Antes de começarmos, você sabe o que é UX?
Mas, porque juntar o Agile e o UX?
O que é Agile UX?
Princípios do Agile UX
Como funciona o Agile UX?
Chegou a hora de aprimorar o seu conhecimento!

Descubra com o Agile UX como projetar aplicando a metodologia ágil e UX!

Agile UX é um método ágil com o foco no usuário para o desenvolvimento de softwares que une os princípios do Agile com as práticas do Lean.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Descubra com o Agile UX como projetar aplicando a metodologia ágil e UX!

Nesse artigo vamos conhecer o que é Agile UX e descobrir a sua relação com o Scrum, o Design Thinkinge o Lean UX, preparado? Continue a leitura!

O Agile UX é um método ágil que, assim como o Lean UX, se preocupa com a interação com o usuário. Além de uma metodologia, ele é um modo de pensar, isso porque é preciso que toda a equipe esteja alinhada aos mesmos objetivos na hora de projetar.

Vamos conhecer mais sobre essa metodologia? Confira abaixo os tópicos desse artigo:

  • O que é UX?
  • Mas, porque juntar o Agile e o UX?
  • O que é Agile UX?
  • Princípios do Agile UX;
  • Como funciona o Agile UX?

Antes de começarmos, você sabe o que é UX?

O User Experience (UX) tem o poder de mudar o mundo e já mudou a forma como se pensa a experiência do usuário online. Na live abaixo, Tereza Alux, product designer no Mercado Livre e diretora LATAM do Ladies that UX conversa com a Voitto sobre a importância do UX Design para o mercado!

É só clicar e consumir o conteúdo! (Nós temos materiais complementares disponibilizados no link também!).

Mas, porque juntar o Agile e o UX?

O método Agile UX foi criado pela Desireé Sy, que procurava uma solução para o desenvolvimento de projetos dentro da sua empresa.

Sua intenção era unir os processos de um desenvolvimento ágil para novos produtos com a equipe de UX, experiência do usuário, para a implantação de uma prática de design centrada no usuário.

Quando falamos em práticas ágeis o Scrum é uma referência. Essa metodologia é um framework que possibilita otimizar os processos de criação e construção de serviço ou produtos.

Seja referência em otimização de processos gratuitamente!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

E aí, já se inscreveu no curso? Então, vamos continuar a falar sobre Agile UX.

O que é Agile UX?

Agile UX é uma metodologia que busca integrar equipes de mindset ágilcom o pensamento em resolver o problema do usuário de acordo com a sua experiência. Esse método permite agregar a função do user experience com o ágil.

O processo do Agile UX é usar o Design Thinking para entender o problema, a Lean UX para gerar e validar o MVP (Produto Mínimo Viável) de acordo com a experiência do usuário e o Agile, que pode ser o Scrum, para elaborar uma estrutura de trabalho no desenvolvimento.

Assim, é possível desenvolver projetos utilizando um processo iterativo orientado por feedbacks com as partes interessadas, possibilitando observar quais são as suas necessidades.

Princípios do Agile UX

Os princípios do Agile são 12 conceitos do manifesto ágil. Com certeza esses doze princípios vão garantir o sucesso de um projeto de UX. São eles:

  1. Customer Experience (CX);
  2. Mudanças tecnológicas e sociais;
  3. Entregas frequentes;
  4. Trabalho em equipe;
  5. Construção de projetos em torno de indivíduos motivados;
  6. Comunicação assertiva;
  7. Aplicativos funcionais e UX de alta qualidade com benchmarks de sucesso;
  8. Desenvolvimento sustentável;
  9. Atenção contínua;
  10. Simplicidade;
  11. Time autogerenciado, e
  12. Equipes adaptáveis e flexíveis.

Como funciona o Agile UX?

O Agile UX é um processo no qual as equipes de UX trabalham em ciclos dentro de sprints. Isso porque a validação de protótipos ocorre de forma contínua e, de acordo com testes de usabilidade, são implementadas as melhorias.

Esse modelo é interessante para times que estão em transição entre o tradicional e ágil, por apresentar pontos do Lean. Além disso, é necessário na equipe de desenvolvimento de software um Product Owner e um Design UX ou um Scrum Master.

As atividades ocorrem no ciclo Agile ou sprints. Para dar início as atividades são divididas equipes de design e de desenvolvimento, essas atividades ocorrem em tempos diferentes.

Primeiro é validado o projeto pelos desenvolvedores e logo após é a hora da equipe de design. No início de um projeto Agile UX é realizada uma reunião de coleta de brainstorms e assim produzido um plano de trabalho.

Logo em seguida é realizada uma reunião com os stakeholders para que possam ser validadas todas as ideias. Então é dado início ao projeto, ou seja, o momento de produzir o MVP.

Assim que o protótipo estiver em fase no qual é possível testá-lo, o usuário ou cliente avalia e valida entregando o seu feedback, e esse processo é cíclico até a validação e prototipagem total.

Chegou a hora de aprimorar o seu conhecimento!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.