Necessidades da empresa para adotar o CRM
O que um bom sistema CRM precisa ter?
Teste o sistema CRM
Dica bônus!

Veja porquê o CRM pode aumentar o lucro da empresa e como escolher o melhor sistema

Compreenda, com esse artigo, como a ferramenta de CRM pode impulsionar as vendas da sua empresa e descubra as razões por trás dessa solução.

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Por: Parceiro
Veja porquê o CRM pode aumentar o lucro da empresa e como escolher o melhor sistema

Se você está lendo isso, provavelmente decidiu que é hora de investir em um sistema CRM para a sua empresa, certo?

Por isso, com tantas opções disponíveis no mercado, cada uma com um conjunto diferente de ferramentas e recursos, escolher o sistema CRM certo para o seu negócio pode ser uma tarefa difícil

Então, nesse artigo, iremos te ajudar a escolher o sistema CRM certo para o seu negócio. Listamos os principais pontos que você deve considerar para tomar a melhor decisão.

Antes disso, conversaremos sobre os seguintes tópicos:

  • Necessidades da empresa para adotar o CRM
  • O que um bom sistema CRM precisa ter?
  • Dica bônus!

Necessidades da empresa para adotar o CRM

Antes de escolher um sistema CRM, você precisa entender quais são as necessidades da sua empresa,  para fazer a aquisição correta. Veja algumas perguntas que você deve considerar durante essa análise:


●     Qual é o porte de sua empresa? (grande, média ou pequena)

●     Como é o seu ciclo de vendas?

●     Qual é o tamanho da sua equipe de vendas?

●     Quais são as principais dificuldades no processo de vendas?

●     Qual é a disponibilidade financeira para implantação do CRM?


Ao responder essas perguntas, a escolha do sistema CRM torna-se muito mais assertiva pois fica mais claro para identificar a opção que melhor atende às necessidades da empresa.

Dica: envolva a equipe de vendas na escolha de uma sistema CRM

Algumas empresas consultam apenas os executivos ao escolher um CRM e esquecem de considerar aquilo que a equipe de vendas precisa para realizar o seu trabalho.

Por isso, procure conversar com a equipe de vendas para entender quais são as necessidades deles e quais são os recursos que eles precisam, para escolher o Sistema CRM certo para a sua empresa.

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O que um bom sistema CRM precisa ter? 

Os sistemas CRM disponíveis no mercado possuem uma gama de funcionalidades, mas existem alguns recursos que são indispensáveis para considerar na hora de escolher um sistema CRM para a sua empresa. Confira abaixo!

Histórico de relacionamento

O objetivo principal de um sistema CRM é ajudar a empresa a conhecer melhor os seus clientes para, assim, poder segmentar ofertas que atendam às suas necessidades e proporcionar um atendimento personalizado.

Por isso, um bom sistema CRM deve armazenar todas as interações que o vendedor teve com o cliente, mantendo um histórico de ligações, e-mails trocados, reuniões realizadas e muito mais.

Através das informações armazenadas adequadamente você poderá planejar ações que visem maximizar a satisfação do cliente, gerenciar melhor as vendas e não perder nenhuma oportunidade por esquecimento ou falta de informação.

Funil de vendas

O sistema CRM também deve ajudar a equipe de vendas a acompanhar o andamento de cada negociação através de um funil de vendas, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda, incluindo também a fase de pós-venda e fidelização.

Assim, a equipe de vendas consegue ter um entendimento claro das negociações e do que precisa ser realizado para dar seguimento ao processo de fechamento de venda. O objetivo é conduzir o potencial cliente até o fechamento da venda.

Agenda e Tarefas

O sistema CRM também deve permitir que a equipe de vendas organize as atividades em agendas personalizadas, para não perder nenhum de seus compromissos, como reuniões, visitas, ligações, etc.

Sendo assim, com uma agenda de tarefas, é possível saber o que cada vendedor deve fazer e acompanhar se a tarefa foi realizada corretamente ou não.

Automação de tarefas e processos

O sistema CRM deve ajudar você a trabalhar a nutrição, captação e qualificação dos contatos, de forma automática, automatizando as tarefas manuais e repetitivas e deixando o seu time focado em atividades mais estratégicas.

Através das automações, é possível automatizar as atividades como enviar e-mails, agrupar contatos, verificar negociações estagnadas, notificar a equipe de novo cliente, etc.

Existem diversas funcionalidades para automatizar o processo de vendas da empresa, dependendo do software de CRM escolhido.

