
Com quem você se identifica mais, com o fundador de uma empresa ou com a empresa em si? Como seres humanos, somos mais inclinados a nos identificar com outras pessoas, e daqui que surge a importância do marketing pessoal.
Grandes empresas, revoluções ou invenções normalmente ficam reconhecidas através de quem as representa. Nesse sentido, quem representa ideais maiores do que si, o fazem através do marketing pessoal.
A noção de marketing pessoal não se limita ao meio digital. Presidentes, CEO’s ou artistas. Elon Musk, Getúlio Vargas ou Anitta. Todos precisam passar uma imagem que venda quem é o que cada um representa.
Para ser lembrado, vindo a mente do seu cliente quando ele precisar do seu produto ou serviço, é preciso ser visto.
Assim, quer entender melhor sobre marketing pessoal para se promover e obter melhores resultados no mercado de trabalho? Então não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:
Como o nome sugere, o marketing pessoal trata de um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar a sua própria imagem e contribuir no processo de promoção da mesma para o público.
Assim, o objetivo do marketing pessoal é tornar o seu perfil relevante, de modo que você se torne uma referência na sua área de atuação, e cada vez que as pessoas pensarem em temas relacionados a ela automaticamente o tenham em mente.
Por isso, esse tipo de marketing é movido pela geração de valor. Diferentemente das estratégias de publicidade convencionais, o marketing pessoal e profissionalnão se trata sobre vender, e sim sobre conduzir o seu cliente até uma venda futura.
Além disso, quando bem executadas essas estratégias causam no cliente uma facilidade em destacar o porquê você é bom, e consequentemente entender porque devem comprar algo de você (ao invés de outras pessoas).
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Entendido o que é, e o quanto o marketing pessoal é importante, o próximo desafio é melhorar o seu próprio. Afinal, já deve ter ficado claro que a sua vitrine deve ser atrativa o suficiente para convencer o seu cliente.
Desse modo, confira abaixo as 5 melhores dicas para melhorar o seu marketing pessoal:
O marketing pessoal serve para promover a imagem de um profissional, por isso, é interessante que você apareça em diversas plataformas. Nesse sentido, você pode se promover em praticamente qualquer meio de comunicação, tais como:
Cada um mais adequado conforme a situação e necessidade que alguém possa vir a ter.
Lembre-se sempre que o seu marketing pessoal deve ser voltado para uma audiência de acordo com o seu objetivo. Nessa hora, vale lembrar da máxima que “nem Jesus agradou a todos”, e esse também não é o seu trabalho!
Estabeleça bem quem é o seu público-alvo e, a partir disso, concentre os seus esforços em convencê-los da sua qualificação. Lembre-se que a Interneté um ambiente público, então você ouvirá críticas de todos os lados, mas foque no que realmente importa!
Uma das principais dificuldades ao se tentar criar um bom marketing pessoal é conseguir ser consistente e coerente por tempo suficiente para colher os resultados do processo.
Assim, a melhor maneira de se evitar isso é planejando as suas estratégias desde o princípio, determinando o seu objetivo com o marketing pessoal, a maneira como você irá tentar alcançá-lo, e estabelecendo prazos e metas para acompanhar o progresso.
Ainda, é muito importante entender que o resultado muitas vezes demora para ser obtido, e nem sempre é alcançado da maneira esperada. Por isso, é preciso ser resiliente para superar as adversidades e persistente para atingir os objetivos.
Dificilmente você será lembrado pelas pessoas por ser apenas “mais do mesmo”. Para se destacar com o marketing pessoal,é fundamental mostrar que você é diferente e merece a atenção do seu público: é preciso que você seja autêntico.
No entanto, não é necessário que você pense em algo genial para isso. Detalhes simples como vestimentas, cortes de cabelo, bordões e até traços da sua personalidade podem garantir a autenticidade que você precisa.
Por último, um dos pilares fundamentais para um bom marketing pessoal é ser consistente. Isso significa que você deve tentar ser fiel à sua imagem, caso contrário, você pode perder credibilidade com a sua audiência.
Vale ressaltar que essa não é uma regra rígida a ser seguida. Muitas vezes a própria estratégia de marketing se baseia em uma quebra de expectativa, mas, no geral, busque ser consistente e cumprir com o que o seu público espera.
Se você já ouviu falar de personal branding, pode estar se perguntando qual é exatamente a diferença entre esse conceito e o marketing pessoal. Sendo esse o caso, continue nos acompanhando para entender melhor essas ideias.
O termo em inglês “brand” significa “marca”. Consequentemente, “branding” trata da gestão da marca. Ou seja, é sobre a maneira como o público enxerga a sua empresa (sentimentos, valores, memórias e outros aspectos que vem à mente quando pensam na sua marca).
Portanto, personal brandingé a gestão da sua marca pessoal. É sobre estabelecer as diretrizes que vão ditar a percepção que o público deve ter: o que eles devem esperar, qual é o seu diferencial e em que sua reputação está baseada.
Assim, a principal diferença entre marketing pessoal e personal branding está no objetivo direto da estratégia. Afinal, o marketing pessoal possui como alvo claro alguma métrica futura de lucro.
Já o personal branding abrange uma noção mais ampla, relacionada ao posicionamento do seu personagem para o público. Dessa forma, ele funciona como uma linha editorial que guia a trajetória pública de um indivíduo.
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Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
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