O que são as Considerações Finais do TCC?
O que colocar nas Considerações Finais do TCC?
Como fazer as Considerações Finais?
Diferença entre as Considerações Finais e Resultados

Confira o passo a passo para escrever as Considerações Finais do seu TCC

Entenda quais são os elementos principais das Considerações Finais de um Trabalho de Conclusão de Curso e aprenda a escrever esta seção com maestria!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Confira o passo a passo para escrever as Considerações Finais do seu TCC

As Considerações Finais do TCC é um dos elementos essenciais do último trabalho acadêmico do período de graduação. Elas servem para responder a hipótese da pesquisa, apresentar os resultados alcançados e avaliar o desempenho obtido dos objetivos gerais e específicos do trabalho segundo a metodologia utilizada.

Sendo assim, esta seção é significativa para ditar os próximos passos do acadêmico com o trabalho em questão. Ou seja, se o graduado pretende continuar essa pesquisa e reutilizar os dados obtidos em outros cursos (como especializações, mestrados e doutorados) ou realizar outras pesquisas semelhantes mesmo em artigos científicos.

Em outras palavras, as Considerações Finais apresentam e questionam tudo que foi realizado e definem a existência ou não de um novo problema. Continue neste artigo e aprenda a fazer as considerações finais de um trabalho de conclusão de curso a partir dos seguintes tópicos:

  • O que são as Considerações Finais do TCC?
  • O que colocar nas Considerações Finais do TCC?
  • Como fazer as Considerações Finais? 
  • Diferença entre as Considerações Finais e Resultados

Boa leitura!

O que são as Considerações Finais do TCC?

As Considerações Finais de um Trabalho de Conclusão de Curso são a finalização do último trabalho acadêmico que percorre principalmente a graduação. Nelas, são respondidos os questionamentos de toda a pesquisa, apresentados os principais resultados e avaliada a necessidade de um novo trabalho para complementar o assunto.

Juntamente com a Introdução e o Desenvolvimento, as Considerações Finais fazem parte dos elementos textuais obrigatórios do TCC. Objetivas e concisas, elas devem relembrar e falar sobre os principais tópicos do trabalho, atentando-se às próximas pesquisas sobre o assunto.

Não existe um padrão quanto ao tamanho das Considerações Finais, mas é ideal que tenha pelo menos um parágrafo com cinco linhas apresentando os principais resultados obtidos e um arremate geral de toda a pesquisa. Ela ainda é utilizada para propor melhorias em relação ao trabalho feito.

Qual é a estrutura de um TCC?

Relembrando a estrutura principal de um Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), confira a seguir os principais elementos desse projeto:

  • Elementos pré-textuais: capa e lombada (elementos externos), folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de tabelas, listas de símbolos e sumário.
  • Elementos textuais: introdução (apresentação do tema e do referencial teórico, problema, hipótese, capítulos, metodologia e resultados), desenvolvimento (capítulos e seções de acordo com o tema) e considerações finais (retorno do tema, justificativa, objetivos, resultados, limitações, próximos passos).
  • Elementos pós-textuais: referências bibliográficas, glossário, apêndice, anexo e índice.

Estruture seu TCC de forma prática!

Baixe aqui um modelo de TCC que te ajudará na criação do seu Trabalho de Conclusão de Curso!

Esse template foi elaborado de acordo com as normas da ABNT, é todo editável e irá te auxiliar na formatação do seu trabalho de conclusão de curso.

Através desse modelo você também vai aprender a forma correta de inserir figuras, tabelas e o jeito certo de escrever as referências bibliográficas do seu trabalho final.

E aí? Ficou interessado? baixe agora!


Modelo de TCC

O que colocar nas Considerações Finais do TCC?

Assim como o resumo ou qualquer parte do seu trabalho acadêmico, as Considerações Finais seguem normas e alguns elementos são importantes de serem apresentados ao decorrer do texto.

Por outro lado, a estrutura das Considerações Finais não é definida, logo, fica a seu critério como apresentá-la. Entretanto, é necessário retomar a temática do seu TCCde maneira concisa, principalmente com as principais ideias desenvolvidas no referencial teóricodo seu projeto. Relembre resumidamente as etapas de justificativa, metodologia e objetivos.

Outros tópicos que devem ser relembrados e questionados são a descoberta da hipótese, a metodologia escolhida, os resultados alcançados na pesquisa e as possíveis melhorias para o processo, indicando a necessidade de mais estudo na área ou de mais pesquisas realizadas em próximas etapas da academia - como o Mestrado e o Doutorado.

Vale ressaltar que, diferentemente do Desenvolvimento, não é necessário apresentar referências e citações nas Considerações Finais. Muito pelo contrário, já que nesta parte do projeto não é aconselhável utilizar qualquer informação nova que não esteja presente nos primeiros elementos do texto.

Como fazer as Considerações Finais? 

Como explicado anteriormente, não existe uma fórmula mágica ou uma receita de bolo para redigir as Considerações Finais do seu projeto final, porém, existem alguns passos que podem ser feitos para englobar todas as informações necessárias no desfecho de sua pesquisa.

Confira o passo a passo a seguir:

1. Retome o tema do seu TCC

O primeiro passo para escrever as Considerações Finais é voltar aos principais tópicos do seu Trabalho de Conclusão de Curso, relembrando conceitos e as etapas de justificativa e metodologia. É importante ressaltar a relevância que a sua pesquisa tem para a comunidade acadêmica impactada pela área.

Utilize conectivos de conclusão para introduzir alguns parágrafos e lembre-se que o seu leitor pode chegar ao fim do desenvolvimento sem lembrar de alguns tópicos. Logo, se eles são importantes para entender as suas Considerações, não deixe de explicá-los novamente nesta última seção.

