O que é controle financeiro pessoal?
Qual a melhor forma de colocar as contas em dia?
Dicas para o Controle Financeiro Pessoal
Aprenda mais!

9 dicas para mudar sua visão sobre o controle financeiro pessoal

Aprenda como algumas dicas podem te auxiliar no seu controle financeiro e também facilitar a realização dos seus objetivos e metas.

Lucas Prado
Por: Lucas Prado
9 dicas para mudar sua visão sobre o controle financeiro pessoal

Você sabe quanto a ausência de controle financeiro pessoal pode te impactar na tentativa de alcançar suas metas?

Você tem vontade de comprar um carro, um celular ou uma casa, mas tem dificuldade de se organizar financeiramente para atingir seus objetivos?

Pois é, você não está sozinho. Estudos comprovam que 80% dos brasileiros não conseguem poupar. Contudo, existem várias maneiras de aprender a controlar os seus gastos.

Nesse artigo trago várias dicas para aprender mais sobre o controle financeiro pessoal. Se ficou interessado, leia até o final e aprenda a fazer o seu controle financeiro pessoal.

O que é controle financeiro pessoal?

O controle financeiro pessoal é uma maneira de se organizar financeiramente a fim de se obter um maior controle sobre o seu próprio dinheiro. O controle financeiro dos gastos e das despesas pode se tornar uma arma poderosa para a realização de sonhos e objetivos no longo prazo.

Desse modo, aprender mais sobre o controle financeiro pessoal é primordial para conseguir sair das dívidas, poupar dinheiro e se tornar um investidor. Alguns dos controles financeiros pessoais são feitos no Excel, ferramenta poderosa de organização.

Portanto, para você dar seus primeiros passos rumo a obter seu controle financeiro, disponibilizamos, gratuitamente, uma planilha de controle de orçamento e despesas para você! Clique e baixe agora!

Planilha: Controle de Orçamento e Despesas

Qual a melhor forma de colocar as contas em dia?

A melhor forma de colocar as contas em dia é só uma: aquela que funciona para você! É isso mesmo, existem diversas maneiras de realizar um controle financeiro pessoal, contudo isso é muito individual.

Desse modo, é aconselhável que você experimente e determine o método que mais o ajude no processo de se controlar financeiramente.

A organização financeira pode ser feita com auxílio de algumas ferramentas como o Excel, aplicativos de celular e até mesmo um caderno de anotações.

O importante aqui é utilizar de ferramentas que estiver mais acostumado e que for mais efetiva para você. Tenha em mente que no início, se organizar financeiramente não é um processo fácil, então esteja disposto a realizar mudanças.

Para tentar apoiá-lo nessa tarefa, aqui vão algumas dicas que poderão guiar o seu processo de controle financeiro pessoal.

Dicas para o Controle Financeiro Pessoal

1. Renegocie suas dívidas

As dívidas são com toda certeza a maior dor de cabeça de quem está querendo organizar a vida financeira. Elas crescem de forma inesperada e acabam comprometendo muito o orçamento. Deixá-las de lado não é uma possibilidade!

Se possível, sempre pague o quanto antes e não deixe acumular. Porém, se você já está com muitas dívidas, ainda há uma alternativa: tente renegociá-las!

Os bancos e instituições financeiras sempre estarão dispostos a renegociar para receber o que você deve, portanto a maioria deles tem um setor de renegociações de dívidas.

Utilize esse recurso para conseguir um prazo maior e juros mais baixos. Este é o passo fundamental para começar a sair da inadimplência e conseguir quitar suas dívidas.

2. Saiba quais são seus gastos mensais

Entender para onde o seu dinheiro está indo é primordial para controlar sua vida financeira. Para isso, é necessário contabilizar e anotar tudo que você gasta, especificando com o quê foi gasto. Aqui serão utilizados 2 conceitos importantes:

  • Gastos fixos - São gastos que você geralmente tem que honrar mensalmente e que não tem muita variação. Por exemplo: aluguel, condomínio, água, luz, internet e etc.
  • Gastos esporádicos ou variáveis - São gastos que você teve, mas que geralmente não são existentes todo mês. Por exemplo: seguro do carro, compra de roupas, presente para o filho e etc.

Se quiser entender e se aprofundar mais nesses conceitos, temos um artigo que explica melhor a relação dos custos fixos e variáveis com o lucro.

Dessa maneira, ao elencar seus gastos fixos e esporádicos (ou variáveis) você terá um panorama geral de onde o seu dinheiro está indo todo mês. Some tudo e anote, não tem problema se esquecer de algo muito pontual, mas não deixe de anotar assim que lembrar!

3. Gaste menos do que você recebe!

Com todos seus gastos todos anotados e especificados, você será capaz de saber se seus gastos estão saudáveis. Para isso, basta comparar as despesas com o seu salário ou ganho no período.

