O que é a função LAMBDA no Excel?
Passo a passo para usar a função LAMBDA
Aprenda com um exemplo prático!
DICA DE OURO!

Aprenda como o comando LAMBDA do Excel pode te ajudar em tarefas diárias!

Descubra o passo a passo para usar a função LAMBDA do Excel e otimize suas planilhas utilizando esse novo recurso!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Aprenda como o comando LAMBDA do Excel pode te ajudar em tarefas diárias!

Você sabia que com o Excel é possível criar funções personalizadas? Você mesmo define um nome e quais serão os cálculos da sua função! Tudo isso de maneira muito prática usando a nova função LAMBDA do Excel.

Essa é uma funcionalidade nova e talvez você precise atualizar a sua versão do Microsoft Excel para ter acesso, o que pode ser feito no próprio site da Microsoft.

O LAMBDA permite que você crie cálculos mais amigáveis e minimize a chance de erros na sua planilha, otimizando o desempenho do seu trabalho!

Você está pronto para aprender como o LAMBDA funciona e porque essa função pode te ajudar no dia a dia? Continue a leitura e aprenda mais sobre:

  • O que é a função LAMBDA no Excel?
  • Passo a passo para usar a função LAMBDA
  • Aprenda com um exemplo prático!

Vamos nessa?

O que é a função LAMBDA no Excel?

A função LAMBDA é uma função que ajuda você a criar suas próprias funções dentro do Excel, um recurso que antes só estava disponível para quem tivesse domínio de outras linguagens de programação, como o VBA.

Indo direto ao ponto: você pode criar uma função para a uma fórmula que se repete muitas vezes dentro da planilha, simplificando o processo de reescrever essa fórmula e evitando assim a chance de erros.

A LAMBDA permite que você adicione a sua função ao “gerenciador de nomes” e torne sua fórmula uma das funções da biblioteca de funções do Excel. Desta forma você pode reutilizar o comando a qualquer momento na sua planilha.

Por que isso é importante? Fórmulas mais intuitivas são uma grande preocupação para quem compartilha planilhas, principalmente no ambiente de trabalho.

Além disso, a LAMBDA permite que você melhore sua produtividade, imagine o trabalhão de escrever tudo de novo cada vez que você for utilizar sua fórmula. Terrível, não é?!


Você sabia que o Excel pode ser seu diferencial em um processo seletivo? Por isso a Voitto separou um Webinar especialmente para esse assunto!

Você sabe o que é um Webinar? Ele é um seminário online, que na maioria das vezes é transmitido ao vivo, sobre um tema específico. Pensando nisso, criamos um Webinar diretamente voltado para o Excel, que é uma ferramenta de extrema importância no mercado de trabalho e também durante os processos seletivos.

Baixe agora mesmo e veja como esses recursos são indispensáveis para você!

[Webinar]4 recursos do Excel indispensáveis para processos seletivos


Não perca tempo e aprenda agora o passo a passo para usar a função LAMBDA!

Passo a passo para usar a função LAMBDA

Para usar a função LAMBDA é preciso entender a sua sintaxe, que é muito fácil:

= LAMBDA (parâmetro; cálculo)

  • Parâmetros são as variáveisque serão utilizadas na sua função, pode ser algum caractere ou mesmo uma referência de célula, é possível definir até 253 parâmetros! 
  • Cálculo é sempre o último argumento da função LAMBDA, aqui é onde você escreve a fórmula que você deseja calcular.

Agora vamos aos 3 passos para usar essa função!

1° passo: teste a sua fórmula

O primeiro passo é testar a sua fórmula, que irá no argumento de cálculo da função LAMBDA. Garanta que o cálculo que você está usando retorne os resultados esperados, assim, terá garantia que a função LAMBDA também funcionará sem problemas!

2° passo: escreva a função usando o LAMBDA

O segundo passo é criar a função LAMBDA de fato. Para isso basta clicar na célula desejada e digitar “=LAMBDA”, em seguida adicionar os parâmetros que serão utilizados no cálculo e, por fim, escrever o cálculo que você já testou no primeiro passo. Muito simples, certo?

