O futuro é hoje
A revolução do metaverso no mercado de trabalho
Metaverso e saúde mental
Os efeitos do excesso da tecnologia
Super dica!

Metaverso: o que produtividade e saúde mental têm a ver com tecnologia?

Descubra como lidar com os efeitos da hiperconectividade no seu ambiente de trabalho e na sua vida pessoal

Parceiro
Por: Parceiro
Metaverso: o que produtividade e saúde mental têm a ver com  tecnologia?

O metaverso é um fato presente. Ainda que avanços tecnológicos sejam recorrentes, a ponto de tornarem difícil prever o futuro desse setor, mudanças significativas são esperadas para os próximos anos. Grandes empresas já estão apostando nesse novo modelo de negócios, como a Balenciaga.

Este ano, a grife criou looks virtuais para o jogo Fortnite, que garante mais de 10 milhões de jogadores online todos os dias. O lançamento da coleção virtual promoveu um salto de 49% nas buscas pela Balenciaga na Lyst.

Mas o metaverso não está restrito ao setor de moda. Profissionais de Recursos Humanos estão repensando a maneira de contratar e reter talentos diante desse cenário.

Em um ambiente de hiperconectividade, em que estamos online quase que a todo momento, como fica nossa produtividade no trabalho? Nossa privacidade? E nossa saúde mental? Confira nos próximos tópicos!

  • O futuro é hoje
  • A revolução do metaverso no mercado de trabalho
  • Metaverso e saúde mental
  • Os efeitos do excesso da tecnologia
  • Super dica!

O futuro é hoje

O que seria das nossas vidas sem a internet? Não teríamos entrega de comida com um toque no aplicativo. Nem poderíamos organizar reuniões virtuais com tanta de qualquer parte do mundo. Porém, o que o metaverso comprova é que a aplicação das mídias virtuais ganhará novas formas em breve.

As evoluções tech se tornaram parte das nossas vidas, isso é certo. A projeção é de que nossa experiência com as redes seja cada vez mais completa e imersiva. Óculos de realidade virtual, gadgets vestíveis, óculos de realidade virtual e as tão faladas NFTs: tudo isso faz parte do metaverso.

Segundo uma matéria do Nubank, esse novo “estado tecnológico” pode ser definido como um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista.

As mudanças já começaram

Há quem ache que o a virtualização imersiva vai demorar a chegar. Por outro lado, personalidades como Bill Gates afirmam que, dentro de 2 ou 3 anos, as reuniões online acontecerão dentro do metaverso. Você pode estar pensando: qual a diferença disso para as videoconferências que já fazemos hoje?

O metaverso vai muito além daquela chamada no Zoom. Com a inserção de avatares 3D, óculos e hologramas, poderemos interagir de maneira ainda mais personificada. Quem já assistiu ao filme Jogador Nº 1 (Steven Spielberg, 2018) não deve estranhar essa ideia de o mundo virtual penetrar o que (ainda) chamamos de mundo real.

É claro que a nossa realidade não precisa emular todas as características da ficção. Em Jogador Nº 1, o mundo está dividido entre a virtualidade (limpa, cheia de possibilidades, divertida e repleta de aventuras emocionantes) e uma realidade triste (com escassez de recursos naturais e repleta de poluição).

No filme, os videogames e gadgets se tornam uma maneira consciente de alienação da população. Mas como será que o metaverso, cada vez mais presente no nosso dia a dia, vai afetar nossa percepção da realidade? Nosso trabalho? Nossa psiquê?

Teste o seu conhecimento!

Os serviços logísticos são uma parte importante de uma empresa que busca se destacar no mercado. Eles afetam diretamente a performance e a lucratividade do negócio. Porém, você já se perguntou se os seus serviços logísticos estão conectados ao futuro?

Ao baixar esse conteúdo, você entenderá o quanto da Logística 4.0 está incorporada à sua empresa e se suas práticas te conectam ao futuro. Com isso, você entenderá a importância de solucionar problemas de distribuição e armazenagem com elementos digitais e se envolver com as mudanças do mercado.

Não perca tempo! Faça agora mesmo o nosso teste e descubra agora o seu nível de entendimento em Logística 4.0 e se você está conectado ao futuro!

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

A revolução do metaverso no mercado de trabalho 

Diante de tantas inovações, com curiosidade, nós imaginamos quais serão as principais tendências dos próximos anos no que diz respeito ao ambiente de trabalho e à realidade ampliada.

Não precisa ficar apenas imaginando! A Forbes produziu uma pesquisa sobre alguns impactos que o metaverso vai gerar no mercado de trabalho. Listamos e explicamos todos eles. Confira:

Videochamadas e reuniões

As chamadas de trabalho nunca mais serão as mesmas. As reuniões de equipes e conversas com os supervisores passarão a acontecer em ambientes virtuais, com a possibilidade de utilizar avatares virtuais e uma interação muito maior.

