Como o Brasil se Posiciona no Contexto Mundial de Empreendedorismo?
Qual o Perfil do Empreendedor brasileiro?
Quantos Negócios foram Abertos no Brasil no Último ano?

Brasil Ocupa top 5 no Ranking Blobal de Empreendedorismo!

O Brasil continua a ocupar a 5° posição no ranking global de empreendedorismo, segundo o último levantamento do GEM

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Brasil Ocupa top 5 no Ranking Blobal de Empreendedorismo!

De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está na 5° posição no ranking global de empreendedorismo, em relação aos 50 países analisados.

O levantamento foi realizado pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade e mostra uma evolução no cenário empreendedor brasileiro, que se ainda se recupera da crise de covid-19.

Os brasileiros também subiram no ranking de empreendedores estabelecidos, ou seja, aqueles que têm um negócio aberto a pelo menos 3,5 anos, avançado do 13º lugar em 2020 para a 7º colocação em 2021.

  • Como o Brasil se posiciona no contexto mundial de empreendedorismo? 
  • Qual o perfil do empreendedor brasileiro?
  • Quantos negócios foram abertos no Brasil no último ano?

Vamos lá?

Como o Brasil se Posiciona no Contexto Mundial de Empreendedorismo?

O Brasil se posiciona entre os países com maior população empreendedora do mundo. Segundo o GEM, empreender se tornou o terceiro maior sonho dos brasileiros, ficando atrás somente da vontade de ter uma casa própria e viajar pelo país.

No contexto geral os brasileiros ocupam quinto lugar no ranking global em termos de taxa de empreendedorismo total, atrás somente da República Dominicana, Sudão, Guatemala e Chile.

Ainda segundo o relatório, o número de empreendedores da população adulta, pessoas entre 18 a 64 anos, chegou a 43 milhões nos últimos anos.

Qual o Perfil do Empreendedor brasileiro?

O perfil do empreendedor brasileiro amadureceu nos últimos anos. Em 2021, a taxa de empreendedorismo por necessidade caiu 1,5% ponto percentual, em comparação com o ano passado, saindo dos 50,4%, em 2020, para 48,9%, segundo os dados do GEM 2022.

Além disso, os novos empreendedores possuem maior nível de escolaridade, pelo menos 28,5% concluíram o ensino médio, um aumento de 4,1% pontos percentuais em relação a 2020.

Perfil dos empreendedores brasileiros


O presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse na íntegra que oferecer crédito a esses empreendedores é a chave para incentivar as micro e pequenas empresas:

“O crédito é o ponto número 1. A maior necessidade hoje é o crédito, por isso estamos tão focados em irrigar a economia”, disse Melles.

Quantos Negócios foram Abertos no Brasil no Último ano?

No ano de 2023, segundo os dados do Mapa de empresas foram abertos 3.870.522 novas empresas no Brasil. A região que teve o maior registro, foi a região sudeste, com 1.950.213 abertura de novas empresas.

Em segundo lugar, vem a região sul, com 739.252 novos empreendimentos, seguida da região Nordeste, com 623.228 e do Centro-Oeste, com 367.425. A região Norte teve o menor número de novos empreendimentos, com o número de 190.387.

Somente neste ano de 2024, foram registrados abertura de 721.184 no Brasil. No outro extremo, as empresas que encerram suas atividades neste ano, foram 419.754, o que garante um saldo positivo entre aberturas e extinção de empresas neste início de ano.

Com esse levantamento, é viável compreender a dinâmica das empresas no Brasil e como é essencial elaborar um plano de negócios. Para obter sucesso no empreendimento, é imprescindível ter um planejamento bem estruturado.


Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis.


Chegou o Momento de se Tornar um Empreendedor e Alcançar o Sucesso em seu Negócio!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.