Cuidar da vida financeira nem sempre é uma tarefa fácil e muitos não sabem ao certo onde encontrar conselhos e histórias inspiradoras. Por isso, livros de finanças pessoais podem ser fontes de aprendizado. 

Além de existirem bibliografias que mostram trajetórias bem sucedidas, também é possível encontrar livros que descrevem passos e respondem às perguntas mais comuns sobre investimentos, gestão financeira pessoal e até mesmo a almejada independência financeira.

Se você quer se aprofundar no assunto e cada vez mais tomar decisões financeiras conscientes, neste conteúdo, você encontrará:

  • 9 livros que te ajudarão a entender mais sobre finanças.

Preparado para melhorar a relação com o seu dinheiro? Vamos lá!

 

9 livros que te ajudarão a entender mais sobre finanças

 

Preparamos para você uma lista com livros que farão a diferença nas suas finanças pessoais! Confira abaixo:

 

1. Pai Rico, Pai Pobre

 

O livro Pai Rico, Pai Pobre pode ser considerado um dos clássicos quando o assunto é finanças. Escrito pelo empresário Robert Kiyosaki, o best-seller conta com uma narração atrativa por meio de uma história sobre um menino e suas inspirações. 

De um lado, existe uma referência paterna que segue a risca tudo aquilo que aprendeu ao longo da vida com seus pais, o que é visto pela sociedade como as decisões mais corretas. As descrições do personagem se assemelham ao pensamento da maioria das pessoas. 

Por outro lado, há o outro pai. Ele traz uma discussão sobre a importância de uma visão empreendedora e com foco em investimentos. Mostrando, assim, a importância de fazer com que o dinheiro trabalhe para você.  

 

2. Me Poupe!

 

Com uma abordagem inovadora, a fundadora do canal de finança, Nathalia Arcuri, escreveu o livro Me Poupe!, um dos maiores best-seller nacionais. 

O enredo do livro conta com passos muito bem descritos sobre como alcançar estabilidade financeira e um pensamento de longo prazo. Afinal, é ele que garante o êxito não só no âmbito das finanças, mas também proporciona uma maior qualidade de vida. 

Uma das maiores vantagens do livro é que ele aborda todos os tópicos trazendo uma reflexão ao leitor sobre a sua própria vida. Com isso, é possível traçar ações para melhorar a financeira na prática

 

3. Os segredos da mente milionária

 

Outro livro de finanças muito popular é a obra, de T. Harv Eker, Os segredos da mente milionária. A abordagem é de simples interpretação e ideal para pessoas que estão começando a estudar sobre o assunto e precisam de uma mudança de mindset

A maior reflexão do livro é sobre o fato de que, durante a vida, as pessoas são instruídas a tomar decisões que no longo prazo não serão as melhores. Afinal, o pensamento imediatista e a resistência à mudança são padrões de comportamento da maioria.

No entanto, para desmistificar alguns conceitos e instruir os leitores a enxergarem as finanças pessoais de outra forma, o autor aborda 17 diferenças de pensamentos entre os bem sucedidos financeiramente e os demais. 

 

4. Do Mil ao Milhão

 

Mais um best-seller brasileiro, é o livro Do Mil ao Milhão. O autor, Thiago Nigro, o descreve como uma metodologia para que as pessoas consigam mudar de uma vez por todas o patamar financeiro a partir de três conceitos principais. 

O primeiro deles se refere ao fato do quanto é necessário gastar melhor. Esse passo quer dizer que o planejamento financeiro pessoal é decisivo para que alguém tenha sucesso nas decisões relacionadas a dinheiro em qualquer âmbito da vida. 

Já o segundo, se refere a investir melhor. Afinal, são as aplicações financeiras que potencializam os retornos e fazem o dinheiro trabalhar para as pessoas. Por fim, ele aborda sobre ganhar mais e, com isso, potencializar os demais passos.

