Onde surgiu o conceito de Produção Enxuta?
O que é Produção Enxuta?
Sistema de produção enxuta x Sistema tradicional
Ferramentas da qualidade
Deixamos aqui um presente para você!
O Kaizen aplicado na produção enxuta
Qualidade sempre gera resultado
Torne-se um agente de mudança

Produção Enxuta: a chave para a eficiência e qualidade na gestão de processos.

Veja como a Produção Enxuta pode ser aplicada em vários setores, como ela reduz desperdícios, melhora a qualidade e aumenta a eficiência na gestão de processos

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Produção Enxuta: a chave para a eficiência e qualidade na gestão de processos.

Uma empresa bem sucedida é aquela que tem produto em estoque para vender sempre que necessário, certo? Errado! Ah, então uma empresa que tenha uma produção enxuta é aquela que planeja sempre pensando no quanto conseguirá vender? Errado novamente.

Se você estiver se sentindo contrariado, saiba que me senti da mesma forma quando conheci o conceito de produção enxuta.

Com certeza você ouviu por muitas vezes as frases acima, e com isso acreditou que esse fosse o caminho ideal. Porém, isso se tornou ultrapassado, e as maiores empresas do mundo mudaram sua forma de pensar há um certo tempo.

Mas quando isso aconteceu? Onde surgiu essa filosofia? Como ela tornou as empresas eficientes? Continue lendo e irá descobrir tudo isso nesse artigo!

Onde surgiu o conceito de Produção Enxuta? 

Já ouviu falar que em meio a crise surgem as melhores ideias? Pois foi exatamente isso que aconteceu!

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão precisava se reinventar. A guerra causou grandes perdas, o material era escasso, e eles precisavam encontrar uma forma de competir com a Ford, que vinha em grande ascensão.

Mediante essa necessidade, nasceu o Lean Manufacturing, também conhecido como Sistema Toyota de Produção. Essa metodologia visava entregar ao cliente exatamente o que ele quer, no momento que ele quer (Just in Time), com a melhor qualidade possível.

Mas como isso seria possível? Através de uma produção enxuta! Foi nesse momento que esse termo se popularizou, pois remetia a uma produção comprometida em combater os 8 desperdícios Lean, reduzir o Lead Time dos processos e fazer certo da primeira vez, evitando o retrabalho.

O que é Produção Enxuta?

Produção enxuta é, segundo o ideal, uma produção sem nenhum desperdício. Porém, como isso é impossível dentro de uma empresa, produção enxuta pode ser visto como uma produção focada em ter o mínimo de desperdício possível, entregando ao cliente o que ele deseja, na hora que deseja, e feito da maneira certa na primeira vez.

Sistema de produção enxuta x Sistema tradicional

Como você viu no início do artigo, muitas empresas focam em ter estoque, para dessa forma ter produtos sempre que o cliente precisar. Isso ocorre pois essas empresas fazem um planejamento de vendas, logo, se o planejamento não é atendido, sobram produtos para ser estocados.

Isso é prejudicial pois além de ocupar espaço dentro das fábricas, estoque são produtos que foram produzidos, logo tiveram um custo, porém não foram vendidos, ou seja, não geraram receita.

A seguinte tabela pode te ajudar a entender a diferença entre os processos produtivos existentes:

Sistema Produção Enxuta x Sistema tradicional


Essa tabela permite uma fácil visualização da diferença entre as formas de produzir, não é mesmo? Ao invés de focar em empurrar produtos para o mercado, o pensamento enxuto utiliza o sistema puxado, visando entregar somente aquilo que o cliente solicita.

Tempo de resposta operacional - Produção Enxuta


Isso torna a empresa mais flexível, permitindo com que ela se adeque a solicitação do cliente e tornando os estoques praticamente inexistentes.

Outra vantagem competitiva da produção enxuta em relação a produção em massa, é a alta variedade de produtos que é possível produzir. Afinal, ao trabalhar com a demanda do cliente, torna-se possível alterar o setup das máquinas sempre que for preciso produzir outros tipos de produtos.