2. Avalie os objetivos do seu trabalho

Depois, é importante retomar todos os objetivos gerais e específicos traçados inicialmente e avaliar se todos eles foram cumpridos - e se não foram, os motivos e como conseguí-los da próxima vez. Desenvolva o seu argumento para entender o andamento e as melhorias para a sua pesquisa.

Para comprovar que os seus objetivos foram alcançados ou não, os resultados devem ser apresentados em seguida juntamente com as principais descobertas relacionadas ao problema em questão.

3. Apresente os resultados

Os resultados são a parte mais esperada de uma pesquisa. Para apresentá-los nas Considerações Finais, é interessante fazer isso de forma genérica, sem tanta profundidade nas explicações e nos números obtidos, já que eles foram expostos ao decorrer do desenvolvimento de seu trabalho final.

Como dito anteriormente, as Considerações Finais devem apenas retomar o que já foi passado. Logo, não devem ser evidenciados números inéditos. Compare também esses resultados com os objetivos traçados na realização da pesquisa e se toda a conexão com os elementos do trabalho foi cumprida.

4. Verifique a hipótese

Assim como as justificativas e os objetivos, é importante verificar a hipótese desenvolvida e utilizada de base para toda a pesquisa realizada. Questione-se: essa pesquisa confirmou ou refutou sua hipótese? Desenvolva essa explicação e deixe a resposta clara para o leitor do seu trabalho.

Também responda às problemáticas questionadas ao decorrer da definição de sua hipótese. De certa forma, elas também vão se conectar com os outros tópicos desenvolvidos durante a escrita das Considerações. Não esqueça também de avaliar a metodologia de pesquisa e como ela contribuiu para a verificar a hipótese.

5. Indique os próximos passos

Após toda a avaliação relacionada à pesquisa e ao alcance dos objetivos e da hipótese, é fundamental definir os seus próximos passos diante da academia e do tema do seu TCC. Ele ainda será utilizado em futuros trabalhos? Foram descobertas novas problemáticas? Algum tópico será aprofundado posteriormente?

Além disso, explicar algumas dificuldades enfrentadas e limitações em relação à pesquisa também vale para justificar os resultados obtidos e a necessidade de mais trabalhos na área, mesmo que não sejam realizados por você. Propor melhorias relacionadas ao tema também é uma atitude relevante para o futuro da ciência.

Por fim, diga os seus principais objetivos acadêmicos, em relação a especializações e pós-graduações (como o mestrado e o doutorado), ou se esses questionamentos serão colocados em prática no mercado de trabalho.

Bônus: Atente-se às normas

É fundamental se atentar à formatação do TCC, ou seja, às normas exigidas pela sua faculdade ou instituição de ensino. As mais comuns são as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as normas norte-americanas AMA (American Medical Association), APA (American Psychology Association), Chicago e estilo de Vancouver.

Nas normas ABNT, que são as mais utilizadas pelas instituições de ensino brasileiras, as Considerações Finais são um elemento textual, não é numerada e é escrita por meio de um texto corrido e sem tópicos, sem um mínimo ou um máximo de tamanho estipulado.

Assim como no decorrer do texto, a fonte utilizada deve ser a Arial ou a Time News Roman, tamanho 12 para texto, tamanho 14 em negrito para títulos e tamanho 10 para citações e notas de rodapé, justificado e com cor preta. As margens esquerda e superior distam 3 cm e as margens direita e inferior distam 2 cm, já o espaçamento é de 1,5 no texto e 1,0 para citações acima de três linhas.

Exemplo de Considerações Finais

Confira a seguir como estruturar as Considerações Finais do seu TCC:

  • Tema e justificativa: retome o tema e o objetivo principal da sua pesquisa, indicando a sua relevância para a Academia e para a sociedade. 
  • Objetivos: avalie quais objetivos foram alcançados, justifique os motivos para aqueles que não foram e proponha melhorias para que eles sejam alcançados em um trabalho futuro.
  • Resultados: apresente o panorama geral dos resultados obtidos e a sua relação com as problemáticas desenvolvidas no início da pesquisa. 
  • Hipótese: replique ao questionamento de sua hipótese, indique melhorias e próximos passos para a área de pesquisa. 
  • Limitações: indique as limitações da sua pesquisa e como ela pode ser aperfeiçoada em trabalhos posteriores. 
  • Próximos passos: apresente ou não o interesse de realizar pesquisas futuras sobre o tema. 

Diferença entre as Considerações Finais e Resultados

Os Resultados fazem parte do Desenvolvimento do Trabalho, que é um dos elementos textuais obrigatórios do TCC juntamente com a Introdução e as Considerações Finais. Além disso, nas Considerações, geralmente é apresentado um panorama geral dos resultados obtidos com a pesquisa.

Além disso, também há diferença com o termo Conclusão. Enquanto as Considerações finais são conclusões referentes apenas à pesquisa em questão e não são consideradas verdades absolutas e incontestáveis, a Conclusão indica uma verdade final e absoluta sobre a temática - e por isso, quase nunca é utilizada e citada na metodologia científica.

O seu TCC pode ser transformado em artigo científico posteriormente para apresentar resultados complementares de sua pesquisa. Por isso, é muito importante deixar claro os próximos passos que podem ser tomados e quais são os objetivos e a relevância de desenvolver mais esses tópicos.

Dica de ouro!

Nesse kit de Trabalhos Acadêmicos você encontrará 3 materiais para te ajudar na hora de fazer os seus trabalhos da faculdade:

• [eBook] Manual do TCC

• [Documento] Modelo de TCC

• [Documento] Modelo de Artigo Científico

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso kit de Trabalhos Acadêmicos!

Trabalhos Acadêmicos, baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.