Como funciona o blockchain?
7 Aplicações do Blockchain
Que tal dar o próximo passo?

Descubra as 7 principais aplicações do blockchain e seu funcionamento

Entenda o funcionamento dessa famosa tecnologia. Conheça as 7 aplicações do blockchain e como elas estão mudando o mercado.

João Henrique
Por: João Henrique
Descubra as 7 principais aplicações do blockchain e seu funcionamento

Você já deve ter visto alguém falar de algumas aplicações de blockchain em pesquisas, notícias ou, até mesmo, em livros de tecnologia.

Os estudos sobre o blockchain se iniciaram nos anos 90, mas foi com o lançamento da primeira moeda criptografada por Satoshi Nakamoto, o Bitcoin, que ele tornou-se relevante. Desde então, várias outras aplicações do blockchain foram desenvolvidas.

O blockchain é um protocolo de registro distribuído. Vários setores começaram a utilizar essa nova tecnologia em aplicações que vão muito além das transações financeiras iniciais.

Veja abaixo, os tópicos que abordaremos para entender um pouco mais sobre essas aplicações:

  • Como funciona o blockchain?
  • 7 aplicações do blockchain
  • Que tal dar o próximo passo?

Vamos lá? Primeiro devemos relembrar como o blockchain funciona.

Como funciona o blockchain?

O blockchain funciona por meio de uma cadeia de blocos digitais com o código criptografado que armazenam algum tipo de dado, como por exemplo, transações financeiras, com uma identificação como se fossem uma impressão digital do bloco. Assim que esse bloco for construído e validado pela rede, ele se junta a cadeia.

O próximo bloco da cadeia terá, além das suas próprias informações, a impressão digital do bloco anterior, e assim criará sua própria impressão. Esse encadeamento faz com que as informações sejam descentralizadas e que aumente a segurança dos dados. Na imagem abaixo, podemos ver um resumo desse processo:

Blockchain


A aplicação dessa tecnologia em qualquer modelo de negócio cria uma necessidade de investimento. Há muitas empresas criando mudanças sem a devida precaução. Para não fazer nada no ímpeto é essencial desenvolver uma análise de cenários e expansão.

Não sabe como realizar uma?

Nossa planilha GRATUITA de Análise de Cenários e Expansão pode te ajudar nisso, faça o download agora mesmo clicando no botão abaixo e conheça um método rápido e eficaz.

Planilha de Análise de Cenários e Expansão


Agora que você já conhece um pouco de como o blockchain funciona, que tal descobrir as 7 principais aplicações do blockchain? Vamos lá!

7 Aplicações do Blockchain

Separamos para você as 7 principais aplicações do blockchain no mercado, que têm muito potencial para se tornarem verdadeiras tendências nos próximos anos, tanto em empresas tradicionais quanto em organizações descentralizadas.

1. Moedas digitais

A primeira aplicação nós nunca esqueceremos!

O surgimento das criptomoedas, pelo lançamento do Bitcoin, sacudiu todo o mercado financeiro. Quem apostou nessa tecnologia, na época, se deu muito bem. Muitas outras moedas digitais surgiram e ainda têm muito potencial para crescer.

A descentralização oriunda da tecnologia blockchain faz com que essas moedas fiquem livres de autoridades regulamentadoras e intermediários para a realização das transações, aumentando a segurança do modelo.

Atualmente, é a aplicação do blockchain mais lembrada e estudada no mundo.

2. Sistemas de pagamentos

Ainda no mercado financeiro, muitos bancos e instituições como as adquirentes já começaram a introduzir o blockchain.

Elas estão utilizando a tecnologia como um método para aumentar a segurança de suas redes e ampliar a quantidade de transações possíveis de serem processadas e verificadas por segundo.

Essa aplicação consegue aumentar a velocidade e a segurança das ações dos usuários no mercado de pagamentos, um dos maiores afetados por fraudes.

3. Contratos inteligentes

O termo contratos inteligentes ou smart contracts, em inglês, foi criado por Nick Szabo, cientista da computação, em 1996. Porém, foi com o surgimento da tecnologia blockchain e de inteligência artificial que esse conceito de contratos desburocratizados, com maior confiabilidade e que se auto executam avançou.

Antes, apenas aplicados como um facilitador das transações das criptomoedas, esses novos modelos evoluíram por meio da rede de blockchain. Essa plataforma permite que qualquer pessoa possa fazer seu próprio modelo de código para ser utilizado nos mais variados tipos de acordos.

É uma das aplicações do blockchain com maior potencial de popularização, visto a infinidade de contratos existentes.

Utilizando o mesmo princípio de processamento de documentos por blockchain dos contratos inteligentes, a área da educação já começou a aplicar essa tecnologia, como veremos no próximo subtópico.

4. Educação

Uma pessoa com uma certa instrução acadêmica acumula durante ao longo da vida muitas certificações, desde o diploma da educação básica até os diplomas universitários.

Atualmente, um problema muito comum e grave são as fraudes decorrentes de falsificações em currículos e até mesmo de exercer a profissão ilegalmente.

Com o blockchain as instituições poderiam disponibilizar as certificações em uma rede blockchain e assim a organização que necessitasse verificar essas credenciais teria o fácil acesso à elas.

5. Armazenamento em nuvem

Uma das aplicações que será muito utilizadas por empresas do mundo inteiro será o armazenamento em nuvem com blockchain.

Hoje, muitas organizações utilizam o serviço de grandes empresas como Google e Microsoft. No entanto, além de ser um serviço muito oneroso, as informações sigilosas acabam sendo divulgadas para essas empresas que cuidam desse armazenamento.

Sem dúvidas, o sistema descentralizado e o blockchain podem auxiliar no aumento da segurança dos dados. Outro benefício seria que a rede “peer to peer” utilizada pode reduzir os custos se comparado aos servidores centralizados.

6. Supply Chain atualizada

O mundo globalizado trouxe muitas facilidades em termos de logística. Cada vez mais a indústria e sociedade trabalham com produtos de diversas partes do mundo. Essa tendência tende a aumentar com o avanço tecnológico.

A aplicação do blockchain na cadeia de suprimentos poderia auxiliar no rastreamento de cada um dos componentes envolvidos na fabricação de algum produto e assim identificar mais facilmente variabilidades no processo.

O avanço da internet das coisas prevê cada vez mais instrumentos automatizados, integrados e tecnológicos. Assim, as ações realizadas por eles devem ser registradas, permitindo à empresa ter um controle maior dos seus processos formadores da sua supply chain.

7. Saúde

A área da saúde é sem dúvidas um setor que necessita de um rigoroso controle de registros médicos dos pacientes, tanto de medicamentos receitados, quanto de procedimentos realizados.

Esse registro pode ser baseado em blockchain. Assim, teríamos uma ficha médica ao decorrer da vida com a segurança, o sigilo e a confiabilidade que o sistema poderia nos fornecer.

Além disso, os perfis de saúde dos usuários poderiam ser usados em pesquisas sem que os dados pessoais fossem divulgados, visto que eles seriam criptografados.

Que tal dar o próximo passo?

BlockChain é um assunto em alta e uma área extremamente promissora no mercado profissional. Mas você tem conhecimento sobre o assunto? Quer dar os primeiros passos?

Então essa é a sua chance!

No nosso Ebook Guia de Carreiras em BlockChain, você aprenderá sobre a tecnologia BlockChain, iniciando nos conceitos mais básicos e indo até as certificações para destacar sua carreira. Está esperando o que?

Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Baixe agora o guia carreiras em Blockchain

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para BlockChain, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.