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O que são os Objetivos de Desempenho?
Qual a importância de definir os Objetivos de Desempenho?
Qual é o objetivo da produção?
Quais são os Objetivos dos Indicadores de Desempenho?
Como definir os Objetivos de Desempenho assertivamente para o seu negócio?
O que significa desempenho operacional?
Torne-se um um Gerente de Produção de sucesso!

Aprenda como definir Objetivos de Desempenho de forma assertiva para a sua empresa

Descubra o que são os Objetivos de Desempenho, aprenda como defini-los e como eles podem ser utilizados no planejamento e controle da produção de uma empresa.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Aprenda como definir Objetivos de Desempenho de forma assertiva para a sua empresa

Os Objetivos de Desempenho são indicadores que descrevem o que uma empresa quer alcançar em termos de metas e resultados. Esses objetivos devem ser realistas, mensuráveis, específicos, relevantes e alcançáveis.

Mas, você sabe, de fato, o que significa?

Os objetivos de desempenho podem ser a peça-chave para um gestor avaliar os indicadores da sua empresa.

Nesse artigo você vai ver como esses objetivos podem se relacionar diretamente com o planejamento e controle da produção, o PCP.

Confira abaixo os tópicos que você vai conferir:

  • O que são os Objetivos de Desempenho?
  • Qual a importância de definir os Objetivos de Desempenho?
  • Qual é o objetivo da produção?
  • Quais são os Objetivos dos Indicadores de Desempenho?
  • Como definir os Objetivos de Desempenho assertivamente para o seu negócio?
  • O que significa desempenho operacional?

Vamos começar?

O que são os Objetivos de Desempenho?

Os Objetivos de Desempenho são indicadores que uma empresa precisa avaliar e mensurar para chegar no seu objetivo maior. Ou seja, eles servem como guia para as empresas direcionarem os seus esforços e cumprirem com os seus objetivos.

Esses objetivos devem ser realistas, mensuráveis, específicos, relevantes e alcançáveis dentro de um período de tempo que foi definido. Eles podem ser quantitativos ou qualitativos.

Qual a importância de definir os Objetivos de Desempenho?

Definir objetivos de desempenho é extremamente importante para a empresa por diversas razões. Algumas dessas razões são:

Alinhamento com os objetivos organizacionais da empresa

Esse alinhamento ajuda a garantir que as atividades e metas individuais dos funcionários estejam em sintonia com as metas e objetivos gerais da empresa.

Foco e direção

Ter objetivos de desempenho bem definidos ajuda a fornecer uma direção clara e um senso de propósito para os funcionários. Dessa forma, os funcionários têm mais facilidade para manter o foco e a concentrar suas energias nos objetivos que devem ser alcançados.

Medição e avaliação

Como já comentamos anteriormente, os objetivos de desempenho são mensuráveis e, dessa forma, ajudam a medir o progresso em direção aos objetivos. Além disso, esses objetivos auxiliam na avaliação do desempenho dos funcionários.

Feedback e orientação

Com os objetivos de desempenho bem definidos, os funcionários sabem o que é esperado deles.

Motivação

Com objetivos de desempenho realistas e alcançáveis, os funcionários vão se sentir mais motivados a se esforçar para alcançá-los e superá-los, aumentando a sua produtividade e a satisfação com o trabalho.

Qual é o objetivo da produção?

Essa função se caracteriza, sobretudo, pela produção de bens e serviços e pelo atendimento aos requisitos dos consumidores. Ela se relaciona diretamente com os objetivos estratégicos de uma organização.

Além disso, existem três razões pelas quais a função produção existe:

Apoio à estratégia empresarial

É caracterizado como o suporte que a produção precisa ter para que a empresa atinja os seus objetivos estratégicos e esteja alinhada com as políticas da organização.

Implementação das estratégias empresariais

É caracterizada por colocar as estratégias empresariais em prática. Ou seja, ela transforma as decisões estratégicas em realidade na produção.

Como por exemplo, quando o departamento de recursos humanos de uma organização treina os colaboradores para atingir o resultado esperado.

Impulsão da estratégia empresarial

A produção deve proporcionar uma vantagem competitiva a longo prazo, para que a estratégia seja impulsionada e o objetivo seja cumprido com sucesso.

Quais são os Objetivos dos Indicadores de Desempenho?

Os objetivos de desempenho são muito estratégicos para uma empresa. Isso porque, ao definir quais objetivos de desempenho ela seguirá, os seus processos, serviços e produtos serão diretamente impactados.

O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco indicadores de objetivos de desempenho que você vai conferir a seguir: Confiabilidade, Custo, Qualidade, Velocidade e Flexibilidade.

