O que é o sistema Blockchain?
Como os cartórios passaram a autenticar documentos com Blockchain?
Gostou desse conteúdo?

Como os cartórios começaram a autenticar documentos com o sistema Blockchain?

Compreenda como os cartórios iniciaram a autenticação de documentos com o sistema Blockchain no Brasil e saiba o porquê disso.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Como os cartórios começaram a autenticar documentos com o sistema Blockchain?

Você sabe o que é o sistema Blockchain e como ele vem sendo usado em cartórios de todo o Brasil? Não? Então vamos te contar tudo que você precisa saber para se inteirar sobre o assunto por meio deste artigo.

Não é nada tão complexo, mesmo que pareça ser, mas explicaremos da maneira mais simples e completa possível a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é o sistema Blockchain? 
  • Como os cartórios passaram a autenticar documentos com Blockchain? 

O que é o sistema Blockchain? 

O sistema Blockchain é um banco de dados, traduzido literalmente como uma cadeia de blocos.

Simplificadamente, é como um livro contábil em que as informações de transações financeiras são registradas.

Nesse sentido, a rede Blockchain surgiu a partir da criação das criptomoedas, moedas digitais e funciona de forma que todas as informações e digitais possam ser registradas em blocos.

Ficou curioso para saber mais? Te indicaremos alguns artigos detalhados sobre esse assunto:

Depois de entendermos um pouquinho mais sobre Blockchain, que tal sabermos como os cartórios brasileiros passaram a utilizar esse sistema?

Como os cartórios passaram a autenticar documentos com Blockchain? 

Como podemos perceber, a tecnologia Blockchain não tem somente seu uso voltado à aplicação em empresas e no mercado econômico.

No nosso país, o sistema passou a ser usado em cartórios como forma de facilitar a autenticação digital de documentos.

Esse é mais um dos reflexos da pandemia nos meios sociais, inclusive no jurídico, que passou a permitir a assinatura de documentos por meio virtual.

Nesse sentido, em maio de 2020 a Corregedoria Nacional de Justiça regulamentou e o Colégio Notarial do Brasil passou a administrar a plataforma e-Notariado.

Assim, mais de 150 mil páginas de documentos passaram por autenticação no sistema Blockchain dessa plataforma, que permite videoconferências para a realização de diferentes serviços em benefício de toda a população.

Dentre os serviços desempenhados estão as escrituras de todos os tipos, de divórcios a autenticações digitais.

Nesse sentido, a autenticação digital utiliza o sistema Blockchain por meio da Central Notarial de Autenticação Digital (CENAD), que propicia que documentos digitais e em papel sejam autenticados em pdf.

Essa garantia de autenticação é ocasionada pela rede Blockchain dos notários no país, o Notarchain. Desse modo, já é possível enviar documentos por email, whatsapp ou qualquer outro meio de comunicação virtual.

Mas esses documentos eletrônicos continuam mantendo o mesmo valor que os documentos originalmente registrados de forma presencial?

Sim, pois esses registros continuam sendo reconhecidos e assinados digitalmente pelo cartório.

Imaginem se agora, no meio de uma pandemia, continuássemos precisando nos deslocarmos até aos cartórios de notas para autenticar documentos.

Seria quase impossível realizar essa ação. Por isso é que esse novo recurso permite realizar inúmeras atividades que, antes, só seriam realizadas presencialmente.

Dessa forma, esse novo meio de registro na plataforma alcançou uma enorme adesão do público, com um aumento mensal de 24% no ano passado e a busca pela autenticação por meio de Blockchain, 163%.

Portanto, vamos torcer para que mais serviços jurídicos sejam disponibilizados virtualmente e que possamos ter a vida cada vez mais simplificada por essas ações.

Gostou desse conteúdo? 

Gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das atualidades e receber materiais gratuitos diretamente no seu celular? Participe agora do nosso canal do telegram, clicando na imagem abaixo!

Canal do telegram

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Ebook Guia de Carreiras em BlockChain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreiras Em Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.