A certificação Scrum é indicada para quem?
Quais vantagens de ter uma certificação Scrum?
6 principais certificações Scrum valorizadas no mercado de trabalho.
Outras certificações

Quais as certificações scrum mais valorizadas no mercado? Confira as 6 melhores!

Entenda porquê o investimento em uma certificação scrum pode te abrir portas no mercado de trabalho e te tornar um profissional renomado.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Quais as certificações scrum mais valorizadas no mercado? Confira as 6 melhores!

Em 1993, Jeff Sutherland e Ken Schwaber criaram o Scrum, com o objetivo de transformar o modo de desenvolvimento de software. Desde então, sua aplicação foi ampliada e disseminada pelo mundo.

Assim, surgiu a necessidade de certificar as pessoas que adquirissem esse conhecimento, para garantir a segurança da aplicação.

Muito interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre o assunto, conversamos através dos seguintes tópicos:

  • A certificação Scrum é indicada para quem? 
  • Quais vantagens de ter uma certificação Scrum? 
  • 6 principais certificações Scrum valorizadas no mercado de trabalho. 
  • Outras certificações 

Vamos lá!

A certificação Scrum é indicada para quem? 

A certificação Scrumé indicada para profissionais ágeis, que atuam principalmente nas áreas de gerenciamento, seja de projetos, negócios, serviços, TI, desenvolvimento de softwares, entre outros.

Para os profissionais da área, ter uma certificação Scrum é uma forma de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, dependendo da vaga almejada, a certificação pode ser um pré-requisito para a contratação.

Desse modo, os certificados são reconhecidos internacionalmente, o que abre as portas também no exterior. Assim, o mindset ágil poderá ser aplicado em qualquer proposta de emprego que se encaixe com o perfil.

Quais vantagens de ter uma certificação Scrum? 

A análise dos benefícios que determinada capacitação  pode nos trazer é um fator que facilita muito a tomada de decisãoPor isso, listamos as principais vantagens  de se obter uma certificação Scrum:

  • Pré-requisito nas empresas: Algumas empresas exigem a certificação para contratação;  
  • Grande procura pelas empresas: De maneira geral, o profissional ágil é muito valorizado e procurado hoje em dia; 
  • Aprofundar conhecimentos: permitirá que você aprofunde seus conhecimentos na metodologia ágil em questão, e conhecimento nunca é demais;  
  • Desenvolver habilidades: com a certificação, você desenvolverá as habilidades de resolução de problemas;  
  • Aprimorar Know How: você poderá aplicar melhorias por meio do desenvolvimento do seu know how; 
  • Segurança na aplicação: visto que, para obter a certificação é necessário fazer a prova para assegurar o conhecimento, isso confere mais credibilidade e confiabilidade para a aplicação da metodologia ágil. 

Presentes da Voitto para você!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

6 principais certificações Scrum valorizadas no mercado de trabalho.

Nesse tópico, nós nos baseamos nas principais certificações do framework Scrum oferecidas pela SCRUM.Org, que é o site oficial dos criadores da metodologia, Jeff e Ken.

Dessa forma, para facilitar a sua escolha de qual certificação Scrum é mais indicada para o seu perfil ou para que você alcance determinado objetivo, destacamos as características mais relevantes de cada uma.

1. PSM I 

A certificação Professional Scrum MasterI é indicada para quem já tem um bom entendimento de Scrum e pretende aprofundar o conhecimento.

A avaliação aborda as competências profissionais de Scrum e a interpretação da aplicação de conceitos em time Scrum.

A prova tem duração de 60 minutos e contém 80 questões de múltipla escolha e múltipla resposta. O custo por tentativa é $150 USD por tentativa, e para ser aprovado, é necessário 85% de acertos na mesma.

Além disso, a prova é considerada nível intermediário de dificuldade e é em inglês.

2. PSM II

A certificação Professional Scrum Master II é indicada para quem já tem conhecimentos avançados da metodologia ágil.

Nessa certificação Scrum Master, são cobradas questões acerca do Guia Scrum, de áreas temáticas da metodologia e de experiências práticas da mesma.

Tal, tem duração de 90 minutos, contém 30 perguntas de múltipla escolha, é em inglês e também necessita de 85% de acerto para a aprovação.

O custo é de $250 USD por tentativa, tem a certificação PSM I como recomendação e é considerada com nível de dificuldade avançado.

3. PSPO I 

A certificação Professional Scrum Product Owner é para quem pretende atuar como Product Owner dentro da metodologia Scrum.

Assim, os conhecimentos cobrados estão relacionados ao Caminho de aprendizado do Dono do Produto e sua experiência.

Essa avaliação tem 80 questões e uma duração de 60 minutos, com exigência de 85% de aprovação. Seu custo é de $200 USD por tentativa, sua aplicação é em inglês e sua dificuldade é intermediária.

4. PSPO II

Já acertificação Professional Scrum Product Owner II é para quem já possui conhecimentos avançados sobre o Product Owner e deseja validá-los.

Sobre a prova: tem 40 questões, realização em inglês, duração de 60 minutos e pontuação de aprovação de 85%. Seu custo é de $250 USD por tentativa e sua dificuldade é considerada avançada.

5. PSD 

A Professional Scrum Developer é uma certificação para pessoas que querem validar seus conhecimentos de desenvolvimento de produtos de softwares complexos através do scrum.

Já a avaliação é aplicada em inglês, com duração de 60 minutos, 80 perguntas e necessidade de 85% de acerto. Seu custo é de $200 USD por tentativa e sua dificuldade é intermediária.

6. SPS 

A Scaled Professional Scrum é uma certificação para quem já tem um alto nível de conhecimento sobre como escalar o Scrum e o Nexus Framework.

Além disso, a avaliação tem duração de 60 minutos, 40 perguntas, é aplicada em inglês, exige 85% de acertos para aprovação e tem dificuldade intermediária. Seu curso é $250 USD por tentativa e aborda a avaliação prática de Nexus Open. 

Outras certificações 

Além disso, a SCRUM.org oferece outras certificações como:

  • Professional Scrum Master III (PSM III);
  • Professional Scrum Product Owner III (PSP0 III);
  • Professional Agile Leadership  - Evidence Based;
  • Management (PAL - EBM);
  • Professional Scrum com kanban (PSK);
  • Professional Scrum com experiência do usuário (PSU).

Além dessa instituição, existem outras que são licenciadas para oferecer a certificação Scrum, como a EXIN. Se quiser saber mais sobre as certificações citadas anteriormente, confira neste artigo.

Muito interessante, não é mesmo? Há inúmeras possibilidades de certificação e com certeza uma dessas pode contemplar os seus objetivos. Por isso, esperamos que esse artigo tenha sanado todas suas dúvidas sobre o assunto.

Dica de ouro!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.