O que é PCP?
Quais vantagens o PCP traz para sua empresa?
3 principais vertentes do PCP
O que faz o profissional PCP?
Quais ferramentas o PCP utiliza?
Não deixe o conhecimento no papel!
Aprenda a gerenciar projetos para o seu PCP

Conheça o PCP e os impactos que ele pode trazer para sua empresa!

Planejamento e Controle de Produção. Descubra como o famoso PCP pode ajudar a sua empresa a lucrar mais e se tornar mais produtiva.

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Conheça o PCP e os impactos que ele pode trazer para sua empresa!

Você sabe como proporcionar maior produtividade, economia e controle sobre a qualidade do produto da sua empresa? Será que ela já produz o seu potencial máximo com o mínimo de investimentos? O PCP trás ótimos diagnósticos e métodos para tornar a resposta destas perguntas afirmativa.

A ferramenta gerencia recursos operacionais, fazendo uma análise de dados de todas as operações e consolidando informações. Estas análises são usadas para elaborar planos de produção, controle e programação dos processos.

Mas, vem cá: você realmente sabe o que é PCP?

O que é PCP?

PCP é a sigla usada para Planejamento e Controle de Produção, conceito que se traduz por um sistema de gerenciamento de processos produtivos e mão de obra para uma empresa.

Trata-se do estudo e da otimização de todas as atividades relacionadas ao processo de produção e da consolidação de todas as informações relativas ao mesmo. Gerencia as principais atividades do empreendimento.

Ele atua principalmente nos setores de produção e logística, pois estes são vitais para que uma empresa possa conseguir mais qualidade, agilidade e economia dentro do processo de produção.

Dica de ouro!

Confira o eBook MS Project: Como Gerenciar Seus Projetos e entenda mais sobre alcançar excelentes resultados!

Neste eBook, você verá como gerenciar seus projetos utilizando um dos softwares mais usados nessa área, o MS Project.

Ficou interessado? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso conteúdo!

ms project

Quer saber como extinguir desperdícios e maximizar os lucros da sua empresa?

Vem comigo que agora eu vou te explicar como o PCP pode fazer isso e ajudar a sua empresa a alcançar ainda mais sucesso!

Quais vantagens o PCP traz para sua empresa?

Quando falamos de uma ferramenta de otimização de produção, é natural que surja a dúvida: quais vantagens essa ferramenta traz?

Pensando nisso, listei para você as 5 principais vantagens da utilização do PCP:

3 principais vertentes do PCP

É possível separar a atuação do PCP em 3 principais vertentes são elas:

1. Planejamento

Quais produtos devem ser produzidos? Como eles devem ser produzidos? Quando devem ser produzidos? Estas são perguntas que devem ser respondidas por práticas realizadas nesta vertente.

2. Programação

Nesta vertente é feito o gerenciamento dos recursosque serão utilizados em cada processo, de forma a manter o fluxo de produção o quão constante for possível.

3. Controle

Aqui são feitos o monitoramento e a análise dos processos. A partir destas análises é que as vertentes anteriores tomam decisões, o que torna esta, uma das mais importantes vertentes.

O que faz o profissional PCP?

O profissional PCP é como um mestre da produção, que deve seguir o fluxo de trabalho de algum segmento, visando a obtenção de melhores resultados.

Sua tarefa não é unicamente operacional. O gestor desta atividade deve estar constantemente em contato com outros setores da administração da empresa. Juntos, eles devem traçar estratégias precisas e direcionar investimentos e recursos para as melhores aplicações.

Ele deve dominar o processo de produção, ter uma visão sistêmica de toda a cadeia logística, saber tudo sobre a rotina produtiva, matérias primas, equipamentos produtivos, rendimento de maquinários e gargalos do sistema de produção.

O profissional analista em PCP atua gerindo os recursos operacionais, as matérias primas, a mão de obra, a capacidade de produção e os processos produtivos.

Seu objetivo é otimizar o processo de produção como um todo, fazendo uso de ferramentas como a previsão de demanda, tanto em curto prazo quanto em médio e longo prazo, a administração de materiais, o planejamento agregado da produção e outras que abordaremos a seguir.

Quais ferramentas o PCP utiliza?

No tópico acima, nos referimos a algumas ferramentas muito autoexplicativas usadas pelo profissional PCP. Agora trago para você uma lista com 7 ferramentas e metodologias mais completas, que também auxiliam este profissional e merecem maior destaque.

1. Just in time

Just in timeé um conceito que busca eliminar estoques e agilizar a produção.

