro passo para desenvolver um plano eficiente é definir as metas de venda.

São elas que irão construir os objetivos principais da empresa, e guiar os colaboradores durante a execução prática do cronograma.

As metas podem ser diversas, dependendo das necessidades de cada negócio. Por exemplo, aumentar as vendas, expandir as filiais ou realizar determinada campanha.

É importante ter metas concretas, ou seja, que podem ser realizadas, inclusive podendo ser grandes ou pequenas.

Dessa forma, ajudarão a empresa a não desfocar, e implantar um plano sólido de atuação.

2. Estabeleça prazos

Os prazos são essenciais para tornar as metas plausíveis e incentivar a empresa durante a realização do seu planejamento.

Além de ajudar no foco da equipe, também permite uma análise de desempenho mais detalhada.

Uma vez que o plano de vendas tenha prazos reais, o negócio poderá avaliar sua produtividade de maneira mais efetiva.

Não existe um padrão para os prazos do planejamento. Apenas é necessário que eles atendam as necessidades da empresa.

Por exemplo, definindo metas para o próximo mês, semestre, ou mesmo para o próximo ano.

3. Faça um plano de ação

O plano de ação é um complemento fundamental ao planejamento de vendas da empresa.

Isso porque, a princípio, é preciso avaliar as metas de objetivos de maneira mais subjetiva, que permite projeções e prospecções.

No entanto, também é necessário colocar essas ideias em prática, e é nesse momento que essa etapa entra em ação.

Trata-se de uma descrição concreta das atividades que precisarão ser realizadas para atingir as metas.

Dessa forma, o plano de ação e o plano de vendas se complementam, e permitem que a empresa tenha resultados mais positivos.

Entendeu tudo?

Agora que você entendeu como funciona o plano de vendas e como é importante ter um processo estruturado para um bom resultado comercial, conheça o nosso programa de formação empreendedora, para estruturar seu negócio baseado na experiência de empreendedores experientes.

Toda nova empresa demanda novos processos, como etapas para montar seu negócio, construir sua proposta de valor, gerenciar sua carteira de clientes. Esse treinamento traz tópicos importantes para quem quer desenvolver comportamentos de sucesso, tendo todo embasamento necessário para essa construção.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e adquira o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Técnicas De Vendas E Excelência No Atendimento

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.