O que é mineração de Bitcoin?
Dica de ouro!
Como funciona a mineração do Bitcoin?
5 dicas de como minerar Bitcoin de forma segura
Vale a pena minerar Bitcoin em casa?
Custos da mineração de Bitcoin
Minerar outras criptomoedas?
Quer aprender mais sobre a tecnologia blockchain?

Veja como minerar Bitcoin e se vale a pena fazer isso em casa

Entenda como minerar Bitcoin e por que esse método, que enriqueceu vários usuários, atrai muitos investidores de criptomoedas.

João Henrique
Por: João Henrique
Veja como minerar Bitcoin e se vale a pena fazer isso em casa

Você já deve ter ouvido falar das criptomoedas. Um tema que é cercado de interesse e dúvidas é o de como minerar Bitcoin, a pioneira e mais famosa moeda virtual.

Desde que foi apresentada por Satoshi Nakamoto, em 2008, um dos aspectos mais importantes era tornar a rede da moeda sustentável. Essa ação foi possível graças ao processo de mineração da moeda.

Esse ponto foi, sem dúvidas, uma forma de ganhar dinheiro e um dos mais atrativos que popularizou a circulação da moeda. Para entender melhor como minerar Bitcoin, primeiro vamos passar por alguns tópicos para relembrar os principais termos.

  • O que é mineração de Bitcoin?
  • Como funciona a mineração de Bitcoin?
  • 5 dicas de como minerar Bitcoin de forma segura
  • Vale a pena começar a minerar Bitcoin em casa?
  • Custos da mineração de Bitcoin
  • Minerar outras criptomoedas?

Então, prepare-se! Você está prestes a adquirir mais um conhecimento, o de como minerar Bitcoin de forma segura e eficiente.

O que é mineração de Bitcoin?

Minerar Bitcoin é um processo de adicionar novas transações ao protocolo de registro distribuído, o blockchain.

O blockchain funciona por meio de uma cadeia de blocos digitais com o código criptografado, que armazenam as transações financeiras com uma identificação, como se fossem uma impressão digital do bloco.

Esse processo de formação do bloco é recompensado pela emissão de novas moedas para os responsáveis pela atividade e também pela taxa de transação das transações validadas no processo.

No início, era possível adquirir 50 novas moedas por cada bloco minerado. No entanto, de quatro em quatro anos, em um evento conhecido por Bitcoin Halving, essa recompensa cai pela metade.

Atualmente, após três eventos desses, o último em 2020, são emitidas 6,25 moedas para cada bloco minerado. Estima-se que leva cerca de dez minutos para a formação de um novo. Esse evento marca a produção de 210 mil novos blocos desde o último evento.

Mesmo com a diminuição da recompensa, o processo de mineração ainda atrai muitos investidores. Mas para ter sucesso com esses investimentos, é essencial entender mais sobre o mercado financeiro.

Dica de ouro! 

As criptomoedas são o assunto do momento! Quer estar por dentro e os principais conceitos sobre elas e quais as moedas virtuais mais famosas, como comprá-las e o que esperar do futuro?

Aprofunde seus conhecimentos baixando o nosso Ebook O que são e como funcionam as criptomoedas?

Então está esperando o que? Baixe agora!

O que são criptomoedas e como elas funcionam? Baixe o ebook e descubra!

Como funciona a mineração do Bitcoin?

A mineração de Bitcoin é feita graças a um software específico destinado a esse fim. Todos os computadores usuários desse sistema formam uma rede "peer to peer" (p2p).

Dentro dessa rede pode ser formado o pool de mineração, isto é, um grupo de mineradores que se juntam para aumentar a capacidade de deciframento dos códigos.

Portanto, o processo de mineração fundamenta-se na tentativa de encontrar uma função matemática, conhecida como Hash, obtida pelo deciframento dos códigos gerados pelo software, por meio da resolução de equações matemáticas de alta complexidade.

Para resolver esses desafios, é necessário um auxílio computacional poderoso. Além disso, com a finalidade de aumentar a segurança desses dados, essa função tem compatibilidade com o último bloco transmitido.

A principal função do minerador, ou seja, o responsável pelo registro das novas transações, é a de validar as operações. O que conseguir decifrar primeiro esse código, recebe a recompensa em moedas.

Agora que você já sabe sobre o funcionamento da mineração, tenho certeza que deve estar se perguntando o que é necessário e como minerar Bitcoin? Não se preocupe, no próximo tópico você entenderá. Vamos lá!

5 dicas de como minerar Bitcoin de forma segura

Minerar Bitcoin é uma tarefa que requer certos cuidados. Se você deseja saber como minerar bitcoin de forma segura, confira as dicas abaixo:

1. Estude sobre o assunto

O primeiro passo de como minerar Bitcoin é, sem dúvidas, adquirir os conhecimentos necessários. As criptomoedas são tecnologias relativamente novas e muito voláteis. São consideradas investimentos de grande retorno, mas também acompanhados de altos riscos. Por isso, é necessário que você conheça o mercado e os temas profundamente antes de se arriscar.

