ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é um cashback?
Como o cashback funciona?
Como ganhar cashback?
Dica de ouro!

Como poupar dinheiro comprando com cashback

Entenda o que é cashback, como os sites de cashback funcionam, e como é possível poupar o seu dinheiro utilizando essa ferramenta.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como poupar dinheiro comprando com cashback

O hábito de consumir online está dominando o mercado do varejo. Hoje em dia, são raras as grandes lojas que não possuem um aplicativo de compras virtuais. Uma das maneiras de destacar a empresa é oferecer benefícios aos clientes, como o cashback.

Ao fazer uma compra no site da loja, essa compra é processada e o cliente recebe cashback, que é uma porcentagem do valor do produto recebido de volta. Mas por que isso acontece? De onde esse dinheiro vem? Como os sites de cashback funcionam?

Vamos responder todas essas dúvidas neste artigo, com os seguintes tópicos:

  • O que é um cashback? 
  • Como o cashback funciona?
  • Como ganhar cashback?

O que é um cashback? 

Um cashback é um valor em dinheiro que você recebe de volta por realizar uma compra utilizando determinado meio. Esse meio pode ser um cartão de crédito de um banco, um site ou aplicativo.

O cashback originalmente fazia parte dos programas de recompensa de emissoras de cartão de crédito e débito. Mas ao contrário dos pontos de recompensa tradicionais, que permitem fazer a troca por bens e serviços, o cliente recebe a recompensa diretamente em dinheiro.

O primeiro programa de devolução de dinheiro ocorreu em 1986, com o lançamento do cartão Discover. A partir disso, vários bancos passaram a oferecer esse benefício no intuito de atrair clientes e ganhar espaço no mercado competitivo.

Hoje em dia, porém, existem empresas que se especializaram em intermediar as relações de compra e venda, fornecendo o cashback aos clientes que utilizarem seu site ou app.

Esse tipo de transação surgiu com o aumento do consumo online. Dessa forma, os sites de cashback existem há cerca de 20 anos e provaram ser uma excelente maneira de reduzir o custo das compras virtuais.

Imagine o seguinte cenário: você quer comprar um smartphone que custa R$1000,00 em uma loja. Em outra loja, você descobre que oferecem um cashback de 5% em cima da compra, ou seja, recebe 50 reais de volta. A decisão de comprar na segunda loja é bem fácil de tomar, não é?

Por isso, o cashback é uma ótima forma de economizar e “ganhar” um dinheiro extra com cada compra feita. Ainda, a empresa que o oferece se beneficia muito, pois como pudemos concluir, vários clientes vão preferir comprar com ela e reaver parte dos valores gastos.


Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Como o cashback funciona? 

Como falamos, hoje em dia, a maneira mais comum de receber cashback é por meio de plataformas, sites e apps.

Funciona assim: primeiro, você se cadastra em um site que fornece esse tipo de reembolso. Eles funcionam como um tipo de portal de compras, fornecendo links que te direcionam para as lojas parceiras. Comprando por meio desses links, você ganha uma parte do dinheiro gasto de volta.

O percentual do cashback gira em torno de 1% a 5% do valor gasto, mas algumas lojas oferecem mais do que isso.

O dinheiro volta para você porque o site ganha uma comissão por cada venda realizada. As empresas que desejam anunciar nessas plataformas pagam esse valor, e o site, por sua vez, devolve uma parte da comissão que ganha para você, a fim de que você compre mais vezes.

Após alguns dias, o site identifica o pagamento e deposita o valor de cashback em uma carteira virtual. Você pode transferir o valor para uma conta corrente ou conta do PayPal.

Podemos perceber que no final, o cashback beneficia a todos: o cliente, a empresa e o intermediário. O cliente economiza dinheiro, a empresa tem mais visibilidade e pode construir uma base de consumidores mais sólida e o intermediário lucra com as vendas que divulga.

Como ganhar cashback?

Como explicamos, aplicativos e sites de cashback podem ajudá-lo a ganhar dinheiro para fazer compras enquanto usa suas ferramentas. Esses sites fazem parcerias com varejistas, como Amazon e Netshoes, para oferecer cupom de desconto ou cashback.

Geralmente, eles funcionam assim: primeiro, você baixa o aplicativo ou extensão e se cadastra. Em seguida, você faz login no site de devolução de dinheiro, usa um link para a loja em que deseja fazer compras e começa a comprar.

O site ou aplicativo de cashback registra suas compras e você ganha dinheiro depois que suas transações são aprovadas e concluídas. O dinheiro de volta (uma porcentagem de seus gastos) geralmente vai para uma conta PayPal ou bancária.

Um dos sites mais famosos nesse sentido é o Méliuz. Ele também conta com um aplicativo para celular, e oferece cupons de desconto e cashback para compras nas maiores varejistas do país, incluindo lojas físicas como supermercados.

No Méliuz, você precisa acumular pelo menos R$20,00 em cashback para solicitar o reembolso. Depois de atingir o valor, você especifica os dados da conta bancária onde quer receber o dinheiro.

O segundo site e aplicativo que vamos te apresentar é o PicPay. Ele se tornou bastante popular nos últimos anos, e é muito conhecido pela possibilidade de pagar qualquer conta na plataforma: boletos, cartão de crédito, compras e muito mais.

Ele também conta com um sistema de cashback. Entretanto, nesse caso, o saldo vai direto para a sua conta do PicPay e não pode ser transferido de lá. Em outras palavras, você só pode utilizar o valor do cashback pagando com o próprio PicPay.

Ainda, temos o Ame Digital. Ele é uma plataforma desenvolvida pela B2W, dona do Submarino, Shoptime e Americanas. Assim, ao comprar em uma dessas lojas, tanto de maneira física como virtual, você pode receber uma parte de seu dinheiro de volta.

Porém, assim como o PicPay, os usos que você pode fazer desse valor são restritos. Isso porque ele fica acumulado na sua conta Ame Digital para compras futuras nas lojas parceiras. Ou seja, você só consegue utilizá-lo se comprar novamente.

Por último, temos o Trigg. Ele se assemelha mais ao conceito de cashback original, isto é, é um cartão de crédito virtual que seu usuário recebe dinheiro de volta ao fazer compras utilizando ele, semelhante a um banco digital.


Por fim, esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e não se esqueça de continuar a acompanhar o Blog Voitto para mais artigos como esse! Também, fique de olho na nossa próxima super dica!

Dica de ouro! 

Você sabia que aproximadamente 70% dos brasileiros possuem despesas mensais superiores aos rendimentos e que, além disso, mais de 63 milhões de brasileiros estão endividados e com restrição no CPF? Para que você não faça parte dessa estatística, é importante aprender como gerir melhor seu dinheiro.

Pensando em resolver essa situação tão comum em nosso país, desenvolvemos o curso Gestão Financeira Pessoal. Com ele, você será capaz de estruturar sua vida financeira, sair das dívidas, se organizar com antecedência para declarar seu imposto de renda e entender melhor sobre investimentos.

Se você quer fazer as pazes com o seu dinheiro, clique na imagem abaixo e obtenha maiores informações sobre o curso!

Curso Gestão Financeira Pessoal

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestão Financeira Pessoal

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.