O que é uma Fintech?
Tipos de Fintech
Vantagens das Fintechs
As Fintechs são seguras?
Invista em você!

Aprenda o que é uma Fintech, seus tipos e vantagens!

Veja o que é uma Fintech, quais são seus tipos e vantagens, e como até bancos tradicionais estão se modificando para acompanhar o crescimento das fintechs.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é uma Fintech, seus tipos e vantagens!

É aceito por todos que a tecnologia vem transformando a vida das pessoas de uma maneira jamais vista antes. Carros sendo guiados de maneira autônoma, casas inteligentes, conexão com a internet a partir de um smartphone e inteligência artificial são apenas alguns dos exemplos.

Mas você sabia que a tecnologia também vem transformando a maneira pela qual as pessoas se relacionam e fazem a gestão do seu dinheiro? E as Fintechs que são algumas das responsáveis por isso, com a revolução dos serviços bancários.

Com a finalidade de ajudar você a entender melhor o que é uma Fintech, separamos alguns tópicos para isso, sendo eles:

  • O que é uma Fintech
  • Tipos de Fintech
  • Vantagens das Fintechs
  • As Fintechs são seguras?

O que é uma Fintech? 

Fintech é uma instituição financeira que procura otimizar os processos financeiros tradicionais e resolver por meio da tecnologia e soluções inovadoras, os problemas das pessoas ou outras empresas.

Como o próprio nome já sugere, uma Fintech é a junção de Finanças (Fin) com Tecnologia (Tech).

As Fintechs fazem produtos voltados para a área de finanças de maneira totalmente digital. Dentre estes produtos, tem-se: cartão de crédito e/ou débito, conta corrente, empréstimos, seguros e acesso ao mercado financeiro.

A ideia é que o usuário tenha controle sobre os serviços financeiros de uma maneira fácil e intuitiva através de um simples smartphone, sem que seja necessário ir até uma agência bancária ou corretora.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Tipos de Fintech

Como você pode observar, as Fintechs podem oferecer diversos tipos de serviços diferentes para seus usuários, e por isso podemos classificá-las em diversos tipos.

Fintechs para pagamento

São as Fintechs mais utilizadas pelos brasileiros e também mais comuns de serem encontradas, buscam facilitar o processo de comprar ou vender algum produto ou serviço. Para isso é utilizado, cartões de crédito, cartões de débito, serviço para pagamento de boleto, entre outros.

Fintech para gestão financeira

Neste modelo de negócio, a Fintech, busca auxiliar o seu usuário a ter um melhor controle de despesas de contas, orçamentos empresarial ou pessoal.

Fintechs de crédito ou empréstimo  

Uma Fintech de crédito ou empréstimo é uma instituição especializada em oferecer produtos e serviços de crédito de maneira mais simples, fácil e com taxas de juros geralmente mais baixas do que no modelo tradicional.

Fintechs de crowdfunding 

Tem uma ideia inovadora e acha que as pessoas vão se identificar com ela e investir? Aqui, a startup busca realizar o investimento coletivo para novas ideias que estão surgindo no mercado.

Fintechs de Bitcoin

Você achou mesmo que não iria existir uma Fintech dedicada ao Bitcoin (uma moeda que nem mesmo existe sua versão física)? Achou errado! Com ela, é capaz de realizar transações de compra e venda da cripto.

Fintechs de investimento  

Pense alguns anos atrás o trabalho que poderia ser comprar uma ação ou investir no tesouro direto. Hoje, através da tecnologia, este processo se tornou muito mais fácil.

As fintechs de investimentos servem justamente para você ter acesso a todo o mercado financeiro e à bolsa de valores, investindo diretamente na tela de seu smartphone ou no computador com alguns cliques.

Inclusive, através de alguns questionários, elas são capazes de identificar seu perfil de investidor e propor investimentos inteligentes e direcionados para o que você precisa.

Fintech de seguros

Aqui, a Startup não vai exatamente realizar o seguro de seu veículo ou imóvel, mas sim, separar as melhores opções do mercado para que você tenha uma escolha mais assertiva, fácil e rápida.

Vantagens das Fintechs

Mas por que as pessoas vêm se tornando cada vez mais adeptas às Fintechs? Essa resposta é simples! As Fintechs possuem inúmeras vantagens em relação às instituições financeiras tradicionais.

Este tipo de empresa é conhecido por ter a capacidade de oferecer soluções diferenciadas, menos burocráticas e mais fáceis de serem usadas. Através de seu Smartphone você tem tudo e mais um pouco que um banco comum teria.

E o melhor de tudo, na maioria dos casos não a quaisquer custos para isso. Um grande exemplo de fintechs brasileiro é o Nubank, que ficou muito famoso em nosso país e no mundo.

Através das Fintechs, é possível ter cartões de crédito sem anuidade e conta corrente de maneira gratuita, além de muitos casos não ser preciso nem pagar por transferências bancárias.

Isso só é possível devido ao baixo custo operacional destas startups em sua fase inicial, neste caso, não existem gigantes escritórios e agências bancárias para custear, tudo é feito de maneira digital, sendo muito mais fácil da Fintech escalar no mercado.

Mas na minha opinião, a principal vantagem de todas é não ter que pegar aquela famosa fila no banco! Bancos em geral são lugares com processos super burocráticos, complicados e lentos, o que gera insatisfação nos clientes.

Mas graças ao crescimento e concorrência das Fintechs, estes processos então mudando até nos bancos mais tradicionais, trazendo também soluções digitais para os serviços financeiros.

As Fintechs são seguras?

Algo que realmente gera uma pulga atrás da orelha das pessoas, é em relação a segurança das Fintechs. Afinal, como é possível ter tantos benefícios com um custo baixo e ainda por cima ter segurança?

No Brasil e também nos Estados Unidos há uma grande fiscalização por parte do Governo para certificar que empresas do sistema financeiro em geral são seguras.

As empresas que desejam criar produtos ou serviços na área de finanças, devem seguir uma série de normas e regras muito restritas.

O Banco Central é um dos responsáveis pela regulamentação e o monitoramento das instituições financeiras no Brasil, garantindo desta forma maior segurança para os usuários.

Para que você não caia em golpes, você pode fazer uma pesquisa pela Fintech que deseja se cadastrar no site do Banco Central do Brasil e confirmar que ela consta no banco de dados da instituição, desta forma confirmando que a Fintech segue todos os protocolos de segurança exigidos pelo Banco Central.

Invista em você!

Você sabia que aproximadamente 70% dos brasileiros possuem despesas mensais superiores aos rendimentos e que, além disso, mais de 63 milhões de brasileiros estão endividados e com restrição no CPF? Para que você não faça parte dessa estatística, é importante aprender como gerir melhor seu dinheiro.

Pensando em resolver essa situação tão comum em nosso país, desenvolvemos o curso Gestão Financeira Pessoal. Com ele, você será capaz de estruturar sua vida financeira, sair das dívidas, se organizar com antecedência para declarar seu imposto de renda e entender melhor sobre investimentos.

Se você quer fazer as pazes com o seu dinheiro, clique na imagem abaixo e obtenha maiores informações sobre o curso!

Curso Gestão Financeira Pessoal

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestão Financeira Pessoal

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.