ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é uma análise técnica de ações?
Tenho um presente para você!
Para que serve uma análise técnica de ações?
Diferença entre análise técnica e análise fundamentalista
Quais são as vantagens e desvantagens de fazer uma análise técnica de ações?
Dicas de como fazer uma análise técnica de ações!
Se você chegou até aqui, eu tenho uma pergunta para lhe fazer…

O que é análise técnica? Veja como estudar os gráficos das ações e identificar tendências!

Saiba como a análise técnica te ajudará a melhorar seus resultados nos investimentos de curto prazo, identificando as tendências do mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é análise técnica? Veja como estudar os gráficos das ações e identificar tendências!

Já imaginou como seria interessante ser capaz de identificar tendências no mercado financeiro? Existe uma ferramenta que o ajudará a realizar essa função e ela se chama análise técnica de ações.

Realizar investimentos, em geral, é uma ótima forma para ter maior segurança e maior controle financeiro. Se você deseja saber mais sobre a análise técnica, separamos alguns tópicos especiais para ajudar você nessa jornada, sendo eles:

  • O que é uma análise técnica de ações?
  • Para que serve uma análise técnica de ações?
  • Diferença entre análise técnica e análise fundamentalista
  • Quais são as vantagens e desvantagens de fazer uma análise técnica de ações?
  • Dicas de como fazer uma análise técnica de ações!

Vamos à leitura?

O que é uma análise técnica de ações?

A análise técnica de ações, ou simplesmente análise gráfica, é uma maneira de entender um gráfico de ações tentando saber se ele vai “subir” ou “descer” em um determinado período de tempo, levando em consideração todo o histórico do gráfico.

A análise técnica se popularizou através do jornalista e fundador do Wall Street Journal, Charles Dow. Seu nome também é utilizado em um dos principais índices de ações americano, o Dow Jones.

Se você pensa em começar a investir em ações, sem dúvidas entender e aplicar a análise gráfica será essencial para atingir o sucesso na bolsa de valores.

Segundo Jones, um investidor não seria capaz de lucrar e precificar uma ação de maneira eficiente possuindo apenas informações que são divulgadas de maneira pública na mídia.

Dessa forma, a variação no valor das ações não está cem por cento relacionada com o que o investidor enxerga a respeito da condução dos negócios de uma empresa, mas sim, a percepção das pessoas sobre o que está caro ou barato no mercado financeiro.

Portanto, a análise técnica de ações é uma ferramenta eficiente para descobrir o que vai acontecer com o ativo no futuro, pois há uma tendência que o comportamento do gráfico se repita, mostrando em quais fases os investidores tendem a serem otimistas ou pessimistas sobre o ativo, exceto em casos onde acontecem eventos anormais, como por exemplo: pandemias,  desastres naturais e entre outros.

Tenho um presente para você!

O mercado de Trade e investimentos hoje está em constante ascensão. Com tantos tipos de ação, rotatividade e investimentos, é extremamente necessário o acompanhamento e organização neste ramo.

Foi pensando nisso que fizemos a nossa Planilha de Controle de Ações!Que conta com uma estrutura prática para registrar as ações de giro diário e operação comum. Além de um gráfico automático por mês, para você poder comparar os resultados obtidos de forma visual.

Muito interessante, não é mesmo?

Para aproveitar essa planilha, basta clicar no botão abaixo e fazer o Download da Planilha de Controle de Ações!

Planilha Controle de Ações

Para que serve uma análise técnica de ações?

A análise técnica serve para projetar o futuro do gráfico de uma ação, tendo como base os movimentos que ocorreram no passado. Pode ser muito utilizada no day trade, para identificar o momento de comprar ou vender uma ação.

Porém, é importante dizer que não há como afirmar 100% o comportamento que a ação terá. A análise gráfica busca apenas identificar as possíveis oportunidades do mercado.

