O que é CPA-10?
Conhecimento para a certificação CPA-10
A quem se destina?
Como funciona a certificação CPA-10?
O CPA-10 e as outras certificações
Por que ter a certificação CPA-10?
Dica bônus!

O que é a CPA-10? Veja como essa certificação pode te destacar no mercado financeiro!

Entenda como a CPA-10 pode fazer com que você se destaque no mercado financeiro e saiba mais sobre todos os detalhes dessa certificação

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é a CPA-10? Veja como essa certificação pode te destacar no mercado financeiro!

Os conhecimentos sobre finanças estão sendo cada vez mais difundidos e essa área profissional está cada vez mais concorrida. Por isso, se diferenciar é o ponto-chave para que alguém tenha uma carreira de sucesso e a certificação CPA-10 é uma dessas maneiras.

Essa certificação é utilizada para comprovar os conhecimentos de gerentes bancários. No entanto, mesmo para outros cargos no ramo das finanças, ela é avaliada no momento da contratação, principalmente para quem irá atuar com todos tipos de investimento.

Agora, se você quer entender mais como a CPA-10 pode fazer com que você se destaque, acompanhe esse conteúdo que foi organizado nos seguintes tópicos neste artigo:

  • O que é CPA-10? 
  • Conhecimento para a certificação CPA-10;
  • A quem se destina;
  • Como funciona a certificação CPA-10;
  • O CPA-10 e as outras certificações;
  • Por que ter a certificação CPA-10?

Vamos lá!

O que é CPA-10?

CPA-10 é a sigla utilizada para a Certificação Profissional ANBIMA – Série 10, uma prova que busca atestar o entendimento de primeiro nível sobre o mercado financeiro.

Apesar de ser a mais básica das certificações oferecidas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), ela pode ser considerada um diferencial no mercado de trabalho, comprovando conhecimento técnico sobre o mercado financeiro.

Por isso, muitas vezes a CPA-10 é pré-requisito para vagas que envolvam a prospecção e operação de produtos de investimento diretamente com o cliente, sejam de renda fixa ou renda variável.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre os conceitos de investimentos e quer iniciar o seu caminho antes de realizar a prova da certificação CPA-10, recomendamos que você realize o nosso curso!


O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Conhecimento para a certificação CPA-10

O mercado financeiro está em constante evolução e, por isso, o profissional que quer ter a CPA-10 precisa estudar e acompanhar os movimentos do mercado. Afinal, as provas possuem questões atuais com os assuntos que estão mais em voga no momento.

Porém, é possível identificar quais são os assuntos mais pertinentes e que estão presentes em todas as edições. São eles:

Mas, afinal, quem deve fazer essa certificação? Saiba mais a seguir!

A quem se destina?

Originalmente, a CPA-10 era uma certificação que se destinava para gerentes de bancos e profissionais que trabalham diretamente com a venda e o gerenciamento de produtos financeiros, além daqueles que desempenham atividades relacionadas a fundos de investimento.

Além disso, o CPA-10 é normalmente exigida por instituições financeiras que trabalham com distribuição de produtos ou investimento diretamente junto aos clientes, como uma assessoria.

No entanto, a prova não possui nenhum pré-requisito ou, até mesmo, vínculo institucional. Por isso, muitas pessoas que buscam trabalhar no mercado financeiro costumam fazer essa prova para atestar seus conhecimentos e possuírem mais chances de contratação.

Agora, é importante saber como funciona a prova da certificação CPA-10. Por isso, veja as principais informações do próximo tópico.

Como funciona a certificação CPA-10?

A prova da certificação CPA-10 possui 50 questões e pode ser feita em até 2 horas. Para que um candidato seja aprovado, é necessário acertar no mínimo 70% delas.

Por exigir um nível básico de conhecimentos, muitas pessoas preferem estudar por conta própria. No entanto, essa prática só é recomendada para quem já tem uma base sobre o assunto. Por exemplo, para quem fez graduação em economia ou trabalha na área.

A certificação possui validade de 5 anos a partir da data de aprovação. Por isso, existem dois tipos de provas ou processos de validação. São eles:

Certificação CPA-10

A certificação CPA-10 é indicada para pessoas que irão fazer a prova pela primeira vez ou ainda não foram aprovadas em alguma edição. Além disso, também deve ser feita por pessoas que não cumpriram os prazos de atualização do CPA-10.

Diferente de outras provas, a CPA-10 acontece em diversas edições durante o ano e pode ser encontrada em cidades de diferentes estados. Para conferir todas as datas e locais de aplicação, é necessário conferir o calendário de provas.

Outro ponto importante de se ressaltar é que atualmente a prova também pode ser feita de maneira online, em alguns casos.

Após verificar qual a melhor edição para participar, é preciso fazer a inscrição por meio do próprio site da ANBIMA.

Atualização CPA-10

Próximo à data em que a CPA-10 expira, é fundamental que quem quer garantir a sua certificação fique ativa é necessário fazer a atualização.

Esta possui um formato diferente da anterior. Apesar de também ser uma prova, o candidato precisa fazer um curso da própria ANBIMA para garantir que os conhecimentos acompanhem as mudanças ocorridas no mercado financeiro nos últimos anos.

O curso tem duração de 15 dias e deve ser feito inteiramente antes do vencimento da certificação. Além disso, o candidato também precisa ser aprovado ao final da capacitação.

O CPA-10 e as outras certificações

A ANBIMA oferece diferentes tipos de certificações, entre elas as mais populares são o CPA-10 e o CPA-20.

Apesar de possuírem características e público-alvo distintos, é comum que as pessoas fiquem em dúvida de qual prova fazer. Por isso, é necessário pesquisar e entender a diferença entre elas.

Enquanto a série 10 tem foco em investimentos para pessoas físicas e jurídicas em montante mais baixos, o CPA-20 foca em certificar profissionais para atuarem na venda de produtos de investimento de alta renda.

Por que ter a certificação CPA-10?

Uma certificação emitida pela ANBIMA traz aos profissionais do mercado financeiro mais credibilidade. Afinal, a instituição é referência quando o assunto é finanças e comprova a capacidade de um profissional de prestar um serviço de consultoria financeira.

O que muito se discute atualmente é o processo de entendimento das pessoas sobre a importância da educação financeira pessoal e quem trabalha no ramo deve ser propulsor dessa consciência mais aprimorada sobre o dinheiro.

Além disso, mais do que vender produtos financeiros, o mercado de trabalho também valoriza o profissional que busca sempre se atualizar. Por isso, a certificação CPA-10 é um diferencial não só na contratação, mas também em promoções e novas oportunidades.

Dica bônus!

A realização de vendas é o que garante o funcionamento de qualquer negócio! Por meio delas, os lucros são gerados e assim, as empresas conseguem continuar operando.

Dessa maneira, manter um bom gerenciamento de vendas é uma atividade essencial para um desempenho empresarial de sucesso!

Pensando nisso, criamos para você a Planilha de Controle Financeiro de Vendas, com o objetivo de facilitar o seu trabalho nesse gerenciamento.

Com ela, você poderá organizar suas finanças, lucros, e descontos por clientes, entre outras funcionalidades.

Sendo assim, não perca essa oportunidade! Clique no botão abaixo e faça o download!

planilha controle financeiro de vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.