9 dicas para montar uma padaria
Dica bônus

Manual de como empreender: saiba como montar uma padaria

Empreender não é uma tarefa fácil, requer muito esforço e dedicação. Hoje trouxemos o passo a passo de como montar uma padaria.

João Henrique
Por: João Henrique
Manual de como empreender: saiba como montar uma padaria

Olá caro leitor, esperamos que esteja tudo bem com você! Tem o sonho de montar uma padaria e não sabe como começar?

Nesse artigo vamos tentar auxiliar você nesse momento tão único e complexo, o pontapé inicial.

empreendedorismo é a chave para o sucesso em qualquer país. Ele influencia diretamente no desenvolvimento econômico e social da população.

Nós preparamos uma série de artigos, chamada de “Manual de Como Empreender”, por meio dela vamos abordar diversos segmentos. Nesse artigo, vamos focar em como montar uma padaria em 9 passos.

Se você não sabe nem por onde começar, ter estratégias é um requisito muito importante para o sucesso, por isso elaboramos o Kit de Planilha de Gestão Estratégica para te ajudar.

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9 dicas para montar uma padaria

1. Localização

A escolha do lugar é de suma importância para qualquer negócio, com as padarias isso não seria diferente.

É um tipo de negócio que recebe visitas com frequência dos seus consumidores, pois quem não quer aquele pão quentinho recém saído do forno?

Para facilitar isso, é importante escolher uma localização com uma certa densidade populacional, como bairros e áreas habitacionais ou com bastante movimentação, por exemplo, os centros comerciais.

Porém, não se engane! Para atrair os clientes daquela área, não é somente a localização que será importante. Vamos falar sobre esses outros aspectos nos próximos tópicos.

2. Estude seu público-alvo

Com a localização escolhida, está na hora de conhecer o fator mais importante para o sucesso de qualquer negócio, os seus possíveis clientes.

A localização define muito o perfil da sua clientela, já que quando a padaria está localizada nas proximidades de uma escola ou universidade, o público que a frequenta poderá ser majoritariamente jovem.

Em áreas habitacionais costuma-se ter um público familiar, enquanto em centros comerciais tende-se a ter um público de jovens adultos, que trabalham nas proximidades.

É importante definir quem será o público-alvo buscado para fidelizar o seu negócio. Algumas informações que podem ajudar a conhecer esse perfil são:

  • Classe Social;
  • Condição econômica;
  • Fatores Demográficos;
  • Fatores Culturais;
  • Fatores Sociais;
  • Comportamento de compra;
  • Hábitos de consumo;
  • Preferências.

Pesquisas de opinião, enquetes em redes sociais, benchmarking e outros negócios da região podem facilitar muito esse processo.

3. Estude a concorrência

A competição empresarial está bastante acirrada nos dias de hoje. Com negócios essenciais, como as padarias, isso é ainda mais evidente. Em cada bairro existe uma padaria, por isso é essencial que você estude os seus concorrentes.

Conhecer aspectos como os produtos oferecidos, público majoritário que atendem, estrutura e o atendimento são muito eficazes para o momento de traçar as suas estratégias, com o intuito de que você diferencie o seu negócio dos demais e aumente a sua vantagem competitiva.

4. Definição do mix de produtos

Após conhecer as necessidades do seu público e o que os seus concorrentes estão oferecendo, fica mais fácil definir a lista de produtos e serviços que o seu estabelecimento irá oferecer.

É muito importante fazer um cardápio variado, mas que respeite as demandas projetadas, seja possível de executar e o mais importante: que não traga prejuízos.

5. Infraestrutura

O layout de qualquer negócio é muito importante para qualquer estabelecimento comercial, além de ser bom para atrair a clientela, ele facilita muito os processos produtivos.

Em alguns caso, é muito eficaz contratar profissionais que entendam dessa parte e que possam te ajudar nessa questão.

Outro fator importante relacionado à infraestrutura são os equipamentos necessários para a execução do trabalho, faça uma lista para que isso ajude a você a não se esquecer de nada importante.

Nessa etapa entraria os utensílios e eletrodomésticos da cozinha, móveis, softwares de gestão, material de escritório e tudo que seria necessário para atender os clientes da melhor forma possível.

6. Equipe

Montar um quadro eficiente de funcionários é muito imprescindível para apoiar o sucesso do seu negócio.

Peça referências, divulgue as vagas, faça entrevistas e testes para que você consiga avaliar os candidatos e assim escolher os melhores funcionários.

Após a contratação, é muito importante que você realize treinamentos com os mesmos, para que assim você supra alguns déficits de habilidades que eles venham a ter. Outro benefício dessa preparação extra é a padronização do seu serviço.

7. Produção

Nenhum estabelecimento sobrevive sem produtos ou serviços de qualidade. Para isso é muito importante que você estabeleça processos produtivos padrões e escolha bons fornecedores, que além de entregar preços justos, consiga atender às suas necessidades.

Estude o quanto você consegue produzir, assim fica mais fácil estabelecer demandas e fazer um atendimento eficiente.

8. Divulgação

Estar na “boca do povo” é algo muito positivo para qualquer negócio. Hoje, é muito importante que você tenha um boa campanha de divulgação, presencial e virtual.

Estabeleça quais as redes sociais você integrará, qual conteúdo será divulgado e também uma identidade visual bonita e atrativa.

Esses fatores são muito eficazes para construir uma imagem positiva perante seus clientes. Além de auxiliar na fidelização deles, isso pode atrair muitos outros.

9. Atendimento

Um bom atendimento é uma das chaves para que seu negócio prospere. Para isso, é importante que você esteja sempre atento às opiniões emitidas pelos seus consumidores e quanto às tendências que possam surgir.

É necessário que você ofereça possibilidades de canais diversos de atendimento, aumentando a facilidade com que o cliente possa interagir com a sua empresa. Além disso, é essencial que o cliente tenha uma experiência agradável, pois isso é um fator que influencia muito na questão da indicação para amigos, colegas e familiares.

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João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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