O que é uma empresa de capital aberto?
Como funciona uma empresa de capital aberto?
Quais as vantagens de uma empresa de capital aberto?
Como investir em uma empresa de capital aberto?
A regra de ouro para impulsionar seus investimentos

Empresas de capital aberto e suas oportunidades como investimento

Você sabe o que é uma empresa de capital aberto? Aprenda como ganhar dinheiro investindo nesse mercado e se torne sócio de grandes empresas!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Empresas de capital aberto e suas oportunidades como investimento

As empresas de capital aberto são aquelas negociadas em bolsa de valores. Isso significa que qualquer investidor pode comprar as suas ações e se tornar sócio delas, mesmo com um percentual pequeno.

Essa é uma estratégia muito interessante para pessoas que têm dúvidas entre investir ou empreender, por exemplo. Afinal, diferente da renda fixa, as ações podem ser uma forma de impulsionar a economia e contar com ganhos exponenciais.

Quer entender melhor o que são as empresas de capital aberto, como elas funcionam para os administradores e seus sócios, além de saber como se tornar um deles? Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

●     O que é uma empresa de capital aberto?

●     Como funciona uma empresa de capital aberto?

●     Quais as vantagens de uma empresa de capital aberto?

●     Como investir em uma empresa de capital aberto?

●     A regra de ouro para impulsionar seus investimentos

O que é uma empresa de capital aberto?

Uma empresa de capital aberto é o tipo de companhia que possui ações que podem ser negociadas na bolsa de valores. Mas na prática, o que isso significa?

A expressão capital designa-se ao fato de que o capital social dessas organizações, já o conceito de aberto é o fato de que qualquer pessoa pode ter uma parte do mesmo.

Com isso, a abertura de capital possibilita que diversos investidores se tornem sócio de um negócio através da compra de ações. Assim, passam a ter direito à participação nos lucros e alguns casos a votos.

Agora que você já sabe o que é uma empresa de capital aberto é hora de descobrir como ela funciona e quais as suas diferenças para empresas de capital fechado. Confira!

Como funciona uma empresa de capital aberto?

De modo geral, o funcionamento das operações não se diferencia muito entre uma empresa de capital aberto e uma de capital fechado. No entanto, existem processos bem distintos quanto à divulgação das informações.

Uma empresa de capital aberto precisa ter transparência na gestão e reportar ao mercado dados financeiros e patrimoniais, além de destaques nas estratégias de expansão, capital de giro e o que mais for julgado relevante.

Outro ponto importante é o conselho de administração. Esse é um órgão considerado externo que visa garantir os direitos dos investidores e analisar as decisões mais importantes que a companhia irá tomar.

Com isso, o conselho de administração pode ser considerado até mesmo um capital intelectual. Afinal, muitas vezes é composto por sócios fundadores e grandes referências do mercado.

Além disso, nas empresas de capital aberto também há obrigatoriedade de distribuição de lucros. As regras desses eventos devem constar no estatuto social.

Mas no meio de tantos investimentos, como manter a organização? Fique tranquilo porque a Voitto tem a solução certa para você!

Fique sempre de olho nos seus investimentos!

O mercado de Trade e investimentos hoje está em constante ascensão. Com tantos tipos de ação, rotatividade e investimentos, é extremamente necessário o acompanhamento e organização neste ramo.

Foi pensando nisso que fizemos a nossa Planilha de Controle de Ações!Que conta com uma estrutura prática para registrar as ações de giro diário e operação comum. Além de um gráfico automático por mês, para você poder comparar os resultados obtidos de forma visual.

Muito interessante, não é mesmo?

Para aproveitar essa planilha, basta clicar no botão abaixo e fazer o Download da Planilha de Controle de Ações!

Planilha Controle de Ações


Você sabe quais as vantagens de uma empresa aberta? Veja os pontos positivos dessa estrutura a seguir!

Quais as vantagens de uma empresa de capital aberto?

O processo de abertura de capital nem sempre é uma decisão fácil. Por isso, é necessário que os gestores avaliem bem todos os cenários antes de escolher qual caminho seguir.

Pensando nisso, separamos algumas das principais vantagens de uma empresa optar por abrir seu capital.

Liquidez

Uma das principais vantagens de uma empresa de capital aberto para os seus investidores é a liquidez. Isso significa que é muito mais fácil vender a sua participação através de ações na bolsa de valores do que se fosse no mercado fechado.

Além disso, a abertura de capital também torna menos burocrático questões voltadas para a sucessão patrimonial e partilha de bens entre herdeiros, por exemplo.

Custo de Capital

Uma empresa que deseja expandir os seus negócios, provavelmente precisará de capital externo para visibilizar esses planos. Nesse sentido, há duas opções:

  1. Contratar dívida externa nos mercados financeiros, por exemplo: empréstimos ou financiamentos;
  2. Angariar investidores que irão aportar recursos na organização, por exemplo: IPO (abertura de capital) ou investidores anjos.

Em alguns casos, o custo de capital pela vertente da negociação em bolsa de valores é mais vantajoso. Visto isso, pode ser uma maneira mais barata de colocar em prática as estratégias de crescimento da companhia.

Visibilidade da marca

Outro ponto que pode ser considerado uma vantagem para as empresas de capital aberto é a maior visibilidade da marca.

Afinal, com as medidas de transparência instituídas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) as ações tomadas pela companhia ficam públicas.

Por exemplo, ações da Natura contra testes em animais. A repercussão pode fazer com que novas pessoas se tornem consumidores pois se identificam com a causa.

Quer aproveitar os benefícios de uma empresa de capital aberto como investidor? Descubra agora como passar a ser sócio das maiores companhias do Brasil e do mundo.

Como investir em uma empresa de capital aberto?

Muitas pessoas querem começar a investir parte do seu capital de risco em ações de empresas listadas na bolsa de valores. Se você é uma delas, aqui você encontrará tudo que precisa saber para dar os primeiros passos.

Por isso, separamos as dicas principais para começar a investir em empresas de capital aberto.

Abra uma conta em uma corretora

No Brasil, para comprar ações de uma empresa é necessário ter conta um intermediário. Para isso, as corretoras de valores ou bancos podem ajudar.

Conheça o seu perfil de investidor

Outro ponto importante para começar a investir em ações é conhecer o seu perfil de investidor. Para isso, as próprias corretoras e bancos já disponibilizam um questionário chamado suitability.

Nele, é possível identificar quais os produtos financeiros ideais para o seu perfil. Afinal, as ações de empresas de capital aberto possuem risco, possível volatilidade e não há retorno garantido. Por isso, nem sempre será a melhor opção para todos os tipos de investidores.

Analise as opções

Depois de entender o tipo de investimento faz sentido para o seu perfil, é hora de saber como analisar uma ação. Afinal, existem muitas opções no mercado e é preciso que você saiba escolher as melhores.

Em um primeiro momento, é possível estudar sobre os indicadores financeiros e também comparar os resultados com os de outras companhias do mesmo setor. Assim, é possível avaliar os números de maneira absoluta e relativa.

A regra de ouro para impulsionar seus investimentos

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.