É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os objetivos de desempenho de uma empresa.

Mas, você sabe, de fato, o que significa?

Os objetivos de desempenho podem ser a peça-chave para um gestor avaliar os indicadores da sua empresa. Nesse artigo você vai ver como esses objetivos podem se relacionar diretamente com o planejamento e controle da produção

Confira abaixo os tópicos que você vai conferir:

 

  • O que são os objetivos de desempenho?
  • Qual é o objetivo da produção?
  • Quais são os objetivos dos indicadores de desempenho?
  • O que significa desempenho operacional?

 

O que são os objetivos de desempenho?

 

Os objetivos de desempenho são indicadores que uma empresa precisa avaliar e mensurar para chegar no seu objetivo maior.

Ou seja, eles servem como guia para as empresas direcionarem os seus esforços e cumprirem com o seus objetivos.

 

Qual é o objetivo da produção?

 

Essa função se caracteriza, sobretudo, pela produção de bens e serviços e pelo atendimento aos requisitos dos consumidores. Ela se relaciona diretamente com os objetivos estratégicos de uma organização.

Além disso, existem três razões pelas quais a função produção existe:

 

Apoio à estratégia empresarial

É caracterizado como o suporte que a produção precisa ter para que a empresa atinja os seus objetivos estratégicos e esteja alinhada com as políticas da organização.

 

Implementação das estratégias empresariais

É caracterizada por colocar as estratégias empresariais em prática. Ou seja, ela transforma as decisões estratégicas em realidade na produção.

Como por exemplo, quando o departamento de recursos humanos de uma organização treina os colaboradores para atingir o resultado esperado.

 

Impulsão da estratégia empresarial

A produção deve proporcionar uma vantagem competitiva a longo prazo, para que a estratégia seja impulsionada e o objetivo seja cumprido com sucesso.

 

Quais são os objetivos dos indicadores de desempenho?

 

Os objetivos de desempenho são muito estratégicos para uma empresa. Isso porque, ao definir quais objetivos de desempenho ela seguirá, os seus processos, serviços e produtos serão diretamente impactados.

O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco indicadores de objetivos de desempenho que você vai conferir a seguir: Confiabilidade, Custo, Qualidade, Velocidade e Flexibilidade.

 

1. Confiabilidade

 

Para uma empresa ter credibilidade no mercado, é necessário ter um histórico de ações que comprovem que ela cumpriu com o que foi proposto.

Assim, ao determinar que o projeto será cumprido em tal prazo, a empresa que preza pela confiabilidade tem o dever de cumprir suas tarefas e compromissos sem atrasos.

Como exemplos de indicadores que mostram a confiabilidade de uma empresa, temos o número de entregas em atraso, atraso médio de pedidos e número de entregas no prazo.

 

2. Custo

 

Uma grande preocupação no setor industrial é o custo de seus processos. Isso porque, qualquer variação e incremento de custo na fabricação de um produto pode acarretar em grandes prejuízos para a empresa.

Além disso, as empresas possuem interesse em manter os seus custos de produção sempre baixos, mas sem comprometerem os outros objetivos como a confiabilidade, a qualidade e a velocidade, a fim de atenderem as necessidades dos consumidores.

Os indicadores mais usados para medir o nível de sucesso de uma operação em relação ao custo são: produtividade, tempo de processamento e quantidade de material consumido.

 

3. Qualidade

 

A qualidade significa “fazer certo as coisas”, no qual a produção de produtos e serviços precisa estar dentro das especificações.

Mas, como assim?

Trabalhar com o objetivo de qualidade significa ter a produção definida com excelência na qualidade, e com o mínimo de falhas.

A qualidade está diretamente relacionada com a satisfação dos consumidores e, consequentemente, com a confiabilidade do produto.

Assim, o indicador mais utilizado para monitorar a qualidade é o número de não conformidades e retrabalhos.

É importante conhecer e utilizar ferramentas para te auxiliar no controle da qualidade nos processos da sua empresa. Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre como a qualidade pode influenciar no processo produtivo? Por isso, não perca essa oportunidade!

Nós temos um E-Book sobre as 7 ferramentas da qualidade para você começar agora a aplicar na sua empresa e ir em busca da qualidade!

Clique no botão abaixo e faça o download:

Clique e saiba mais!

 

4. Velocidade

 

A velocidade compreende o tempo decorrido entre a requisição do produto e o seu recebimento pelo consumidor.

Adotar esse objetivo na organização enriquece a oferta e, ainda significa ter um bom planejamento da produção e uma preocupação com a satisfação do cliente. 

Isso porque, quanto mais rápido o consumidor receber o produto, mais provável de ele adquirir novamente, trazendo benefícios tanto para a organização, quanto para o cliente.

Um indicador clássico da velocidade é o lead time

 

5. Flexibilidade

 

Para quem gosta de agilidade e adaptabilidade, esse é o objetivo ideal para ser adotado. Principalmente se a organização tem um segmento tecnológico.

A flexibilidade proporciona à empresa a capacidade de se reinventar e atender às novas demandas do mercado que possam surgir no meio do caminho.

Como indicadores de flexibilidade, temos o tempo necessário para desenvolver novos produtos e serviços, o tempo de mudança de máquina e o tempo para mudar as programações.

Como você viu, é fundamental que as operações de um processo produtivo sejam mensuradas por meio de medidas de desempenho e de indicadores para que as operações sejam melhoradas.

 

O que significa desempenho operacional?

 

O objetivo do desempenho operacional é, sobretudo, estudar formas de garantir a melhoria contínua de empresas e indústrias.

Dessa forma, é possível detectar desvios e perdas, analisar as causas, controlar e garantir a eficácia operacional, gerando plano de ações e identificando oportunidades de melhorias.

 

Aprendeu tudo?

 

Como você deve ter percebido, os objetivos de desempenho devem estar constantemente alinhados com a produção para que as estratégias da organização sejam cumpridas com sucesso.

Por isso, recomendamos que você não pare os seus estudos por aqui e confira o nosso Curso Gratuito de Planejamento e Controle da Produção!

Nele, você será capaz de, além de avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho, relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção e obter uma visão sistêmica do seu negócio!

Para saber mais, só clicar no botão abaixo!

Clique e confira!