7 diferenças entre uma blockchain e um banco de dados
Como escolher entre a blockchain e o banco de dados para aplicar em uma empresa?
Quer aprender mais sobre Blockchain?

Blockchain e Banco de dados: qual a diferença e quando usar?

É comum as pessoas confundirem a blockchain, cadeia de blocos, com um banco de dados, porém essas duas tecnologias são muito diferentes.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Blockchain e Banco de dados: qual a diferença e quando usar?

É bastante comum as pessoas associarem a tecnologia blockchain a um banco de dados. Isso acontece porque, para simplificar o entendimento sobre blockchain, costuma-se defini-la com uma cadeia de blocos que armazenam dados criptografados.

Apesar dessa simplificação não estar incoerente, ela deixa de fora alguns aspectos que são essenciais na blockchain e que faz essa tecnologia ser bastante distinta de um banco de dados.

Você entender mais sobre isso nesse artigo. Confira o que vai encontrar aqui:

  • 7 diferenças entre a blockchain e um banco de dados;
  • Quando aplicar a blockchain ou o banco de dados em uma empresa?

Preparado? Vamos lá!

7 diferenças entre uma blockchain e um banco de dados

As principais diferenças entre a tecnologia blockchain e o banco de dados são:

Blockchain

1. Funcionalidade

Primeiramente, a blockchain é uma tecnologia complexa que vai além de registro de dados ou desenvolvimento de criptomoedas.

A estrutura dela permite que empresas e startups possam utilizá-la para desenvolver soluções e serviços (BaaS). Algumas dessas soluções podem ser aplicativos descentralizados (DApps).

Sim, aplicativos! É possível criar aplicações como as que conhecemos hoje em linguagens de programação C++, JavaScript ou Python.

Espera, só porque falei de programação você se lembrou que quer aprender a programar já faz um tempo?

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Fez a inscrição? Então podemos seguir agora!

2. Arquitetura da rede

A blockchain é uma rede peer-to-peer (p2p) enquanto um banco de dados é uma rede cliente-servidor.

Em outras palavras, a rede da cadeia de blocos é descentralizada. Sem um servidor central é praticamente impossível a blockchain ficar inoperável. O que não é possível afirmar em um banco de dados.

3. Registro

O tipo de informação que é registrada em uma blockchain é diferente da registrada em um banco de dados.

Primeiro, no banco de dados, registramos informações pontuais. Na blockchain, transações como, por exemplo, operações financeiras.

Além disso, o registro dessas informações acontece por mecanismos diferentes. No banco de dados, utiliza-se as operações básicas CRUD que significa Criar, Ler, Atualizar e Excluir. Na blockchain, o mecanismo de registro e validação é a mineração.

4. Velocidade

A velocidade de registro de informações em um banco de dados é maior que na blockchain.

Na cadeia de blocos, é necessário que 50% + 1 os usuários (mineradores) validem cada transação. Esse procedimento traz mais segurança à blockchain porém diminui significativamente a velocidade das operações.

5. Segurança

A rede blockchain oferece mecanismos que garantem maior segurança às informações registradas nos blocos como a criptografia hash.

No banco de dados, a integridade das informações pode ser facilmente comprometida por agentes maliciosos.

6. Custo

Seguindo o viés financeiro, é preciso declarar que não é fácil e barato manter uma estrutura operacional em redes blockchains.

Já um banco de dados é uma tecnologia relativamente simples e, por ser comum, os custos para implantá-lo são costumam ser razoáveis.

7. Ciclo de vida dos dados

Por fim, é impossível editar transações na blockchain (exceto pela ação de hard fork ou soft fork).

Como as informações estão condensadas em uma cadeia de blocos criptografada, para realizar qualquer alteração de informação em uma transação seria necessário mudar alterar toda a estrutura da rede.

Um trabalho bastante complicado para realizar uma simples mudança de informação, não acha?

Aplicar blockchain em uma corporação com o objetivo principal de armazenar dados pode ser um esforço muito grande para uma demanda pequena. No entanto, existem algumas circunstâncias nas quais a blockchain é uma melhor opção que um banco de dados.

Entenda mais sobre isso no tópico a seguir!

Como escolher entre a blockchain e o banco de dados para aplicar em uma empresa?

Agora, vamos definir os casos de uso da blockchain e do banco de dados em uma empresa.

Como você leu nos tópicos anteriores, o banco de dados é fácil de ser utilizado e por isso é mais escalável para a estruturar um grande volume de dados (Big Data). Já a blockchain não é uma alternativa interessante para armazenar dados que serão  com frequência.

Para ficar mais claro, as principais vantagens e casos para aplicar o banco de dados em uma corporação são:

  • Armazenamento de dados que possuem fluxo contínuo;
  • Necessidade de maior privacidade de dados;
  • Armazenar dados que não precisam ser validados.

O foco da tecnologia blockchain é maior do que registro de informações. É validar acordos e transações entre duas partes sem a necessidade de intermediadores. Então, no mundo corporativo, as relações B2B, por exemplo, podem ser executadas por meio de contratos inteligentes na cadeia de blocos.

Além disso, é possível desenvolver projetos e até estruturar todo o sistema operacional de uma empresa por meio de blockchain, que são as organizações autônomas descentralizadas (DAO).

A blockchain oferece recursos que ajudam as corporações a desenvolverem seus modelos de negócios, enquanto o banco de dados serve como uma ferramenta destinada ao registro de informações.

Quer aprender mais sobre Blockchain?

A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.

Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.

Curso Fundamentos Essenciais para Blockchain

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - o que são criptomoedas? Baixe e entenda!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que São Criptomoedas E Como Funcionam

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.