 

5. Como Organizar Sua Vida Financeira

 

O professor Gustavo Cerbasi é um dos financistas mais populares do Brasil e escreveu uma série de livros que aborda o tema de forma simples e didática. Um dos principais deles é intitulado Como Organizar Sua Vida Financeira

A obra traz detalhadamente como desenvolver uma das habilidades mais necessárias para tomar decisões conscientes: a inteligência financeira. Mas não para por aí. O livro também aborda de forma prática como essa característica impacta no orçamento familiar. 

Mais um ponto importante abordado pelo livro é a questão das compras e do crédito. Esses são os dois pilares que mais impactam atualmente na vida financeira dos brasileiros e são trazidos de uma forma simples de se organizar. 

 

6. Quem Pensa Enriquece

 

Quem Pensa Enriquece é uma publicação feita por Napoleon Hill no ano de 1937. No entanto, o livro continua fazendo sucesso e sendo considerado atual até os dias de hoje. A obra foi escrita e embasada no comportamento de diversas pessoas bem-sucedidas. 

Para isso, o autor passou cerca de vinte anos estudando hábitos, trajetórias e como elas tomavam decisões. Um dos pontos mais atrativos do livro é o fato de que o foco e a persistência são dois dos pilares para que os seres humanos alcancem seus objetivos. 

No entanto, uma forma de facilitar esse processo é aumentar os relacionamentos com pessoas que possuem metas parecidas com as suas. Afinal, essa junção torna mais fácil a motivação e potencializa os resultados de ambas. 

 

 7. Quero Ficar Rico

 

A liberdade financeira é um dos maiores objetivos das pessoas e é justamente sobre o assunto que o autor Rafael Seabra fundamenta o seu livro Quero Ficar Rico. 

Com o objetivo de instruir quais são os melhores caminhos a serem tomados diante dos problemas financeiros mais comuns no Brasil, Seabra traz dicas práticas e de fácil aplicação no dia a dia. 

Além disso, o autor mostra a importância de se organizar financeiramente. Este é um dos principais pilares de uma vida bem sucedida e por isso recebe destaque com um passo a passo instrutivo. 

 

8. O Homem Mais Rico da Babilônia

 

Escrito por George S. Clason, O Homem Mais Rico da Babilônia é um livro de finanças com uma abordagem diferente dos demais. Ele traz como enredo principal uma coletânea de parábolas e de histórias, com o objetivo de ilustrar decisões financeiras em diversos momentos.

Querer ficar rico e ter um alto padrão de vida é um sonho comum entre diversas pessoas. No entanto, se planejar financeiramente é fundamental para que isso aconteça. 

O conjunto das histórias traz várias perspectivas sobre esse mesmo sonho. Mostrando pessoas que tiveram decisões assertivas e outras que poderiam ter optado por outras alternativas e, por isso, tem lições valiosas que o leitor deve refletir sobre. 

 

9. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

 

Enriquecer juntos não sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando a situação em questão são os relacionamentos. Pensando nisso, Gustavo Cerbasi publicou o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Durante a narrativa, o autor mostra o quanto é importante que os hábitos financeiros do casal sejam trabalhados de forma em conjunto, assim como a construção de sonhos e objetivos. 

Além disso, falar sobre finanças pessoais e ter liberdade para expor ideias e propósitos estão como o cerne do livro. A partir disso, Cerbasi mostra como os casais podem melhor seus relacionamentos a partir de uma vida financeira mais estruturada.

 

Próxima parada é a capacitação!

 

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre livros que tratam de finanças pessoais. Você deve ter percebido como esse tema é rico e que pode trazer reais mudanças para sua vida, não é mesmo?

Então, o próximo passo é você começar a se capacitar nesta área. Pensando nisso, trouxemos para você o curso de Gestão Financeira Pessoal! Ao realizá-lo, você aprenderá a entender diversos conceitos do mundo das finanças, a estruturar sua vida financeira, sem que dependa do cheque especial e a sair das dívidas!

Preparado(a) para alavancar suas finanças? Aproveite e se inscreva abaixo!

Curso de gestão financeira pessoal