Para que serve a Função LET
Como utilizar a Função LET
Benefícios da Função LET no Excel
Aprenda com um exemplo prático
Conheça mais truques do Excel!

Entenda para que serve a Função LET do Excel e saiba como criar variáveis na sua planilha!

Aprenda a escrever fórmulas de forma mais fácil e intuitiva com a nova Função LET do Excel, veja como você pode definir variáveis dentro da sua planilha.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Entenda para que serve a Função LET do Excel e saiba como criar variáveis na sua planilha!

Você gostaria de criar planilhas com fórmulas simples e intuitivas, que sejam facilmente compreendidas pelos seus colegas de trabalho e clientes? Então temos a solução! Com a Função LET você consegue criar variáveis dentro das planilhas, facilitando o cálculo de funções no Excel!

Se você possui a versão mais recente do Excel no Office 365, você já tem acesso à função LET. Essa é uma função nova e talvez você precise atualizar sua versão do Excel no site da Microsoft para ter acesso.

Esse comando veio para simplificar a legibilidade das funções e para otimizar a performance das fórmulas dentro do Excel. Seu principal ponto é diminuir redundâncias dentro de cálculos, tornando as operações mais rápidas e enxutas.

Gostou dessa novidade? Continue a leitura porque nesse artigo vamos explicar tudo sobre:

  • Para que serve a Função LET;
  • Como utilizar a Função LET;
  • Benefícios da Função LET no Excel;
  • Aprenda com um exemplo prático.

Vamos lá?

Para que serve a Função LET

A função LET serve para criar variáveis dentro da sua planilha, algo muito parecido com o que já existe no mundo da linguagem de programação técnica.

Para entender melhor, uma variável é uma maneira de armazenar informação, associando dados a um nome definido pelo usuário.

No Excel 365 esse comando veio com duas intenções:

  • Simplificar a leitura das fórmulas: definir variáveis é um meio de tornar a leitura das fórmulas mais fácil e intuitiva. Com o aumento do uso de planilhas compartilhadas, essa é uma preocupação crescente dos usuários.
  • Ganho de produtividade: usar a função let significa usar menos memória e recursos de cálculo para o Excel fazer uma análise, o que torna as fórmulas mais enxutas e eficientes.

Aprenda o passo a passo inicial do Excel

Sabemos que hoje, uma das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho é saber utilizar o Microsoft Excel e que muitas pessoas perdem a vaga de emprego dos sonhos por não ter domínio dessa ferramenta.

E você? Sabe utilizar o Excel? Não? Então nós da Voitto vamos te ajudar! Com o ebook Guia de Excel para Iniciantes, você vai aprender os primeiros passos de como utilizar esse software e de forma gratuita!

Ficou interessado? Então é só clicar no banner e começar hoje mesmo.

Banner do ebook Guia de Excel para iniciantes.


Voltando agora ao assunto, vamos aprender como é a sintaxe dessa função!

Como utilizar a Função LET

A estrutura dessa função funciona assim:

Sintaxe da função LET.


Primeiro você deve escrever o nome da sua variável e em seguida definir um valor para essa variável. A melhor parte é que você pode definir até 126 variáveis diferentes seguindo esse modelo, a única condição é que o último argumento deve conter o seu cálculo.

Vamos ver um exemplo simples?

=LET(x;6;x+1)

Nome da variável = x

Valor da variável = 6

Cálculo = x+1


Você consegue descobrir qual o resultado dessa conta?

Aqui vai a resposta: 7

Atribuindo o valor 6 à variável x, o Excel entende que x+1 é a mesma coisa que 6+1, logo a resposta que esse cálculo retorna é 7.

Esse exemplo foi muito fácil, certo? Entenda agora como essa fórmula pode ser útil para suas planilhas por meio de um exemplo prático.

Benefícios da Função LET no Excel

Agora que você sabe como utilizar a função LET no Excel, você provavelmente está se perguntando se vale a pena usar essa função e se sim, quais os benefícios de utilizá-la.

A resposta é sim, usar esse função vai tem vários benefícios, alguns deles são:

  • Melhora do desempenho das planilhas;
  • Facilita a leitura e a estruturação da função.

Quando utilizar a Função LET no Excel?

A função LET deve ser utilizada quando a fórmula a ser calculada for repetitiva ou complexa ou ambas. Utilizando a função LET, você atribui um valor a um nome dentro da fórmula e consegue utilizá-lo várias vezes e, caso necessite mudar esse valor, só é necessário fazer isso uma vez.

Aprenda com um exemplo prático

A loja de roupas Sempre Estilosa criou uma super promoção para aumentar as vendas desse mês. Todos os clientes receberão um desconto de 5%OFF e, para as compras acima de R$250,00, o desconto sobe para 10%OFF.

Vanessa é atendente da loja e quem gerencia as vendas e o valor dos descontos, com a ajuda do Excel. Vamos dar uma olhada na primeira venda do dia:

Tabela com os dados.


Para calcular o valor do desconto, Vanessa precisa criar uma fórmula simples e intuitiva, que seja facilmente compreendida por todos do time de vendas. Você sabe como ela pode fazer isso?

Com a ajuda da função LET, é claro!

A grande sacada aqui é definir uma variável que armazene o valor total da compra, para facilitar os cálculos dentro da fórmula, olhe só:

Função LET sendo utilizada.


Traduzindo para o português: total é igual a soma de todos os produtos. Se o total for maior do que 250, retorne o valor total com 10% de desconto, senão, retorne o valor total com 5% de desconto.

Vanessa definiu como “total” o nome da variável que calcula a soma de todos os produtos. Assim o Excel calcula essa soma apenas uma vez, o que torna a fórmula muito mais rápida e eficiente.

Caso não usássemos a função LET teríamos que repetir essa conta várias vezes dentro da mesma fórmula, veja:

Caso a função LET não fosse utilizada.


Além da fórmula ficar maior, fica muito mais complicada, não é?

Agora que Vanessa já mostrou como ela usa a função LET para tornar seus cálculos mais simples e intuitivos, que tal você aplicar nas suas planilhas também?

Conheça mais truques do Excel!

Você sabe o que é um Webinar? Ele é um seminário online, que na maioria das vezes é transmitido ao vivo, sobre um tema específico. Pensando nisso, criamos um Webinar diretamente voltado para o Excel, que é uma ferramenta de extrema importância no mercado de trabalho e também durante os processos seletivos.

Baixe agora mesmo e veja como esses recursos são indispensáveis para você!

[Webinar]4 recursos do Excel indispensáveis para processos seletivos

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.