Cada vez mais os clientes estão no controle de todas as situações, decidindo o que vão consumir, como vão consumir e na hora que vão consumir.

Para conseguir atender essa mudança de perfil de consumo, estratégias como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo acabaram surgindo e ganhando muita força.

Entretanto, para que essas estratégias possam funcionar bem, é preciso que consiga impactar o seu Lead ao longo da sua jornada de compra da maneira mais efetiva possível.

Para te ensinar a fazer isso e muito mais, decidimos criar este conteúdo focado no que acreditamos ser um dos elementos mais importantes dentro do Marketing Digital.

Preparado para aprender mais sobre ele? Esse artigo conterá os seguintes tópicos:

  • O que é jornada de compra?

  • As etapas da jornada de compra (com exemplos);

  • Dicas para produzir conteúdo em cada etapa;

  • Pronto para começar?

 

O que é jornada de compra?

 

A jornada de compra é o caminho que o cliente irá ter que passar até chegar ao momento final da sua compra.

Essa jornada se divide em 4 etapas:

  • Aprendizado e Descoberta;

  • Reconhecimento do Problema;

  • Consideração da Solução;

  • Decisão de Compra.

Cada uma dessas etapas é igualmente importante para o sucesso de qualquer estratégia digital.

Mas o mais importante aqui é que você entenda que se o seu objetivo é aumentar suas vendas, tudo começa na construção de uma jornada de compra poderosa.

Se você dominar esse meio, será possível otimizar seus resultados de uma maneira inimaginável, afinal de contas, agora você estará no controle do percurso que o cliente irá transcorrer, e poderá impactar ele de uma maneira mais poderosa a cada contato!

E já que estamos no mundo do marketing, que tal você baixar a nossa planilha sobre indicadores de Marketing Digital

É totalmente gratuita e pronta para você! 

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As etapas da jornada de compra

 

As etapas da jornada de compra já foram apresentadas para você anteriormente, mas é preciso falar sobre elas de uma maneira um pouquinho mais aprofundada.

Aqui embaixo você verá os aspectos mais importantes que você precisa saber sobre cada uma dessas etapas.

Veja:

 

Aprendizado e Descoberta

ilustração de um homem em processo de aprendizado e descoberta

 

A etapa de aprendizado e descoberta se refere a um período onde o consumidor não sabe muito bem qual é o seu problema ou necessidade.

Ele está completamente perdido e está buscando ajuda.

Outra forma de dizer isso, é através da interpretação de que ele está começando a se interessar por determinado assunto, mas possui pouca noção e por isso está “a deriva”.

O objetivo do seu negócio nessa etapa é conseguir capturar a atenção do consumidor através da criação de conteúdos relevantes.

Para que fique mais fácil, irei te dar um exemplo específico:

 

Exemplo

Gustavo é um jovem empreendedor que está passando por dificuldades, já que não consegue tirar suas ideias do papel e construir os negócios que um dia sonhou.

Contudo, ele ainda não consegue perceber o motivo específico de isso estar acontecendo, e por esse motivo está pesquisando na internet algumas coisas para tentar descobrir mais sobre o seu problema.

 

Reconhecimento do Problema

Nesse momento o consumidor percebe que tem um problema.

Dificilmente o consumidor terá esse “estalo” sozinho e perceberá repentinamente onde está errando.

É sua função, através do seu conteúdo, conseguir indicar para ele qual é esse erro que ele está cometendo e que faz com que ele não consiga alcançar o seu objetivo.

 

Exemplo

Continuando o nosso exemplo, Gustavo acessou o nosso site e começou a consumir os nossos conteúdos.

Com a ajuda dos nossos blog posts ele conseguiu perceber o grande problema que possuía:

Ele queria empreender sem nem ao menos ter um conhecimento avançado nessa área. Ele queria construir um negócio sem ter sequer as “ferramentas” para isso.

 

Consideração da Solução

Este é o momento onde o consumidor começou a mapear as possíveis soluções para o seu problema e está pensando nos seus próximos passos.

