Nesse artigo vamos conhecer o que é Agile UX e descobrir a sua relação com o Scrum, o Design Thinking e o Lean UX.

O Agile UX é um método ágil que, assim como o Lean UX, se preocupa com a interação com o usuário. Além de uma metodologia, ele é um modo de pensar, isso porque é preciso que toda a equipe esteja alinhada aos mesmos objetivos na hora de projetar.

Vamos conhecer mais sobre essa metodologia? Confira abaixo os tópicos desse artigo:

  • Mas, porque juntar o Agile e o UX?

  • O que é Agile UX?

  • Princípios do Agile UX;

  • Como funciona o Agile UX?

 

Mas, porque juntar o Agile e o UX?

 

O método Agile UX foi criado pela Desireé Sy, que procurava uma solução para o desenvolvimento de projetos dentro da sua empresa.

Sua intenção era unir os processos de um desenvolvimento ágil para novos produtos com a equipe de UX, experiência do usuário, para a implantação de uma prática de design centrada no usuário.

Quando falamos em práticas ágeis o Scrum é uma referência. Essa metodologia é um framework que possibilita otimizar os processos de criação e construção de serviço ou produtos.

O Curso de Introdução ao Agile Scrum é importante para você que quer conhecer mais sobre os princípios do manifesto ágil e como funciona o desenvolvimento de um projeto com os eventos e artefatos do Scrum.

Que tal garantir seu curso agora? Então, clique no botão abaixo e inicie seus estudos.

Curso de Introdução ao Agile Scrum

E aí, já se inscreveu no curso? Então, vamos continuar a falar sobre Agile UX.

 

O que é Agile UX?

 

Agile UX é uma metodologia que busca integrar equipes de mindset ágil com o pensamento em resolver o problema do usuário de acordo com a sua experiência. Esse método permite agregar a função do user experience com o ágil.

O processo do Agile UX é usar o Design Thinking para entender o problema, a Lean UX para gerar e validar o MVP (Produto Mínimo Viável) de acordo com a experiência do usuário e o Agile, que pode ser o Scrum, para elaborar uma estrutura de trabalho no desenvolvimento.

Assim, é possível desenvolver projetos utilizando um processo iterativo orientado por feedbacks com as partes interessadas, possibilitando observar quais são as suas necessidades.

 

Princípios do Agile UX

 

Os princípios do Agile são 12 conceitos do manifesto ágil. Com certeza esses doze princípios vão garantir o sucesso de um projeto de UX. São eles:

  1. Customer Experience (CX);

  2. Mudanças tecnológicas e sociais;

  3. Entregas frequentes;

  4. Trabalho em equipe;

  5. Construção de projetos em torno de indivíduos motivados;

  6. Comunicação assertiva;

  7. Aplicativos funcionais e UX de alta qualidade com benchmarks de sucesso;

  8. Desenvolvimento sustentável;

  9. Atenção contínua;

  10. Simplicidade;

  11. Time autogerenciado, e;

  12.  Equipes adaptáveis e flexíveis.

 

Como funciona o Agile UX?

 

O Agile UX é um processo no qual as equipes de UX trabalham em ciclos dentro de sprints. Isso porque a validação de protótipos é de forma contínua e, de acordo com testes de usabilidade, são implementadas as melhorias.

Esse modelo é interessante para times que estão em transição entre o tradicional e ágil, por apresentar pontos do Lean. Além disso, é necessário na equipe de desenvolvimento de software um Product Owner e um Design UX ou um Scrum Master.

As atividades ocorrem no ciclo Agile ou sprints. Para dar início as atividades são divididas equipes de design e de desenvolvimento, essas atividades ocorrem em tempos diferentes.

Primeiro é validado o projeto pelos desenvolvedores e logo após é a hora da equipe de design. No início de um projeto Agile UX é realizada uma reunião de coleta de brainstorms e assim produzido um plano de trabalho.

Logo em seguida é realizado uma reunião com os stakeholders para que possam ser validadas todas as ideias. Então é dado início ao projeto, ou seja, o momento de produzir o MVP.

Assim que o protótipo estiver em fase no qual é possível testá-lo, o usuário ou cliente avalia e valida entregando o seu feedback, e esse processo é cíclico até a validação e prototipagem total.

 

Aprimore seu conhecimento

 

Durante esse artigo vimos como funciona o método Agile UX e para trabalhar com essa metodologia é preciso ter conhecimentos básicos do Scrum. 

Se você possui esses conhecimentos e quer ir além, o Curso de Formação de Scrum Master Exin, é uma formação ideal para você.

Para liderar equipes utilizando o Agile UX é preciso se tornar um Especialista Scrum Master. Essa capacitação vai te preparar para ser o facilitador e potencializador de práticas ágeis nas organizações.

Ao fazer esse curso você será capaz de projetar, estimar e monitorar projetos que utilizam o framework Scrum. Ficou interessado? Clique no botão abaixo e aprimore seu conhecimento!

Curso de Formação em Scrum Master EXIN