O que é blockchain?
Por que a Apple tem excluído o blockchain?

Exclusão do Blockchain pela Apple faz a tecnologia ser abraçada por outros

Entenda o porquê da Apple excluir o Blockchain de seus negócios, mesmo sendo ela um dos maiores avançados tecnológicos do século XXI.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Exclusão do Blockchain pela Apple faz a tecnologia ser abraçada por outros

Que o Blockchain é o sistema do futuro, isso todo mundo sabe, inclusive o mercado jurídico brasileiro, que já aplica-o  em cartórios e em plataformas contra crimes cibernéticos.

Mas parece que mesmo sabendo, a Apple ainda tende a ignorá-lo. Por qual motivo? Descobriremos abaixo:

  • O que é blockchain?
  • Por que a Apple tem excluído o blockchain? 

O que é blockchain? 

O blockchain é um banco de dados que se mantém armazenado na internet e, atualmente, é utilizado para diversas funcionalidades que, no momento de sua criação, não eram imaginadas.

Nesse sentido, hoje ele é usado em autenticação de documentos, com mais de 156 mil deles já sendo autenticados nos cartórios brasileiros por meio dessa tecnologia.

Além disso, ela também permanece sendo a carteira das criptomoedas, sua primeira funcionalidade, porém, não a única já que, o Blockchain também passou a ser usado na validação de provas de crimes.

Ou seja, o que nasceu no ramo dos negócios passou a beneficiar tantos outros ramos que ainda não entendemos o porquê da Apple ignorar esse sistema. Vamos aprender os motivos juntos?

 Por que a Apple tem excluído o blockchain? 

Após sua relação inicial com o blockchain, a Apple não progrediu seu envolvimento com a tecnologia e a impressão que as outras empresas da bolsa de valores têm é que ela ignora esse sistema.

Sob esse viés, o único histórico de aproximação que a gigante tecnológica tem com o Blockchain é um depósito na SEC e uma patente para autenticar a documentação digital como forma de obter uma cibersegurança contra crimes no meio virtual.

Há dois anos atrás, em relatório a Securities and Exchange Commission, a Apple demonstrou sua forma de apoio à iniciativa da organização sem fins lucrativos Responsible Business Alliance de usar o blockchain.

Porém, depois desse momento não sabemos se a empresa de Steve Jobs evoluiu, mesmo que pouco, em direção a utilização dessa tecnologia porque a própria empresa não responde dúvida alguma sobre esse assunto.

Desse modo, algumas especulações surgiram sobre essa exclusão da tecnologia pela dona dos iPhones.

A primeira delas é que a Apple surgiu para vencer os desafios que as demais criptomoedas já ultrapassaram. Assim, não há motivo para usar uma tecnologia similar se a que a empresa usa já resolve os problemas.

Outro motivo apresentado é o seu status consolidado em redes fechadas, enquanto a Microsoft se tornou uma das líderes em blockchain.

Além disso, o ethos do código aberto do blockchain não se relaciona muito bem com a dificuldade apresentada pelos aparelhos da Apple em funcionar em parceria com outros aparelhos e se desmontar.

Portanto, o que nos resta é esperar para ver se a posição da gigante tecnológica mudará daqui em diante passando, ela, a ser a nona das 10 maiores empresas de operações financeiras a usar o blockchain.

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Custos De Fabricacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.