Neste momento é fundamental que você consiga mostrar para ele pontualmente a qualidade do seu produto ou serviço, se posicionando como uma excelente opção no mercado.

É necessário também criar um sentimento de urgência, para que ele tome a iniciativa de resolver o seu problema o mais rapidamente possível.

Quanto mais tempo se espera, maiores são as chances de que ele deixe isso para lá.

 

Exemplo

Gustavo percebeu que sua incapacidade de empreender está ligada a sua falta de conhecimento sobre técnicas efetivas de se fazer isso.

Agora ele mapeou alguns programas online que podem ajudá-lo a ter melhores resultados.

Nesse momento, ele foi abordado através das nossas ações de Inbound Marketing, para que tivéssemos a oportunidade de mostrar a ele o nosso Curso de Formação Empreendedora.

 

Decisão de Compra

ilustração de uma jornada de compra representada por um homem

 

Aqui é o momento onde o consumidor efetivamente toma a sua decisão e fecha a compra.

Sua obrigação é mostrar para ele todos os possíveis benefícios que serão gerados ao fechar o negócio com a sua empresa.

 

Exemplo

Mostramos para Gustavo todos os elementos do nosso curso online, de forma que ele passou a considerá-lo uma ótima opção.

Graças ao relacionamento construído ao longo de todas as interações, o consumidor decidiu fazer a compra do nosso material.

E agora que você já entendeu tudo sobre essa jornada, irei te dar algumas dicas para a produção de conteúdo em cada etapa.

 

Dicas para produzir conteúdo em cada etapa

 

Veja 3 dicas poderosas para que você consiga entender melhor como construir conteúdos melhores em cada etapa da jornada de compra para seus potenciais clientes:

 

Use a comunicação adequada para cada etapa

Cada etapa da jornada de compra é única e possui suas especificidades:

  • No começo é preciso ser mais claro e direto, sem trazer muita complexidade;

  • Nos passos seguintes é preciso aprofundar os conteúdos e começar a mostrar mais sobre seus produtos;

  • Por fim, é preciso efetivamente realizar a venda através de conteúdos mais agressivos.

Se você não respeitar essa sequência e tentar vender antes do tempo ou entregar conteúdos mais simples na hora errada, toda a sua estratégia de marketing e vendas irá ruir.

 

Seja honesto

Não adianta dizer para o seu cliente que você é a única opção viável no mercado, quando muito provavelmente você não é.

Se livre do medo de falar de concorrentes. Cite-os, fale suas qualidades e seus defeitos, assim como também é importante mencionar opções alternativas dentro do mercado.

Fazer isso mostrará para o seu cliente que você não quer o seu dinheiro, mas sim que ele faça a melhor escolha possível.

Cite também sua empresa e faça questão de apresentar seus dados com muito orgulho e entusiasmo!

 

Saiba vender a sua solução

No fim das contas, você precisa saber vender a sua solução para poder ter sucesso com a jornada de compra.

Você fez tudo certo para chegar até o final, este é o momento de vender sem medo.

Seja mais agressivo e posicione o seu produto de uma maneira 100% transparente, essa é a hora de ressaltar a necessidade de compra do cliente!

 

Pronto para começar?

 

Um fato muito curioso é que assim como no exemplo dado ao decorrer do texto, é possível perceber hoje muitas pessoas querendo empreender sem ter ainda os fundamentos para tal iniciativa.

Isso acaba gerando uma grande frustração para o futuro empreendedor.

Contudo, isso não precisa ser assim.

Com o conhecimento correto você pode ser mais do que capaz de iniciar o seu próprio negócio, retirando suas ideias do papel e caminhando para o sucesso.

Tudo o que você precisa fazer para conseguir isso é dar o próximo passo e conhecer melhor o nosso Curso sobre Formação Empreendedora.

Por meio de conteúdos ricos e elaborados por quem tem experiência no mercado, iremos te ajudar a colocar seus projetos em prática.

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Não se esqueça de nos presentear com o seu comentário contando sobre a sua experiência em nosso blog. 

Até a próxima!