2. Tenha um bom hardware de mineração

Até 2013, era possível minerar bitcoin utilizando o seu computador pessoal. A partir dessa época, milhões de dólares foram investidos em poder computacional o que tornou a atividade caseira impensável.

Hoje, já é possível comprar hardwares com apenas essa finalidade, isto é, resolver as equações matemáticas de hash, em sites especializado em mineração ou, até mesmo, o da Amazon. Para você ter uma ideia, uma máquina mineradora é tão potente que consegue ter a capacidade de resolução cem vezes maior.

3. Baixe o software de mineração

Como dissemos anteriormente, você também vai precisar fazer o download de um software usado para fazer a mineração. Atualmente, os mais conhecidos são o CGMiner e o BFGMiner.

Mesmo tendo a mesma finalidade e permitirem que você se conecte com vários pools de mineração, os dois possuem algumas diferenças.

Enquanto o primeiro, CGMiner, tem compatibilidade com praticamente qualquer sistema operacional, o BFGMiner sofreu algumas atualizações e foi desenvolvido especificamente para um tipo de hardware, os com chips ASIC Bitcoin.

4. Encontre um pool de mineração

A união faz a força!

As chances de conseguir minerar um bloco aumentam exponencialmente quando você faz parte de um grupo de mineradores. Afinal, a capacidade de cálculos cresce, assim como a probabilidade de encontrar um hash e dividir as recompensas.

5. Você vai precisa de wallets

As wallets de Bitcoin são mecanismos que permitem você guardar e movimentar suas criptomoedas.

É recomendável que um minerador use duas, uma online para que você possa fazer movimentações de maneira fácil, e outra offline onde você possa guardar suas reservas emergenciais, longe de invasores.

Podemos dizer que uma seria a nossa conta corrente e a outra a nossa poupança. Há diversas opções seguras na internet, procure as que mais satisfaçam suas necessidades e cuidado com as fraudes.

Vale a pena minerar Bitcoin em casa?

Se você pegou o feeling do texto até agora, já deve estar pensando que a resposta é NÃO! Mas calma, afinal, não existiriam mais mineradores se não fosse um exercício ainda rentável.

Como minerar Bitcoins é uma atividade extremamente custosa e requer muitos investimentos. Caso você consiga fazer os investimentos necessários, pode ser que a resposta mude.

Além dos custos com equipamentos e softwares, vale lembrar que são necessários gastos extremamente altos de energia elétrica, tanto para manter o equipamento funcionando quanto para resfriamento deles.

Há outras formas alternativas como a mineração em nuvem. Ainda é uma maneira muito polêmica de ganhar Bitcoin no Brasil e também em muitos outros países, visto que muitas fraudes acontecem pelos usuários não terem o controle dos hardwares.

Custos da mineração de Bitcoin

Vimos que a mineração de Bitcoin por um computador comum se tornou inviável. Seria necessário uma estrutura mais sofisticada e, consequentemente, com custos mais altos. Confira, abaixo, os principais custos ao minerar Bitcoin.

Custos com mineradoras

Um dos primeiros custos que você terá para iniciar a mineração de Bitcoin, é a compra de mineradoras. Para que essa operação gere lucro o suficiente, você precisará comprar mais de uma mineradora.

Uma mineradora que pode ser considerada lucrativa é o modelo Antminer T17. O seu valor, aqui no Brasil, pode chegar a 16 mil reais.

Taxas

Minerar Bitcoin é apenas o começo. Após a mineração, você terá que lidar com as taxas cobradas para transformar o Bitcoin em moeda fiduciária e a taxa de administração da pool, se você fizer parte de uma.

Bitcoin Halving

Como citamos anteriormente, o Bitcoin Halving é um evento que acontece de 4 em 4 anos e, a cada edição, há uma redução de 50% na recompensa por mineração de bloco. Se você decidir minerar Bitcoin, é importante que você esteja atento a esse fator.

Gastos com energia elétrica

Esse é um dos principais custos que tornam inviável fazer a mineração de Bitcoin em casa. Imagine X mineradoras, com consumo de 3250W, ligadas 24 horas por dia. O gasto seria bem alto.

Agora, leve em consideração os gastos com climatizadores, necessários para fazer com que um minerador de Bitcoin funcione bem, e os períodos de bandeira vermelha.

Entende por que minerar Bitcoin em casa e sem uma estrutura adequada não é viável?

Minerar outras criptomoedas?

Sabemos que minerar Bitcoin em casa não é economicamente viável. Mas há a possibilidade de minerar outras criptomoedas?

E a resposta é sim! Existem moedas menores que podem, facilmente, gerar lucro através de uma mineração de criptomoedas por CPU/GPU.

Porém, é preciso que você esteja atento ao valor dessas moedas. Dessa forma, você pode escolher uma criptomoeda que apresente potencial de valorização e montar uma operação lucrativa.

Quer aprender mais sobre a tecnologia blockchain?

A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.

Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.

Curso Fundamentos Essenciais para Blockchain

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - o que são criptomoedas? Baixe e entenda!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que São Criptomoedas E Como Funcionam

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.