Por meio de planejamento, programação e controle, busca alinhar as ordens de produção com a previsão de demanda. Por meio de estimativas, tenta produzir em quantidade o mais próximo possível da quantidade a ser vendida, evitando assim, gastos com estocagem de produtos.

2. Kaizen

Kaizen é um termo em japonês que significa "mudança para melhor" ou "melhoria contínua".

O foco desta metodologia é a melhoria contínua de processos através da aplicação de um projeto chamado de "Evento Kaizen".

Esta filosofia se fundamenta na sempre existente possibilidade de melhora. Atua direcionando o trabalho individual dos colaboradores para as metas compartilhadas da empresa, prevalecendo o trabalho coletivo sobre o individual e eliminando os desperdícios e retrabalhos.

Caracteriza-se por uma estratégia barata e muito útil, que reflete rapidamente nos resultados da empresa.

3. Kanban

Kanban é um sistema que propõe o uso de cartões ou post-it para indicar e acompanhar de maneira visual o andamento dos fluxos de produção nas empresas, sendo útil na aplicação do conceito de "just in time" descrito anteriormente.

O sistema fornece, para todos os colaboradores de uma função, uma programação detalhada da produção, com informações importantes como a quantidade de produtos necessária e quando fabricá-los.

4. Lean Manufacturing

Lean Manufacturing é uma filosofia de excelência operacional que procura reduzir custos de fabricação sem perder em qualidade ou produtividade.

A filosofia cita 8 desperdícios que devem ser combatidos e, se possível, extinguidos dentro de uma empresa, e ainda algumas formas de combatê-los.

A manufatura enxuta, tradução do inglês, propõe justamente a eliminação de toda atividade que não agrega valor ou eficiência aos processos produtivos.

Quem se interessa pela ferramenta deve ainda entender um de seus grandes fundamentos, o Jidoka. Trata-se da "autonomação" da linha produtiva, que promete aliar a automação de processos ao toque humano, visando potencializar a produção enxuta nas indústrias.

5. Poka-Yoke

Poka-Yoke é uma ferramenta criada com o intuito de corrigir erros e prevenir falhas. Deve ser aplicada em qualquer situação que envolva risco de defeitos.

O termo, traduzido como "à prova de falhas" é, na verdade, uma ferramenta de inspeção, que busca resolver antecipadamente e de forma descomplicada, possíveis imperfeições no processo de produção.

6. Programa 5s

5s é um programa de qualidade de gestão que tem como objetivo desenvolver a limpeza, a organização e a padronização dos processos produtivos e do ambiente da empresa como um todo.

O programa se baseia em 5 conceitos que, em japonês, são palavras com iniciais "s", por isso o nome. Os 5 conceitos são:

  • Senso de utilização;
  • Senso de Organização;
  • Senso de Limpeza;
  • Senso de Padronização e Saúde;
  • Senso de Disciplina e Autodisciplina.

Se quiser aprender tudo sobre a aplicação deste método, acesse aqui nosso artigo completo sobre "Implantação do programa 5s".

7. Seis Sigma

Seis Sigma é um conjunto de práticas baseadas no processo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), e tem como objetivo melhorar sistematicamente os processos produtivos ao eliminar defeitos.

A ferramenta é uma forma de mensurar o nível de desempenho dos processos da empresa para então, buscar um diagnóstico para os problemas encontrados.

Não deixe o conhecimento no papel!

Se este artigo te deixou animado para testar alguma dessas ferramentas e você conseguiu vislumbrar aplicações na sua empresa, ótimo! Mas eu preciso te alertar sobre algumas coisas.

Como dito anteriormente, é necessário um conhecimento profundo sobre todas as áreas da empresa pelo profissional responsável pela aplicação do Planejamento e Controle de Produção.

Isto demandará disposição, foco, estudo e muitas horas extras, em busca de noções do panorama geral da empresa e das práticas específicas de cada área.

Mas não desanime, o caminho é árduo porém compensador!

Se bem aplicado, o PCP trará resultados incríveis para sua empresa, destacando-a como negócio de sucesso e a você como um grande analista de planejamento e controle de produção.

Aprenda a gerenciar projetos para o seu PCP

Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

  • Distinguir as etapas de um PCP.
  • Classificar o sistema produtivo de uma organização.
  • Avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho.
  • Relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção.
  • Entender os fatores críticos que influenciam a administração da produção
  1. Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

Formação de Especialistas em PCP, inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Especialistas Em Pcp

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.