Algo que é definido por Mark Zuckerberg como “escritórios infinitos” e que pode ampliar o contato entre as pessoas que estão distantes umas das outras. Já pensou em trabalhar com uma equipe internacional parecendo que vocês estão na mesma sala? Isso pode ser possibilitado pela aplicação de hologramas ou de óculos de realidade virtual.

Processo seletivo

É inegável que a tecnologia auxilia no processo de seleção de candidatos. Os softwares ampliam a precisão na definição dos perfis, o que ajuda a reduzir taxas de turnover (afastamento) e de recontratações.

Por outro lado, isso exige adaptação por parte dos candidatos, que muitas vezes são selecionados, no primeiro momento, por algoritmos — e que muitas vezes são contratados sem nenhum encontro presencial.

A tendência é que este uso seja cada vez mais recorrente com entrevista e dinâmicas grupais no metaverso e o uso de jogos em realidade virtual e ampliada para simulações que vão ajudar a determinar características do comportamento do candidato.

Conforto social 

Ainda que o excesso de reuniões possa ser responsável pelo efeito de “fadiga do Zoom”, como aponta a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), as videochamadas podem ser a melhor opção para aquelas pessoas muito tímidas ou que sofrem de alguma fobia social.

Costumamos entender os contatos virtuais como menos desafiadores do que os presenciais. Isso é benéfico para as pessoas que têm dificuldade nas relações sociais e pode ajudar a revelar grandes profissionais que antes estavam acuados com os modelos de trabalho presenciais.

Produtividade

Novas ferramentas significam novas formas de fazer o que já fazemos. A mudança está por toda parte, é só observar: você sabia que a busca por psicoterapia online cresceu mais de 600% em 2020?Esse dado expressivo mostra como estamos encontrando alternativas para fazer o que desejamos e precisamos.

No mercado de trabalho não é diferente: novas soluções serão possibilitadas pela tecnologia. Além das novas oportunidades de trabalho, a produtividade também pode ser otimizada com os gadgets. E aí, já pensou em ver suas reuniões diretamente da lente dos seus óculos?

Metaverso e saúde mental

Você já tem ideia da relevância da tecnologia e do metaverso para as nossas vidas. Os dispositivos tech estarão cada vez mais atrelados ao nosso corpo (os chamados gadgets vestíveis). Mas como será que a nossa mente processará essas mudanças?

Precisamos pensar sobre os efeitos da hiperconectividade sobre nossa saúde mental. Colaboradores do mundo todo perceberam que o modelo de trabalho home office fez com que as suas horas de trabalho se estendessem para além do esperado. 

O que alguns dizem é que o fato deles trabalharem desde casa faz com que não exista um espaço de respiro entre as atividades de trabalho e o descanso do lar. Essa extensão do trabalho para casa faz com que o desligamento seja mais complicado.

É preciso ter a mesma atenção para as novas soluções tecnológicas: saber usar o máximo de seu potencial sem, no entanto, nos esquecermos de vivenciar experiências offline.

A tecnologia pode ser uma grande aliada da nossa saúde mental, quando buscamos relaxamento, entretenimento ou até mesmo consultas psicoterapêuticas com profissionais online. O importante é não deixar de viver os abraços, os encontros e as viagens que a vida fora das redes também pode proporcionar.

Os efeitos do excesso da tecnologia 

Os brasileiros são os campeões em horas de uso diário das tecnologias. Um estudo publicado pelo G1 mostrou que passamos em média 5,4 horas por dia antenados nos smartphone: a maior taxa no mundo inteiro.

Os dispositivos eletrônicos são um grande canal de entretenimento e devemos aproveitar seu potencial. Porém, passar muito tempo olhando para uma tela pode gerar muitas alterações e desconfortos. O portal Uol fez um levantamento das principais delas:

  • Insônia
  • Dores nas articulações 
  • Alteração na visão e audição

Viver o melhor do on e do off é a melhor escolha para favorecer o seu bem-estar e qualidade de vida. Se não praticarmos o equilíbrio, podemos acabar passando por transtornos psicológicos como depressão, ansiedade e a síndrome de burnout.

Moderação: o caminho do equilíbrio

Então, o que podemos fazer para aproveitar os benefícios da hiperconexão sem que nossa saúde seja prejudicada? A resposta é simples: moderação.

É muito importante que, antes de iniciar uma jornada de trabalho, você imponha horários e limites para o número de horas de conexão. Também é essencial seguir uma rotina e inserir atividades que não dependam da tecnologia e que tenham um valor pessoal significativo pra você.

Super dica!

Viva em equilíbrio e experimente o melhor do metaverso (e também do universo ao seu redor). A Voitto é sua parceira nesse processo!

Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!

A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.

Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn

Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!

Formação em Cientista de Dados

Formação em Cientista de Dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formação Em Cientista De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.