3° passo: adicione o LAMBDA ao gerenciador de nomes

O terceiro passo é adicionar sua função LAMBDA ao gerenciador de nomes. Onde fica o gerenciador de nomes? Na barra de ferramentas, clique em “fórmulas” e, logo em seguida, no ícone “gerenciador de nomes”.

É nessa seção que você irá criar sua função personalizada: após clicar em gerenciador de nomes, selecione a opção “novo” e defina um nome para a sua função.

Depois, na caixa de baixo onde está escrito “refere-se a” cole a função LAMBDA que você criou no segundo passo. Pronto! Agora você pode reutilizar essa função com o nome que você criou quantas vezes quiser!

Que tal aprender a aplicar o LAMBDA em uma situação do dia a dia? Confira um exemplo prático!

Aprenda com um exemplo prático!

Ana Clara é professora de educação física na escola Aprenda Brincando e essa semana está fazendo uma atividade diferente com seus alunos, medindo o IMC!

Para isso, Ana anotou o peso e altura de todos os estudantes em uma planilha do Excel e agora precisa criar uma função que calcule o IMC. Você sabe como a função LAMBDA pode ajudar?

Primeiro, vamos dar uma olhada na planilha que Ana montou:

Imagem da planilha de Ana


Relembre que para calcular o IMC devemos utilizar a fórmula:

IMC = Peso (kg) / Altura ^ 2

Agora, seguindo os três passos para utilizar a função LAMBDA, vamos ajudar a professora a montar sua função. Primeiro passo é testar a funcionalidade da fórmula, para ter certeza que o cálculo trará os resultados esperados.

Para isso basta fazer um pequeno teste, vamos utilizar como exemplo o aluno Marcos. Aplicando a fórmula do IMC na planilha teremos:

Exemplo da aplicação da fórmula IMC na tabela


Muito bem, a fórmula está funcionando como deveria!

O próximo passo é criar a função LAMBDA utilizando esse cálculo. Os primeiros argumentos são sempre os parâmetros, agora, você sabe quais são os parâmetros da fórmula do IMC? Peso e altura. Já dá para imaginar como essa função vai ficar, não é?

=LAMBDA(Peso;Altura;Altura/Peso^2)

Perceba que primeiro foram escritos os dois parâmetros da fórmula, separados por ponto e vírgula, e o último argumento é o próprio cálculo, que já havia sido criado no primeiro passo, mas agora escrito em função dos parâmetros.

Lembra do terceiro e último passo? Adicionar nossa fórmula ao gerenciador de nomes!

Na barra de ferramentas, clique em “Fórmulas” e depois na opção “Gerenciador de Nomes”. Deverá aparecer na sua tela uma caixa conforme na imagem abaixo:

Imagem do gerenciador de nomes aberto


A função foi nomeada como “IMC” e agora Ana poderá utilizar sua função quantas vezes quiser! De forma muito mais simples e prática, veja só:

Exemplo de como a função fica após utilizada


Não é mais necessário reescrever toda a fórmula porque ela já está salva na biblioteca de funções do Excel. Agora que você já sabe tudo sobre a função LAMBDA aproveite para otimizar as suas planilhas também!

Muito interessante, certo? E então, gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para sempre estar aprofundando seus conhecimentos!

DICA DE OURO!

Sabe todas aquelas dúvidas que acabam surgindo quando você vai colocar em prática tudo aquilo que aprendeu? Você não precisa mais sofrer tentando solucioná-las sozinho! Preparamos um Ciclo de Mentoria focado em esclarecer todos esses questionamentos e oferecer ainda um overview sobre os principais recursos e aplicabilidades do software.

Conduzido por nossos consultores em MS Excel, o Ciclo de Mentoria Excel contempla 5 encontros. Nosso objetivo é lhe oferecer uma formação ainda mais completa no que diz respeito ao principal software para gestão de informações utilizado pela grande maioria das empresas.

Cada encontro abordará um tema relacionado ao software, trazendo uma revisão sobre os recursos e funções abordadas ao longo do treinamento de MS Excel, detalhando suas principais utilidades e aplicações no dia a dia.

Não fique de fora e se inscreve já!

Ciclo de Mentoria Excel, garanta sua vaga!

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Excel Avançado

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.