O que é UX Writing?
Qual é a importância do UX Writing?
Qual é a diferença entre UX Writing e Copywriting?
6 dicas para aplicar o UX Writing em seu negócio!
Venha se capacitar com a Voitto!

Descubra como o UX Writing pode potencializar os seus negócios

Entenda o que é UX Writing, qual é a importância para a escaneabilidade e veja algumas dicas para aplicá-lo em seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra como o UX Writing pode potencializar os seus negócios

Se você busca informações para aprimorar o seu negócio na internet, com certeza já se deparou com a sigla UX, usada sempre para abreviar o termo User Experience. Ela pode ser aplicada a diferentes interfaces com o cliente, uma delas é a produção de conteúdos textuais, ou melhor, o UX Writing.

Com o objetivo de tornar a leitura mais dinâmica e informativa, essa metodologia melhora a experiência do usuário através de textos claros e objetivos. Sendo assim, ela é uma das subdivisões do UX designer.

Quer entender mais sobre a escrita UX e o trabalho de um UX Writer? Confira este conteúdo até o final e descubra tudo o que você precisa saber através dos seguintes tópicos:

  • O que é UX Writing?
  • Qual é a importância do UX Writing?
  • Qual é a diferença entre UX Writing e Copywriting?
  • X dicas para aplicar o UX Writing em seu negócio!

O que é UX Writing? 

O UX Writing é uma das vertentes do UX Design. Ela se preocupa em proporcionar a melhor experiência para o usuário por meio da construção de textos claros, objetivos e que gerem conexão com o público-alvo. 

Sendo assim, a metodologia tem como base 3 pilares principais:

  • Clareza: vai desde a organização das informações até a composição de um texto inteligível;
  • Foco no público-alvo: utilização de termos e expressões que possam facilitar a compreensão e a empatia da persona;
  • Objetividade: transmissão de uma mensagem concisa e focada no objetivo ao qual o texto se propõe.

Essas características fazem com que a jornada do leitor seja mais fácil e fluida. Favorecendo com que ele acompanhe o conteúdo até o final. Estimulando até mesmo a conversão de clientes.

Mas, afinal, qual a importância do UX Writing? Confira a seguir e descubra em detalhes.

Qual é a importância do UX Writing?

Você já entrou em site em busca de uma resposta para sua dúvida e encontrou um conteúdo que não a respondia? Ou foi buscar em uma página a informação de um produto e sentiu que faltava algo?

Ambas as situações são muito comuns e acontecem pela não utilização ou aplicação errada do UX Writing. Afinal, são causadas pela falta de um texto claro, objetivo e coeso.

Além disso, o uso dessa estratégia também favorece a escaneabilidade online. Sendo uma técnica para otimizar o conteúdo produzido pelo marketing digital para facilitar a experiência do usuário através de uma leitura mais fluida.

Muitas pessoas se esbarram na dúvida de qual técnica utilizar: UX Writing ou Copywriting? Apesar dos conceitos de misturarem, eles possuem objetivos muito diferentes. Quer saber quais são eles? Confira abaixo.

Qual é a diferença entre UX Writing e Copywriting? 

Ao pensar nas divulgações de produtos digitais, estratégias de comunicação integrada em redes sociais ou plano de marketing digital, algumas metodologias são imprescindíveis, entre elas o UX Writing e o Copywriting.

Mas para definir qual a melhor forma de potencializar a escrita criativa e melhorar a experiência do usuário, é preciso entender os objetivos da utilização de cada uma dessas ferramentas. 

O Copywriting é uma boa estratégia quando a necessidade é voltada para a elaboração de um marketing de conteúdo informativo, que passe conhecimentos e tenha uma vertente ou tom de voz mais parecido com uma conversa.

Por isso, o Copywriting gera uma maior conexão entre a empresa e seu público-alvo. Podendo ser utilizado desde os conteúdos de primeiro contato até a conversão de venda.

Quando falamos sobre UX Writing, a abordagem é mais técnica. Ela busca proporcionar uma experiência clara, evitando frustrações e com objetivos definidos. Por exemplo: respostas em abas de perguntas frequentes que devem ir direto ao ponto.

Apesar dos dois conceitos poderem ser utilizados em conjunto no dia a dia, é fundamental conhecer as suas diferenças e quando devem ser utilizados separadamente.

Agora que você já entendeu tudo sobre o que é UX Writing, sua importância e característica, é hora de saber por onde começar a aplicar as boas práticas dessa metodologia. Veja a seguir!

6 dicas para aplicar o UX Writing em seu negócio! 

1. Conheça o seu público-alvo

Utilizar o UX Writing só é possível se você entende exatamente qual o tipo de persona que quer atingir. Ou seja, consegue ter uma visão do contexto de suas necessidades, comportamentos e características.

Dessa forma, será mais fácil usar expressões que se conectem ao estilo de fala desse público, gerando ainda mais alinhamento com ele.

2. Vá direto ao ponto

Outra premissa muito importante na aplicação da escrita UX é uma escrita objetiva e clara. Por isso, foque em desenvolver um texto com frases mais curtas e sucintas. 

Tome cuidado para não ser redundante. Essa é a premissa básica para que o leitor entenda quais são as informações mais importantes, sem desviar o foco.

Além disso, isso faz parte de uma prática que auxilia também na produtividade do leitor. Afinal, cada vez é mais necessário que ele sinta que não está perdendo o seu tempo com dados inúteis.

3. Foque em criar um conteúdo escaneável

Mesmo os melhores textos precisam estar em um layout amigável para uma estratégia de Customer Experience (CX) bem sucedida. Sendo assim, recomenda-se o uso de títulos, subtítulos e palavras em negrito. 

Em geral, o formato que uma pessoa escaneia um texto é em "F". Isso significa que apenas se ela se interessar pelo início dos parágrafos, frases e tópicos que ela continuará a ler até o final.

4. Tenha uma estratégia de tipografia e cores

Pensando na criação e na consolidação de uma branding, é fundamental que o UX Writer também pense sobre as cores, tipos de letras (tipografia) e outros componentes do design. Eles são responsáveis por deixar o texto mais atrativo e visual. 

A arquitetura da informação deve ser pensada e elaborada em conjunto com o texto, ou seja, antes de finalizar o processo de escrita UX.

5. Crie camadas de conteúdos

No marketing digital é fundamental que estratégias SEO sejam utilizadas em metodologias e sobre o UX Writing não é diferente. Pensando nisso, sempre dê espaço para incluir links de outros conteúdos da sua empresa ou de autoridades no assunto.

Mas tome cuidado! É importante revisar essas conexões frequentemente para garantir que não há nenhuma mensagem de erro. Afinal, os links podem se alterar e causar frustração ao usuário.

6. Faça revisões antes da divulgação

Além de revisar os links, quando falamos sobre sobre UX Writing, também é preciso revisar o conteúdo. Afinal, escrever e publicar algo com erros de gramática ou de concordância não é nada viável!

Por isso, é indicado que ao finalizar todas as etapas anteriores, uma ou duas pessoas fiquem responsáveis por revisar o material. Inclusive, se possível, especialistas que não redigiram o texto. Isso ajuda a coletar percepções diferentes.

Venha se capacitar com a Voitto! 

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.