Análises de informações

Os principais sistemas CRM do mercado oferecem análises de dados em tempo real, com os principais resultados da equipe de vendas. Com essas informações em mãos, a empresa consegue identificar falhas e oportunidades no processo de vendas.

Além disso, com essas análises, você consegue entender quantos negócios foram ganhos e quantos foram perdidos, trazendo um histórico detalhado de cada negociação.

E ainda, com os relatórios e gráficos gerados, você consegue acompanhar com facilidade o desempenho e a produtividade da sua equipe comercial, em relação às metas estabelecidas, por exemplo.

Integrações

Os melhores sistemas CRM ajudam a integrar não apenas os departamentos, mas também as ferramentas que suas equipes utilizam como e-mail, automação de marketing, ligações, entre outras.

Existem alguns CRM 's onde você consegue realizar a integração com os principais sistemas do mercado, facilitando o seu processo de vendas com as informações em um só lugar.

Além disso, certifique-se de que você é capaz de migrar facilmente seus dados de contato existentes para seu novo sistema CRM . A maioria dos sistemas CRM permite que você importe dados de outras ferramentas.

Usabilidade

Escolher o sistema CRM certo é o primeiro passo e também o mais importante. Muitas vezes, o sistema adotado pela empresa é muito difícil de usar ou não atende as necessidades dos vendedores.

Por isso, é importante escolher um sistema CRM completo e, principalmente, fácil de usar, com os recursos necessários para atender as necessidades da empresa e otimizar o processo de vendas.

Afinal, a facilidade de uso é um dos fatores mais importantes na adoção de CRM pela equipe depois.

Acesso online

É importante que o sistema CRM seja 100% online. Ou seja, permitindo que os vendedores acessem as informações de qualquer dispositivo e lugar, quando eles quiserem.

Você simplesmente faz login no sistema CRM em seu navegador da Internet e está pronto para começar. Todas as informações residem no servidor do fornecedor.

Assim,  você e sua equipe têm acesso remoto e colaborativo para otimizar os resultados das vendas da sua empresa.

Suporte

Além de escolher uma ferramenta de vendas completa e fácil de usar, é importante que você avalie como será o atendimento após a contratação.

Provavelmente, você terá dúvidas usando a ferramenta e, por isso, é importante escolher um Sistema CRM que possua uma equipe de suporte que possa ajudar você.

Além disso, a empresa fornecedora do Sistema CRM também pode fornecer materiais educativos complementares como guias e tutoriais em vídeos para ajudar os usuários.

Treinamento

Uma solução de CRM não é boa se não estiver configurada corretamente ou se sua equipe não for treinada para usar os recursos.

Os melhores CRMs também oferecem um treinamento de implementação da ferramenta, onde a equipe de vendas de cada empresa aprende a usar as principais funcionalidades e recursos do sistema CRM.

Assim, as empresas podem aprender e aproveitar ao máximo cada recurso do Sistema CRM contratado. Por isso, verifique se existe a possibilidade de treinamentos e como eles funcionam.

Teste o sistema CRM

Antes de escolher um sistema CRM, procure realizar um teste grátis da ferramenta. Assim você e a sua equipe de vendas podem avaliar a facilidade de uso do CRM, bem como as funcionalidades da plataforma.

Isso ajuda você a ter uma boa noção de como o sistema CRM funciona e identificar quais são os pontos fortes e fracos da ferramenta.

Além disso, você também pode solicitar uma demonstração com a empresa fornecedora do sistema CRM, para entender como usá-lo, principalmente, dentro do seu negócio.

Por fim, recomendamos que você teste pelo menos dois sistemas CRM, para que possa comparar as funcionalidades de cada um.

Dica bônus! 

Agora que você conhece o que um bom sistema CRM precisa ter, está pronto para dar o próximo passo: investir no sucesso futuro da sua empresa.

Lembre-se: Antes de escolher um sistema CRM, preste atenção nas necessidades da sua equipe de vendas e certifique-se de que o sistema CRM escolhido é o mais adequado para o seu negócio.

Usando os critérios de avaliação listados acima, você estará bem equipado para encontrar um sistema CRM, que seja simples de usar, completo e, principalmente, que otimize as vendas da sua empresa.

Este post foi produzido pela equipe do Atendare, um software de gestão de vendas B2B, que integra sistema CRM, automação de marketing, automação de vendas e Analytics em um único lugar, permitindo gerenciar todo o processo de aquisição, vendas e retenção de clientes.

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