Os assuntos relacionados ao mercado financeiro estão tão no mainstream, que existem até certificações que buscam comprovar o conhecimento acerca do mercado financeiro, que é o caso da CPA 10 e CPA 20. Os conhecimentos podem ser os mais variáveis possíveis, desde saber o que é inflação até entender o que é um IPO e como diversificar uma carteira de ações.

Diferença entre análise técnica e análise fundamentalista

A principal diferença entre elas é que, em geral, a análise técnica é utilizada por investidores que desejam oportunidades de negócios a curto prazo, descobrindo a tendência de baixa ou tendência de alta, enquanto a análise fundamentalista é mais adequada para os investidores que desejam investir a longo prazo. Mas vamos ver sobre a análise fundamentalista mais detalhadamente?

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista busca compreender as perspectivas de valorização de um ativo durante um período de tempo mais longo, levando em consideração seu preço, saúde financeira, confiabilidade da gestão da empresa, balanço patrimonial, conjuntura econômica, resultados da empresa e fluxo de caixa.

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer uma análise técnica de ações?

Sem dúvidas, a principal vantagem em realizar a análise técnica é poder buscar as melhores oportunidades da bolsa de valores a curto prazo, sem que seja necessário entender sobre a saúde financeira da empresa e outros fatores econômicos.

Isso ocorre porque é possível identificar padrões no gráfico da ação e tentar prever o que irá acontecer no futuro.

Em contrapartida, sua principal desvantagem é o grande risco que corre ao se fazer esse tipo de análise, principalmente em casos onde o investidor ainda é inexperiente, afinal, movimentos realizados no passado não garantem que no futuro gerarão o mesmo resultado..

Dicas de como fazer uma análise técnica de ações!

Agora que você já sabe o que é a análise técnica e para que ela serve, vamos conferir algumas dicas de como executar essa ferramenta no seu dia a dia de investidor.

Estude e faça simulações

Como você pode perceber, existem riscos em realizar esse tipo de análise, porém, é possível você simular as suas operações com dinheiro fictício, os gráficos são os mesmos que são usados com dinheiro “de verdade”.

Portanto, busque praticar ao máximo, até que você se sinta confiante e comece a operar dentro da bolsa de valores com seu patrimônio. A Toro Investimentos, por exemplo, disponibiliza algumas ferramentas onde é possível realizar essas simulações.

Conheça os principais padrões gráficos

É muito importante conhecer os principais padrões gráficos que podem ser encontrados em um gráfico de cotação de um ativo. Em geral, o tipo de gráfico mais usado para se realizar a análise é o de candlesticks, pois possui uma melhor visualização para o investidor identificar as tendências, ao contrário do gráfico de linhas.

Dentre os principais padrões gráficos, podemos destacar:

  • Martelo e estrela cadente.
  • Doji.
  • Ombro cabeça ombro.
  • Topos duplos e fundos duplos.
  • Bandeiras ou flâmulas.

Respeite a tendência dos preços

A análise técnica de ações busca precisamente identificar a tendência de preços dos ativos. Portanto, sempre realize as operações a favor da tendência apresentada pela ferramenta.

Suporte e resistência

Um ponto fundamental ao se trabalhar com a análise gráfica é determinar as regiões de suporte e resistência do gráfico.

Com essas regiões identificadas, o investidor conseguirá realizar os stops da operação com mais segurança e clareza. Vamos ver alguns conceitos para entender melhor o que é suporte e resistência:

  • Topo: preço máximo da ação atingido em um determinado período de tempo
  • Fundo: preço mínimo da ação atingido em um determinado período de tempo
  • Resistência: série de topos em uma faixa de preço no qual o mercado de ações ainda não superou
  • Suporte: sequência de fundos no qual dá a entender que o mercado não aceita pagar menos pelo ativo

Esses são alguns dos conceitos básicos que são necessários na análise técnica.

Se você chegou até aqui, eu tenho uma pergunta para lhe fazer…

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.