O que é CPA 20?
Quem pode tirar CPA 20?
Quem tem CPA 20 pode trabalhar onde?
Como funciona a prova para a certificação CPA 20?
Quais são as vantagens de ter a CPA-20?
Dica especial!

Quer atuar no mercado financeiro de alta renda? Conheça a CPA-20!

Saiba porque a Certificação Profissional ANBIMA - Série 20 (CPA-20) é pré-requisito para profissionais do mercado financeiro de alta renda e como tirar a sua!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer atuar no mercado financeiro de alta renda? Conheça a CPA-20!

Com certeza você já sabe que para trabalhar como advogado é necessário ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Mas, o que muitos não sabem, é que para atuar no mercado financeiro também existem certificações obrigatórias. Uma delas é o CPA-20.

Essa certificação financeira é exigência no Sistema Financeiro Nacional para todas as pessoas que atuam com a distribuição de produtos de alta renda. Por isso, é muito comum que nichos voltados para investidores qualificados tenham até mesmo processos seletivos com esse pré-requisito.

Afinal, esses clientes possuem mais de um milhão de reais investidos em aplicações financeiras e exigem mais conhecimento técnico dos seus assessores e bankers.

Você se interessou e quer saber tudo sobre a CPA-20? Confira a seguir:

  • O que é CPA 20?
  • Quem pode tirar CPA 20?
  • Quem tem CPA 20 pode trabalhar onde?
  • Como funciona a prova para a certificação CPA 20?
  • Quais são as vantagens de ter a CPA-20?

O que é CPA 20? 

A Certificação Profissional ANBIMA - Série 20, mais conhecida como CPA-20, é a certificação financeira voltada para comprovar o conhecimento de mercado de profissionais que atuam diretamente com a venda de produtos de investimento.

Com isso, a CPA-20 é um dos pré-requisitos para quem quer trabalhar em segmentos de:

  • Varejo de alta renda;
  • Corporate;
  • Private banking;
  • Investidores institucionais. 

Sendo assim, é um fundamental para muitos cargos em agências bancárias, corretoras e até mesmo em plataformas de atendimento.

Você tem interesse em trabalhar em algum desses setores? Continue aqui e descubra tudo o que você precisa saber para se preparar e ter a certificação ANBIMA CPA-20.

Quem pode tirar CPA 20? 

Como a maior parte das certificações do mercado financeiro, a CPA-20 também exige alguns pré-requisitos para que as pessoas possam se candidatar para a prova.

Antes de mais nada, o candidato deve realizar a sua inscrição através do site da ANBIMA, na parte voltada para a CPA-20. Após esse passo, será gerado um boleto que deverá ser pago dentro do prazo estipulado.

Com isso, após alguns dias o pagamento será processado e o candidato receberá um e-mail avisando que o calendário para o agendamento da prova já está liberado.

Vale ressaltar que o candidato que for reprovado em uma aplicação da CPA-20 só terá novamente a chance de se inscrever para um novo exame após 15 dias corridos da prova em que não passou.

O público-alvo da CPA-20 é composto por profissionais que atuam em instituições financeiras que seguem o código ANBIMA ou não. Além disso, estudantes que queiram se qualificar, assim como quem trabalha em órgãos públicos voltados para finanças.


Com o mercado de Trade e investimentos em constante ascensão, para quem está envolvido na área, é de grande importância conseguir manter um controle de acompanhamento neste ramo.

Visto isso, desenvolvemos um material que tornará essa organização muito mais fácil!

Com a Planilha de controle de ações é possível registrar as ações de giro diário e operação comum. Ainda, ter uma visualização dos dados mensalmente por meio de um gráfico automático.

Deseja aproveitar essa oportunidade? Então basta clicar no botão abaixo e fazer o download!

planilha de controle de ações


Quer saber mais sobre os benefícios que ter a CPA-20 pode te trazer no mercado de trabalho? Descubra abaixo!

Quem tem CPA 20 pode trabalhar onde?

O profissional com certificação CPA-20 pode trabalhar em diversas áreas do mercado financeiro. E mais do que isso! Em diversos níveis hierárquicos, como:

  • Estagiário;
  • Assistente;
  • Analista;
  • Especialista;
  • Assessor;
  • Gerente;
  • Supervisor. 

Além disso, o mercado de trabalho para pessoas certificadas pelo CPA-20 pode ser muito amplo, englobando bancos, corretoras, empresas de assessoria e consultoria voltadas para finanças.

Porém, até para o setor financeiro de empresas de outros mercados a CPA-20 é vista como um diferencial. Através dela, os recrutadores entendem que o candidato tem inteligência financeira e pode ajudar em quesitos de potencialização do capital, como investimentos de fluxo de caixa.

Quer descobrir como funciona a prova para a certificação CPA-20? Entenda mais a fundo a seguir!

Como funciona a prova para a certificação CPA 20?

O exame é composto por 60 questões de múltipla escolha que abrangem diversos temas voltados para os mercados financeiros e de capitais. Pensando nisso, é necessário estudar de forma mais específica as seguintes áreas:

  • Sistema Financeiro Nacional e seus participantes;
  • Compliance legal, ética, governança corporativa e análise do perfil do investidor;
  • Economia e finanças em seus princípios básicos;
  • Instrumentos de renda variável, incluindo fundos imobiliários;
  • Instrumentos de derivativos; 
  • Instrumentos de renda fixa;
  • Fundos de investimentos;
  • Previdência complementar aberta, regimes PGBL e VGBL;
  • Mensuração e gestão de performance e risco.

Para ser aprovado nesses exames de certificação é necessário que o candidato obtenha pelo menos 70% de acerto. Além disso, ele terá 2 horas e 30 minutos para responder às questões.

Vale ressaltar que a CPA-20 é aplicada em centros escolhidos pela ANBIMA. A prova é digital e por isso a previsão do resultado é emitida assim que o candidato terminar a prova. No entanto, o oficial pode ser retirado junto com o certificado após cerca de 5 dias úteis do desenvolvimento da prova.

Outro ponto importante é quanto a sua validade. Para profissionais que atuam na área no período de inscrição e aprovação no CPA-20, a renovação só precisa ser feita a cada 5 anos. Já pessoas que obtiveram o certificado sem atuar na área, o período é de 3 anos.

Atualização CPA-20

Para pessoas certificadas cujo a validade está próxima do fim existe a opção de atualização da CPA-20. Nela, o profissional não precisará fazer mais um exame nos moldes descritos anteriormente.

Sendo assim, para atualizar o certificado é necessário realizar um curso oferecido pela ANBIMA em até 15 dias. Após assistir às aulas e cumprir todos os requisitos para a aprovação, a CPA-20 será automaticamente renovada.

Vale lembrar que a inscrição nessa modalidade deve ser feita até 8 dias antes do vencimento e que há também um investimento inicial para a realização do curso.

Diferentemente da primeira prova, a atualização é de maneira online e pode ser feita de qualquer lugar.

Quais são as vantagens de ter a CPA-20?

Ter a CPA-20 é uma forma de evidenciar os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro. Afinal, com ela é possível ter mais credibilidade com clientes em assuntos que vão além dos produtos financeiros em si. Como por exemplo:

Além disso, outro ponto importante é que as pessoas que possuem a CPA-20 podem exercer automaticamente todas as funções englobadas na CPA-10. Podendo, assim, ser uma vantagem em processos seletivos.

Gostou desse conteúdo e tem interesse em conhecer outras certificações necessárias no mercado financeiro? Continue acompanhando o Blog Voitto para isso e para mais conteúdos sobre finanças!

Dica especial!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.