Mas pera aí, no conceito de valor agregado da metodologia Lean, tempo de setup não é uma etapa que precisamos tentar reduzir? Sim! Se sua mente bugou, basta continuar lendo e te explicarei como isso tudo se encaixa.

Ferramentas da qualidade

Antes de te explicar como solucionar o problema, preciso te contar como identificar o problema, não é mesmo? Se você não souber o que está errado, não pode solucionar. Se não sabe qual processo não está enxuto, como pode torná-lo Lean?

Exatamente para isso existem várias ferramentas da qualidade que podem te auxiliar nessa etapa de identificação do problema, e a seguir você pode ver quais as 7 ferramentas da qualidade mais famosas.

Identificar a causa raíz do problema, elaborar mapas visuais do processo, analisar estatisticamente seus dados, tudo isso é possível através dessas 7 ferramentas.

Deixamos aqui um presente para você!

Confira o eBook Planejamento e Controle da Produção e trabalhe de forma mais efetiva na sua empresa!

Você sabe o conceito de Planejamento e Controle da Produção? Esta é uma metodologia que te permite otimizar os processos produtivos da sua empresa, além de reduzir os desperdícios e o controle mais efetivo da produção.

Com esse material você aprenderá o que é Planejamento e Controle da Produção, quais os seus benefícios, a sua estrutura, suas etapas, ferramentas e metodologias utilizadas, além de entender o que faz o profissional de PCP dentro de uma organização.

Se interessou? Não desperdice essa oportunidade e baixe agora.

planejamento e controle da producao

O Kaizen aplicado na produção enxuta

Ora ora, estamos em meio a um paradoxo não é mesmo? A melhoria contínua só é possível se tivermos uma linha flexível, porém uma linha flexível exige que o setup das máquinas seja alterado quando necessário.

A notícia boa é que o contrário de muitos paradoxos, esse tem uma resposta, e se chama Kaizen!

Kaizen é ensinar as pessoas a terem recursos, é uma cultura de melhoria contínua, perseguir uma meta, transferência de conhecimento, é saber quando eliminar, reduzir ou mudar uma atividade.

Kaizen - Melhoria Contínua


Como você pode ver, ao identificar as causas e focos de desperdícios é necessário a elaboração de um evento Kaizen.

Através desses eventos, torna-se cada vez menos necessário a parada para setup dos equipamentos, pois o processo se torna cada vez mais enxuto. Porém, mesmo quando é necessário para, através da aplicação do Kaizen é possível otimizar o tempo de setup dos equipamentos, tornando-os cada vez mais rápidos.

Dessa forma, nosso paradoxo pode ser solucionado, permitindo uma produção enxuta, uma linha de produção flexível, com tempo de setup mais próximo de zero possível e com o resultado final cada vez melhor.

Qualidade sempre gera resultado

Agora que você entendeu o que é produção enxuta, como funciona um sistema puxado e como o Kaizen é utilizado para deixar um processo Lean, com certeza você entende a importância de pensar na qualidade do seu processo.

A gestão da qualidade deve estar incorporada na cultura e no sistema de gestão da empresa, de forma que se estabeleçam métricas e indicadores para avaliar o resultado de cada processo, produto ou serviço feito.

Só assim será possível produzir de maneira enxuta, com menos desperdícios, menos retrabalho, menos tempo de não agregação de valor, e mais etapas pelas quais o cliente esteja disposto a pagar.

Mas como posso me tornar esse tipo de profissional?

Torne-se um agente de mudança

Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

  • Distinguir as etapas de um PCP.
  • Classificar o sistema produtivo de uma organização.
  • Avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho.
  • Relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção.
  • Entender os fatores críticos que influenciam a administração da produção
  1. Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

As etapas do planejamento e controle da produção, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

As Etapas Do Planejamento E Controle Da Produção Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.