1. Confiabilidade

Para uma empresa ter credibilidade no mercado, é necessário ter um histórico de ações que comprovem que ela cumpriu com o que foi proposto.

Assim, ao determinar que o projeto será cumprido em tal prazo, a empresa que preza pela confiabilidade tem o dever de cumprir suas tarefas e compromissos sem atrasos.

Como exemplos de indicadores que mostram a confiabilidade de uma empresa, temos o número de entregas em atraso, atraso médio de pedidos e número de entregas no prazo.

2. Custo

Uma grande preocupação no setor industrial é o custo de seus processos. Isso porque, qualquer variação e incremento de custo na fabricação de um produto pode acarretar em grandes prejuízos para a empresa.

Além disso, as empresas possuem interesse em manter os seus custos de produção sempre baixos, mas sem comprometerem os outros objetivos como a confiabilidade, a qualidade e a velocidade, a fim de atenderem as necessidades dos consumidores.

Os indicadores mais usados para medir o nível de sucesso de uma operação em relação ao custo são: produtividade, tempo de processamento e quantidade de material consumido.

3. Qualidade

A qualidade significa "fazer certo as coisas", no qual a produção de produtos e serviços precisa estar dentro das especificações.

Mas, como assim?

Trabalhar com o objetivo de qualidade significa ter a produção definida com excelência na qualidade, e com o mínimo de falhas.

A qualidade está diretamente relacionada com a satisfação dos consumidores e, consequentemente, com a confiabilidade do produto.

Assim, o indicador mais utilizado para monitorar a qualidade é o número de não conformidades e retrabalhos.

Aliás, garantir a qualidade em todos os processos dentro da empresa faz parte do papel de um profissional Lean Seis Sigma, figura de destaque para gerir grandes processos de melhoria contínua.

Confira, no vídeo abaixo, 7 ferramentas da qualidade:

4. Velocidade

A velocidade compreende o tempo decorrido entre a requisição do produto e o seu recebimento pelo consumidor.

Adotar esse objetivo na organização enriquece a oferta e, ainda, significa ter um bom planejamento da produção e uma preocupação com a satisfação do cliente.

Isso porque, quanto mais rápido o consumidor receber o produto, mais provável de ele adquirir novamente, trazendo benefícios tanto para a organização, quanto para o cliente.

Um indicador clássico da velocidade é o lead time.

5. Flexibilidade

Para quem gosta de agilidade e adaptabilidade, esse é o objetivo ideal para ser adotado. Principalmente se a organização tem um segmento tecnológico.

A flexibilidade proporciona à empresa a capacidade de se reinventar e atender às novas demandas do mercado que possam surgir no meio do caminho.

Como indicadores de flexibilidade, temos o tempo necessário para desenvolver novos produtos e serviços, o tempo de mudança de máquina e o tempo para mudar as programações.

Como você viu, é fundamental que as operações de um processo produtivo sejam mensuradas por meio de medidas de desempenho e de indicadores para que as operações sejam melhoradas.

Como definir os Objetivos de Desempenho assertivamente para o seu negócio?

Agora que você já sabe o que são os objetivos de desempenho, qual a sua importância para as empresas e quais são seus indicadores, vamos aprender como defini-los? Siga o passo a passo abaixo:

  • Analise os objetivos estratégicos de sua empresa;
  • Identifique áreas críticas;
  • Defina objetivos específicos;
  • Estabeleça prazos realistas;
  • Priorize os objetivos com base em sua importância;
  • Comunique os objetivos de forma clara com seus funcionários;
  • Monitore o progresso e revise.

Seguindo esse passo a passo, além de todos os aprendizados deste artigo, você conseguirá definir Objetivos de Desempenho claros e assertivos para a sua empresa.

O que significa desempenho operacional?

O objetivo do desempenho operacional é, sobretudo, estudar formas de garantir a melhoria contínua de empresas e indústrias.

Dessa forma, é possível detectar desvios e perdas, analisar as causas, controlar e garantir a eficácia operacional, gerando plano de ações e identificando oportunidades de melhorias.

O desempenho operacional pode ser medido por diversas métricas, como:  produtividade, tempo de ciclo, taxa de defeitos, qualidade do produto, eficiência do processo, entre outras.

Torne-se um um Gerente de Produção de sucesso!

Como você deve ter percebido, os objetivos de desempenho devem estar constantemente alinhados com a produção para que as estratégias da organização sejam cumpridas com sucesso.

Portanto, o domínio das práticas de PCP (Planejamento e Controle de Produção) são essenciais para alcançar esses objetivos.

Para te ajudar com isso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção, onde adquirir habilidades técnicas e gerenciais, aprender a melhorar a eficiência da produção, reduzir custos, melhorar a qualidade e, claro, impulsionar a sua carreira!

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Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

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