Em uma reportagem da revista Exame foi constatado que 1 em cada 4 pessoas fecha o mês com a conta negativa, então para fugir dessa estatística é essencial que você não gaste mais do que recebe!

Se for necessário, corte os gastos mas não deixe a conta ficar no vermelho! Também é legal comentar que nessas horas é comum cair no cheque especial, porém ele possui uma taxa de juros muito elevada e não é aconselhável utilizá-lo.

4. Economize onde puder!

Alguns gastos comprometem o nosso orçamento sem serem percebidos. Geralmente essas despesas têm valor reduzido, contudo ao serem somadas durante o mês, tomam uma fatia expressiva do salário.

A boa notícia é que muitas vezes esses gastos são desnecessários e podem ser cortados ou reduzidos. Alguns exemplos comuns são aqueles serviços de assinatura por streaming duplicados como Netflix e Amazon Prime Video, aquele telefone fixo que você já não utiliza mais, ou até um plano de telefonia móvel que pode ser reduzido.

O importante aqui é elencar os gastos pequenos e eliminar aqueles que não irão fazer falta!

5. Compare os preços

A sensação de comprar algo que se deseja é maravilhosa, contudo, se tem alguma coisa que pode estragar esse momento, é encontrar o mesmo produto mais barato logo depois da compra.

Para evitar frustrações como essa e ainda economizar uma grana, é muito aconselhável que você compare os preços antes de comprar.

Na internet existem diversos sites que te auxiliam na hora de encontrar um preço mais acessível. Buscapé e Zoom são alguns exemplos.

Já no dia a dia, você pode avaliar as promoções e comparar os produtos com seus concorrentes, pois quase sempre tem um com qualidade semelhante e um preço melhor.

6. Reduza o número de cartões

Os cartões de crédito podem auxiliar bastante na hora daquela compra parcelada ou até em compras internacionais. Contudo, ele também é um grande responsável pelo endividamento das pessoas.

Isso porque, muitos utilizam de maneira errada e sem o controle correto.

Para um melhor controle financeiro pessoal, é muito indicado que você reduza o número de cartões de crédito que você possui.

Além de diminuir o número de faturas diferentes que você deverá lembrar de pagar, também são canceladas taxas de administração dos cartões, que muitas vezes podem passar de 100 Reais anuais.

7. Evite compras à prazo

Uma facilidade dos cartões de crédito são as contas à prazo. Parcelar uma compra até parece uma comodidade à princípio. Contudo, o acúmulo de compras e o aumento desproporcional da parcela em relação ao orçamento pode se tornar um problemão.

Desse modo, para facilitar a gestão dos gastos e o controle financeiro pessoal é indicado que as compras sejam pagas à vista. Além de conseguir um desconto substancial, de 5% até 20%, é possível ter uma visão geral do comprometimento do salário para a compra do item, o que é menos perceptível nas compras à prazo.

8. Não dependa exclusivamente de seu emprego atual!

E se amanhã você perdesse o seu emprego? Quanto tempo você conseguiria viver só com o dinheiro da sua poupança? Embora essa seja uma situação inusitada, convém se preparar para ela.

Algumas situações da vida como doenças, perda de emprego e acidentes acontecem por acaso, e é exatamente nesses momentos que uma reserva de emergência se torna fundamental.

Dessa forma, é recomendável que você tenha pelo menos 3 meses dos seus gastos mensais guardados em uma aplicação com liquidez imediata.

Assim, caso ocorra um acidente com seu carro por exemplo, você não precisará comprometer todo seu orçamento e se endividar para pagá-lo.

9. Invista primeiro, gaste depois!

Um pensamento bastante difundido em nossa sociedade é aquele de investir justamente no final do mês com o que tiver sobrado das contas e gastos mensais. Contudo, essa pensamento é falho, pois nunca sobra dinheiro, não é mesmo?

Dessa maneira, é interessante inverter esse pensamento, de maneira que poupar seja mais importante que gastar.

Então, a proposta aqui é no início do mês, ao receber o salário, é indicado que você já invista uma porcentagem do seu dinheiro ( de 10% a 30%) retirando a possibilidade da gastá-lo desnecessariamente. Investir em sua educação financeira também é sempre uma opção.

Assim, com essas dicas o seu controle financeiro pessoal estará te guiando para o caminho dos seus objetivos, e você estará com o controle do seu dinheiro.

Aprenda mais!

Você se interessou pelo tema e quer entender mais? Quer saber analisar a mudança do valor do dinheiro com o tempo? Entender sobre contabilidade? Descobrir os erros mais comuns em uma gestão financeira pessoal e como superá-los?

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Lucas Prado

Lucas Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Empresa Jr Soluções Consultoria como Consultor e Gerente de Inteligência Comercial. Atuou como Vice Diretor Geral e como Gerente de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEP) na UFV. Sonha em se formar e impactar pessoas por meio da educação financeira. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.